Blender 2.5 – Retopologia Parte I


Retopologia de Personagens no Blender 2.5

Topologia

Topologia (do grego topos=lugar e logos=estudo) é o ramo da matemática que estuda os espaços topológicos, sendo considerado uma extensão da geometria. Na Computação Gráfica 3D, chamamos de Topologia a forma como estão organizados os elementos que compõem um modelo poligonal (vértices, segmentos e faces) e as leis que regem esta estrutura dentro do espaço 3D. Basicamente, é a aparência externa de um objeto ou de uma superfície. Simplificando, podemos dizer que:

Topologia = Forma.

Veja um exemplo de topologia criada originalmente num programa de Escultura Digital (Sculptris).  Clique na imagem para ampliar:

Exemplo da Topologia de um Modelo Criado no Sculptris

Retopologia

Retopologia é uma técnica de modelagem que serve para refazer (ou reformar) uma topologia existente, possibilitando que você reconstrua um modelo inteiro ou partes dele, mantendo um controle quase absoluto sobre a sua forma original. Basicamente, é a criação de uma nova malha projetada sobre a superfície de um modelo de maior resolução, do qual serão transferidas características de forma e volume. Simplificando, podemos dizer que:

Retopologia = Reforma.

Veja nas imagens abaixo, uma comparação do nível de detalhes entre a malha da Escultura e a malha que resultou da Retopologia.

Clique nas imagens para ampliar:

O Modelo Original (escultura) e a Retopologia

A Malha Original (escultura) e a malha resultante da Retopologia

Aplicação

A Retopologia é uma poderosa técnica que todo artista 3D deve conhecer e dominar, pois se aplica tanto à produção de modelos para jogos, que exige do modelador um controle sobre a quantidade de polígonos dos objetos, quanto à produção de modelos para animações (cinema e televisão), que suporta malhas de alta resolução.

Com este recurso você pode:

  • Construir estruturas simples a partir de malhas extremamente detalhadas ou o inverso disso.
  • Refazer ou reformar partes específicas de um modelo caso sejam detectadas imperfeições ou áreas irregulares.
  • Criar aberturas (furos) sobre uma superfície curvada ou mesmo ondulada.

A técnica também pode se mostrar um excelente objeto de estudos dos “intrincados” Edge Loops. Considerando que a forma da malha criada tende a se manter projetada sobre o modelo original, você terá muito mais liberdade para planejar e executar os Loops dos seus personagens para animações.

Vantagens

O uso desta técnica poderá lhe trazer inúmeras vantagens, que vão desde suprir uma simples necessidade de criar aberturas em malhas com curvaturas específicas ou reformar áreas imperfeitas de um modelo, até  a reconstrução total de personagens e cenários complexos gerados a partir de softwares de escultura digital. Os usuários do Blender que já possuem um certo domínio sobre a técnica Edge Modeling (Poly by Poly) também poderão se beneficiar, pois praticamente toda a Retopologia é feita com base em extrusões de segmentos (arestas).

Na segunda parte deste artigo,  vou disponibilizar um modelo simples feito com o Sculptris para que possamos praticar alguns dos conceitos e técnicas apresentados aqui. Então,… até lá!!

Bons Estudos!!

16 Respostas to “Blender 2.5 – Retopologia Parte I”

  1. Thiago Kolb Says:

    esperando a 2 parte
    vlw Fernando

    😀

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,

    Valeu pelo comentário =)
    Grande Abraço

  3. […] função. Se você quiser aprender mais sobre retopologia no Blender 2.5, recomendo a leitura dos artigos que o Fernando Reinicke está publicando no seu blog pessoal, exatamente abordando o tema. Nesse momento já existem dois artigos abordando a retopologia, e no […]

  4. […] Por incrível coincidência o Allan Brito postou algo sobre retopologia no Blender, baseando-se nos artigos do Fernando Reinicke, […]

  5. Excelente artigo. Estou aguardando a segunda parte também.

  6. fernandoreinicke Says:

    Olá Marcelo,

    Agradeço muito pelo comentário =)

    Grande abraço do Amigo
    Reinicke

  7. João Carlos Agostini Says:

    Olá
    Conhecia o livro, pois o tenho, mas não o blog. Muito bom! Parabéns. Além de muito bonito, muito didático e o melhor de tudo, sobre o Blender.

    P.S> O “Notifique-me de novos artigos por e-mail” abaixo é o equivalente a assinar uma newsletter do seu blog?

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá João Carlos,

    Agradeço muito por todos os elogios em seu comentário,… fico realmente muito feliz =D
    Meu desejo é que você sempre encontre por aqui, informações “preciosas” sobre este maravilhoso software que é o Blender 3D.
    * Sim é um tipo de inscrição 😉

    Muito Obrigado!! Sorte e muito Sucesso!!
    Do Amigo
    Reinicke

  9. olá caro fernando, sou seu fã, comprei seu livro e trabalho com 2d na secretaria de educação do estado do paraná. aki existe um departamento que produz animação 2d educativas. vc pode conferir alguma coisa no canal do youtube, tem algumas animações aki : http://www.youtube.com/watch?v=gKA5dVRZvcs ou http://www.youtube.com/watch?v=G6_YdjAiBAM. a gente ainda não trabalha com 3d, mas estou estudando em casa blender, maya e zbrush. em breve quero poder concluir minhas animações em 3d com uma qualidade melhor. Bom, é isso por enquanto, um bom trabalho pra ti e até mais…!!!!

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Laranjo,

    Muito Obrigado pelo ótimo comentário =)
    Gostei bastante das animações e espero em breve ver este trabalho em 3D e melhor ainda se forem produzidos com o Blender 3D =D

    Agradeço novamente.
    Um Grande abraço, Sorte e Sucesso!!

    Do Amigo
    Reinicke

  11. Obrigado pela dica

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Daniel

    Obrigado por comentar =)

    Abraços
    Reinicke

  13. Bom dia Reinicke,
    Muito bom mesmo aposto que brevemente teremos uma segunda edição do nosso livraço de modelagem de personagem com base no 2.5 né mesmo? hehhh abraço campeão e sucesso.

  14. Ola amigo Reinicke, mais uma serie de artigos que vou acompanhar de perto e meu muito obrigado por partilhar tanto conhecimento! Sem dúvida um dos mestres do blender no Brasil e no Mundo!!! Grande abraço!

  15. fernandoreinicke Says:

    Grande Silvio,

    Muito Obrigado pelo ótimo comentário e pela visita!! Teremos sim,… e este assunto (retopologia) já é parte do novo conteúdo =)

    Um Grande Abraço ao Amigo. Sorte e Sucesso
    Reinicke

  16. fernandoreinicke Says:

    Olá Amigo Henrique,

    Sempre é uma grande satisfação receber os teus comentários, ainda mais assim recheados de elogios =D Uau!! Muito Obrigado ó grande mestre da Fotografia =)

    Um Grande Abraço e Muito Sucesso!!
    Do Amigo
    Reinicke

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