Blender 2.5 – Retopologia Parte II


Retopologia de Personagens no Blender 2.5

Ferramentas

Hoje, as ferramentas para a Retopologia estão presentes em praticamente qualquer software de modelagem 3D e o Blender 2.5x possui recursos muito eficientes para a realização desta tarefa. Na segunda parte do artigo, vou disponibilizar um modelo feito no Sculptris para que possamos praticar alguns dos conceitos e técnicas apresentados.

Modelo em Estilo Cartoon Importado para o Blender

Toda a retopologia no Blender é feita com base na técnica Edge Modeling (poly by poly) que propõe a construção de estruturas (simples ou complexas) utilizando extrusões de segmentos (arestas). Mas, o grande segredo da retopologia nesta versão é o comando Project Individual Elements on the Surface of Other Objects que corresponde ao botão Retopo das versões anteriores. Este comando projeta elementos individualmente sobre a superfície de outros objetos.

Modelo para Download

Faça já, o Download do modelo 3D que será utilizado como base nos exercícios clicando neste link (clique aqui). “Este modelo é totalmente FREE e não está protegido sob nenhum tipo de licença,… Utilize-o da melhor forma possível =).”

Modelo criado no Sculptris e Disponível para Download

Na terceira parte daremos início à aplicação destes conceitos, preparando o “terreno” para o trabalho de retopologia deste modelo,… Aguarde!!

Bons Estudos!!!

13 Respostas to “Blender 2.5 – Retopologia Parte II”

  1. Thiago Kolb Says:

    vlw!!! esperando a 3 parte para praticar
    😀

  2. fernandoreinicke Says:

    Valeu Thiago,

    Em breve… =)
    Abraços

  3. Fernando…
    Mais uma vez meus parabéns pela iniciativa!

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Tony,

    Muito Obrigado pelo ótimo comentário =)

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  5. Grande Reinicke, está excelente essa série de artigos sobre retopologia no blender. Espero a próxima parte para poder ver o famoso “mão na massa”.

    Parabéns….
    Abraços…

  6. fernandoreinicke Says:

    Olá Felipe,

    Tinha mesmo acabado de postar um comentário em seu blog agradecendo a recomendação dos artigos =D
    Se for possível,… publico ainda hoje a terceira parte do artigo sobre a preparação do “terreno” para a execução da retopologia =)
    Muito Obrigado, mesmo!! Sorte e Sucesso!!

    Um Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  7. eduardo carvalho Says:

    Olá, nunca trabalhei com o Blender, mas trabalho com o Maya e o 3D e estou querendo aprender o Blender. Pelo que vi no seu site, você será uma grande referência para mim. Por favor, não pare de postar, pois é muito explicativo. Obrigado!

  8. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Eduardo!!

    Se você já conhece outros softwares 3D acredito que a migração para o Blender ocorra de forma natural. Afinal, eu também utilizava o 3Ds Max antes do Blender.
    Sucesso em seus estudos!!

    Um Abraço do Amigo
    Reinicke

  9. Olá, parabens e mto obrigado só que não to conseguindo baixar o modelo, por favor concerta ai…

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Bruno

    Muito Obrigado!!! Não constatei nenhum problema com o link do modelo,… aqui está tudo OK. Tente fazer o download novamente!!

    Sucesso em seus estudos!!
    Abraço do Amigo
    Reinicke

  11. É realmente não sei o que se passa, não consigo baixar e obrigado pela resposta… sou seu fã..rsrs

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Bruno,

    Obrigado novamente. Fico muito feliz =)
    De qualquer forma… enviei o arquivo para o seu e mail, ok?

    Bons Estudos!!!
    Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  13. Blz, agora da pra acompanhar, vlw.

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