Escultura Digital com o Sculptris


Sculptris – Eficiência em Escultura e Pintura de Modelos 3D

Este modesto aplicativo, desenvolvido num período de apenas seis meses por Thomas Pettersson (conhecido também como Dr. Petter), se destina a execução de duas tarefas principais: EsculturaPintura de modelos tridimensionais,… funções que ele desempenha de maneira precisa e eficiente. Segundo o próprio autor, “o Sculptris permanecerá pequeno e focalizado em sua principal tarefa, que é escultura e pintura de modelos 3D”. Criado como um projeto pessoal (hobby), não há por parte do desenvolvedor qualquer intenção em expandi-lo para suprir necessidades de usuários avançados do ZBrush, do Maya, do Blender e  de outros grandes aplicativos.

Apesar do tamanho reduzido, num primeiro contato com o software já se percebe uma enorme gama de possibilidades, seja pela forma surpreendente com que as ferramentas de escultura respondem aos comandos, pelo controle quase absoluto sobre o nível de detalhes nos modelos ou mesmo pela simplicidade de sua interface e facilidade em compreender o seu funcionamento. O Sculptris é sem dúvida um software criado por um artista,… para artistas!

O modelo abaixo é resultado de um dos meus primeiros estudos utilizando os módulos de Escultura e Pintura do Sculptris (Clique na Imagem para Ampliar)

Criatura 3D Esculpida e Pintada com o Sculptris

Módulo de Escultura (Sculpt)

As ferramentas do módulo de escultura demonstram uma flexibilidade incrível na execução de tarefas específicas como desenhar vincos e dobras, inflar, achatar, suavizar, mover, girar, escalonar etc. Além disso, fornecem recursos que permitem a você manter um controle muito preciso sobre a densidade e também sobre o nível de detalhes da malha, durante o processo de desenvolvimento dos seus modelos.

Sua interface é simples e muito fácil de entender. Composta basicamente por uma pequena caixa de ferramentas dividida em três blocos (no topo à esquerda), seguida de uma barra de configurações no sentido horizontal. O restante é um enorme espaço 3D, que irá proporcionar muita liberdade na execução do trabalho de escultura e pintura digital. A imagem mostra a interface do programa (Clique na Imagem e Amplie).

A Interface do Sculptris

Ferramentas de Escultura

Escultura – No primeiro bloco da caixa de ferramentas estão distribuídos 9 “pincéis” de escultura: Crease (E), Rotate (R), Scale (T), Draw (D), Flatten (F), Grab (G), Inflate (C), Pinch (V) e Smooth (B). Ao lado desses botões no sentido horizontal, aparecem as configurações correspondentes ao pincel que está ativo. Esses comandos também podem ser acessados de uma forma mais dinâmica, mantendo-se a Barra de Espaços pressionada.

Configurações da Ferramenta Ativa

Controle de Superfície – No segundo bloco temos 6 ferramentas para controle da malha: Reduce Brush (Y), Reduce Selected, Subdivide All, Mask (M), Wireframe (W) e Symmetry. Com estes comandos você pode diminuir ou aumentar o número de polígonos (tris) alterando a densidade da malha de acordo com suas necessidades, pode isolar áreas específicas para esculpir, visualizar em wires e também, desabilitar a simetria entre as duas metades do modelo.

Organização – O terceiro bloco apresenta 6 ferramentas que vão ajudá-lo na organização do trabalho, criando novas geometrias, importando e exportando modelos e abrindo e salvando arquivos. São elas: New Sphere, New Plane, Import Obj (Ctrl + Shift + E), Export Obj (Ctrl + E), Open (Ctrl + O) e Save (Ctrl + [Shift] + S).

 

Existem ainda algumas funções adicionais como o slot Brush para carregamento de pincéis especiais, o slot Material para carregamento de materiais (shaders) e o botão Paint que ativa o Módulo de Pintura para o modelo.

Funções Adicionais

Veja na imagem abaixo, a escultura da criatura. Observe que no módulo de escultura, foram criados somente os detalhes principais  e que o refinamento do modelo se deu posteriormente, com a utilização do módulo de pintura que oferece recursos muito mais eficientes na produção de detalhes como poros, pele, escamas, rugas etc (Clique para Ampliar).

Criatura Esculpida no Sculptris

* Teste suas habilidades em escultura digital, utilizando os três modelos de exemplo disponíveis na pasta Models do Sculptris.

Módulo de Pintura (Paint)

No módulo de pintura, além das possibilidades de pintura com cores, texturas e relevos (bump), você ainda poderá combinar diversos Shaders (materiais) em uma mesma superfície, deixando seus personagens com um aspecto muito mais real e convincente. Veja um bom exemplo disso, na imagem abaixo (Clique na Imagem para Ampliar).

Mistura de Shaders, Pintura e Textura no Sculptris

Ferramentas de Pintura

 

Caixa de Ferramentas e Configurações no Módulo de Pintura

A caixa de ferramentas do módulo de pintura também se divide em três blocos, mas se diferencia principalmente por uma diminuição considerável no número de botões e controles.

Pintura – Aqui estão disponíveis 4 ferramentas de pintura: Paint Color (D), Paint Bump (B), Fill/Clear (Ctrl + F) e Flatten Bump (F). Ao lado dessas ferramentas no sentido horizontal, também são mostradas as configurações correspondentes ao pincel ativo, tal como no módulo de escultura. A diferença são os dois slots (Brush e Texture) para o carregamento de pincéis de transparências e texturas e um outro slot (Material) para o carregamento de materiais (shaders). Esses slots quando habilitados/desabilitados se comportam de maneiras diferentes, dependendo da ferramenta que estiver sendo usada. Por exemplo: Podemos pintar somente com cores, podemos pintar somente com relevos, podemos pintar com as cores de uma textura ou somente com o relevo dessa textura. Há ainda a possibilidade de aplicar ou pintar com diversos materiais diretamente sobre os modelos, criando combinações muito interessantes de cores, texturas, relevos e materiais. Veja na imagem abaixo estes controles e configurações.

Máscaras de Pintura – Abaixo da caixa de ferramentas são apresentados os controles de máscara: Enable Mask, Hide Mask e Edit Mask. Este recurso nos permitirá isolar áreas específicas para a pintura de modelos.

 

* Explore todas as possibilidades que o Sculptris oferece em pintura digital de modelos 3D utilizando as texturas e materiais disponíveis nas pastas MaterialsTextures. A imagem abaixo, mostra exemplos de alguns desses materiais do Sculptris que podem ser aplicados e combinados em seus modelos (Clique na Imagem e Amplie):

Exemplos de Shaders do Sculptris

Com sua interface simples e intuitiva e com ferramentas extremamente versáteis tanto para escultura quanto para pintura, o Sculptris promete se tornar uma solução fácil, rápida e também muito eficiente na criação de seus personagens 3D, principalmente se você já possui conhecimentos básicos sobre desenho, pintura ou mesmo sobre escultura digital/tradicional.

A imagem abaixo mostra o resultado final deste estudo (Clique na imagem para ampliar):

Resultado Final

* Visite o website oficial do Sculptris (clique aqui), onde você poderá ler um pouco mais sobre o autor/desenvolvedor, fazer o download do programa, visualizar uma galeria de exemplos, participar de um fórum de discussões (em inglês) e ainda vai encontrar vídeos, tutoriais e outros recursos sobre o software.

* Leia este artigo escrito por Allan Brito (clique aqui), que faz uma breve análise das possibilidades desta “pequena maravilha” que é o Sculptris.

Bons Estudos!!


 

 

23 Respostas to “Escultura Digital com o Sculptris”

  1. Thiago Kolb Says:

    ja tinha visto em sites a galera comentando mas nunca baixei o Sculptris vo testa aqui no ubuntu , Fernando ainda não testei mas posso importa uma base mesh do blender para o Sculptris? valeu pelo tutorial😀

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,

    Obrigado por comentar =)
    Você pode sim, exportar uma base mesh do Blender para utilizar no Sculptris.

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  3. Oi amigo Reinicke, adoro o Sculptris, tenho ele aqui desde que vi aquele post no blog do Allan Brito. Uso Ubuntu 10.04 LTS x64 e o uso com wine. O problema são os atalhos de teclado, trabvam visualmente o software. Aí a solução é simples: minimizar e maximizar de novo. Mas é chato ficar fazendo isso, e não usar os atalhos de teclado. O estranho é que atalhos de teclado+mouse (Ex.: Shift + Scroll) funcionam.

    Tem alguma solução ou o wine não permite?

    Adorei o post bem detalhado, foi uma verdadeira aula.

    Abç

    Solano

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Solano,

    Eu também gosto muito do Sculptris e já vinha acompanhando um pouco de seu desenvolvimento… Excelentes Resultados!!
    Só lamento não poder te ajudar nesta questão, pois não utilizo esta plataforma… quem pode te responder é o próprio Allan Brito
    ou o Cícero Moraes… que se não me engano, também é usuário e comentou que roda o Sculptris no Ubuntu/Wine sem problemas…

    Agradeço à você pelo ótimo comentário. =)

    Abraços
    Reinicke

  5. Olá mestre Reinicke,

    Valeu pelos materiais e pelas dicas, ok? ha!, e espero que o modelo que enviei pra vc possa servir para um post🙂.

    abraço campeão e sucesso.

  6. fernandoreinicke Says:

    Olá Silvio,

    Não há o que agradecer =)
    …Muito bom o seu modelo criado com o Sculptris, parabéns!! Quanto ao post, estou com idéia de criar uma galeria de personagens enviados por leitores do blog… vamos ver😉
    De qualquer forma, agradeço pelo ótimo comentário.

    Sorte e Sucesso
    do Amigo
    Reinicke

  7. Olá, José Fernando Reinicke!

    Fico agradecido e honrado por tê-lo como seguidor do blog. Também gostaria de seguir o seu. Também aprendi muito com o seu livro de modelagem de personagens. Descul-pe pela demora em agradecer.

    Obrigado, muito sucesso e muita paz.

    Ainda estou engatinhando no Blender. Mas sigo feliz no meu aprendizado.

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá Animandré,

    Não há o que agradecer… de qualquer forma, fico muito feliz em receber o seu comentário. Os links existentes em seu blog (… dirigidos para o meu) já são uma ótima retribuição =)

    Sorte e Sucesso em seus estudos com o Blender 3D
    Abraço do Amigo
    Reinicke

  9. sou usuário novato do sculptris. baixei ele, consigo ter acesso a todos os controles, porem não consegui modelar o globo presente na tela inicial, quando se abre o programa. clico com o botão esquerdo do mouse nela, porém não consigo. deixo selecionada opçoes como inflate e clico com o botão do mouse, porém não consigo começar a modelar. a única tarefa que estou conseguindo fazer com o mouse é usar o botão central do teclado (acho que que é denominado scroll whell) responsável pela rolagem das páginas de internet. alguém sabe se este problema está relacionado ao fato de eu não saber mexer no sculptris ou se isso é decorrente do programa que baixei?
    perdão pela pergunta de iniciante

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Antonio,

    Certamente o problema não está relacionado ao fato de você “não saber mexer”… o Sculptris tem como característica a simplicidade da sua interface e a facilidade em se utilizar suas ferramentas e comandos.
    O que pode estar acontecendo, é uma incompatibilidade com o seu sistema operacional (você utiliza o Windows?) ou mesmo com a sua placa de vídeo (você possui uma??).
    Espero realmente que você consiga resolver estes problemas para que possa desfrutar desta maravilha que é o Sculptris =)

    Sorte e Sucesso!!
    Do Amigo
    Reinicke

  11. Eu gostaria de saber se tem como salvar o sculpt map com o sculptris, e se tiver como, pode me dizer por favor?

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Ieda,

    No Sculptris, a partir do modo Paint, após realizar a pintura do modelo é possível salvar vários tipos de mapas como Tex map, Normal map e Bump map… e ainda importar ou exportar para .Psd.
    Creio que o “Sculpt map” a que você se refere, seja o Normal map… Espero que a breve explicação esclareça suas dúvidas =)

    Sorte e Sucesso!!
    Do Amigo
    Reinicke

  13. Olá, Tenho um dúvida grande (para min), gostaria de saber se esse programa roda dentro do blender, ou tenho que fazer a modelagem no blender e usalo para dar o acabamento no pragrama acima.
    se for o caso de desenhar no blender como faço para exportar e usalo no SKULPTRIS.

    Desde já agradeço a compreenção

    DENYDRUM

  14. fernandoreinicke Says:

    Olá Denydrum,

    Não, o Sculptris não roda no Blender e vice-versa,… são dois softwares distintos =/ Porém, a solução é exportar arquivos do Blender com a extensão .OBJ (Wavefront OBJ files) para importá-los pelo Sculptris ou exportá-los do Sculptris com a mesma extensão para importá-los pelo Blender.
    Agradeço o seu comentário e espero realmente ter ajudado =)

    Sorte e Sucesso!
    Abraço do Amigo
    Reinicke

  15. Lucas Nascimento Says:

    Olá, por favor, tem alguma maneira de abrir arquivos do sculptris no blender, por que eu não consigo de maneira nenhuma. Obrigado.

  16. fernandoreinicke Says:

    Olá Lucas,

    Sim, você deve exportar o modelo no Sculptris para a extensão .Obj (Wavefront OBJ files) e importar este arquivo pelo Blender.

    Sucesso em seus estudos!!
    Do Amigo
    Reinicke

  17. Luciano Santos Says:

    Alo Reinicke, tava olhando o blog….bacana as matérias, e também acompanhando os comentários sobre o Sculptris….nas horas de folga faço esculturas de argila e madeira….e vendo o esse programa, pela facilidade demonstrada nos vídeos, baixei-o pro computador….agora, procurando referência de como funciona encontrei o BLOG…e li um comentário de um internauta, aqui no Blog, que ele não conseguia mexer na esfera inicial, quando abre o programa…é o meu caso também e acredito que de muitos, eu tenho Windows 7 Starter, Intel Core 2, 2g…32 bits…essas são as configurações do meu notebook…ah, nunca trabalhei com 3d…por isso penso que o que aconteceu comigo, não conseguir manipular a esfera, deve acontecer com várias pessoas, e talvez desistem logo por essa causa…os pincéis é possível manipular um pouco…bom um vídeo-aula sobre as ferramentas cairia muito bem….valeu cara grande abraço e sucesso….bom dia.

  18. Oi.. estou com o mesmo problema do visitante acima, pela opiniao dos outros e alguns videos que vi é um programa muito bom, leve, nao precisa de instalação, ele abre mas nao consigo fazer nada, meu notebook tem o sistema é wind7 tenho 2 gb de ram, qual placa necessaria para o funcionamento dele?? por ele ser simples não devia ter esses problemas.

  19. fernandoreinicke Says:

    Ôi Tassia,
    O programa é realmente muito bom, mas infelizmente o seu desenvolvimento foi “descontinuado” quando a Pixologic o comprou =(
    Deixo aqui algumas dicas de navegação…

    Para manipulação da esfera use os seguintes comandos:
    Alt + Botão Esquerdo do mouse = Rotate
    Ctrl + Alt + Botão Esquerdo do mouse = Zoom
    Shift + Alt + Botão Esquerdo do mouse = Pan
    Barra de Espaço = Controla interativamente o pincel (tamanho, pressão e suavização)

    Um Grande Abraço e Sucesso em seus estudos
    Do Amigo
    Reinicke

  20. carroderascunho laipelt Says:

    Fala meu amigo, obrigado pela dica!! poderia me dizer qual o botão que preciono para voltar algo que fiz na esfera? uma pergunta simples mas não descobri ocmo rsrs

    abraço

  21. fernandoreinicke Says:

    Não há o que agradecer =) Para reverter uma operação também no Sculptris, use o velho e conhecido “Ctrl+Z”

    Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  22. é possivel exportar o obj ja texturizado para o max?

  23. fernandoreinicke Says:

    Olá Pedro,

    É possível importar o modelo (.OBJ) no Max e depois carregar a textura UV gerada pelo Sculptris, desde que esta seja mapeada corretamente no Max.
    Espero que a resposta tenha sido útil… Desejo a você muita Sorte e Sucesso!!

    Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: