SOBRE A OBRA


Capa do Livro

Capa do Livro

Visão do Autor

“A idéia do livro Modelando Personagens com o Blender 3D surgiu de uma necessidade. Primeiramente a minha, em aprender como funcionavam as ferramentas de modelagem no Blender. Isto foi se solidificando com a rapidez com que aprendi a modelar no programa e mais tarde, quando percebi a dificuldade de outros usuários em encontrar um material mais completo e específico sobre o assunto, em português. Então decidi escrever o livro.”

Modelo de Alienigena

Modelo de Alienígena

“O livro é dirigido a todas as pessoas que tem o desejo real de conhecer e/ou se aprofundar um pouco mais na modelagem de personagens dentro do Blender. O único requisito para um bom aproveitamento no acompanhamento dos exercícios do livro, é o básico: interface, navegação e manipulação de objetos. O livro tem como objetivo maior, a descrição de todo o processo levando o leitor e usuário a desenvolver uma metodologia própria para uma modelagem com mais consciência e menos adivinhação.”

Box Modeling

Box Modeling

“Basicamente são abordadas as técnicas de Box Modeling e Poly/Edge Modeling. O livro se divide em três partes: A primeira parte é uma brincadeira que mescla essas duas técnicas e visa um primeiro contato do leitor com as ferramentas, mostrando inclusive o funcionamento de ferramentas alternativas na modelagem, como Retopo e uma pequena introdução ao Sculpt Mode. A segunda parte apresenta a modelagem de um personagem de corpo inteiro por meio de subdivisões de superfície, utilizando como base uma geometria primitiva do programa. E a terceira parte do livro, que é minha técnica preferida, descreve a criação de uma cabeça humana em estilo mais realista, utilizando a modelagem por extrusão, construindo a malha polígono por polígono (Poly by Poly).”

Poly by Poly

Poly by Poly

*O texto desta página foi extraído de uma entrevista concedida ao Allan Brito, veja a entrevista na íntegra, aqui.”

Veja também:

  • Análise do livro Modelando Personagens com o Blender 3D, por Allan Brito

15 Respostas to “SOBRE A OBRA”

  1. roger resmini Says:

    Olá Fernando!

    Eu sou um apaixonado por computação gráfica e estou iniciando no maravilhoso mundo da modelagem e animação.

    Comprei seu livro e gostei muito dele.

    Já dei alguns minicursos de Blender aqui no Mato Grosso e sempre cito o seu livro e o do Allan Brito como referências.

    Parabéns pelo trabalho, ficou excelente.

  2. fernandoreinicke Says:

    Muito Obrigado Roger,

    Sempre é muito bom receber este tipo de manifestação. Sou também um amante de CG,… mas igualmente apaixonado por arte de um modo geral, pois as duas coisas caminham juntas.

    Fico muito feliz que tenha gostado do livro, e que o mesmo esteja cumprindo este papel de referência em modelagem orgânica, já que temos realmente carência de materiais para estudos, em português e específicos de determinadas áreas. O livro do Allan Brito dispensa comentários… é um Guia do Usuário de respeito, tanto para usuários iniciantes quanto para avançados

    Agradeço muito sua visita e os elogios em seu comentário.
    Muito Sucesso em seus estudos!!!

    Um grande abraço do Amigo

    Reinicke

  3. Olá Fernando!

    Eu estou estudando o Blender 3d e sem sombra de dúvidas o seu livro é a minha melhor fonte de estudo sobre o assunto!
    Devo dizer que você foi impecável na forma de escrever o seu livro, sendo sempre claro e objetivo.

    Aproveitando o comentário, já gostaria de deixar um pedido: escreva (quando tiver tempo) um volume mostrando tecnicas de texturização e iluminação e um outro volume que aborde o tema animação de personagem. Ambos tendo como referencia os personagens do seu livro “modelando personagens com o blender 3d”.

    aaaa… se você for passar pelo DF algum dia destes, eu gostaria de ter um autografo seu no meu livro!! =D

  4. fernandoreinicke Says:

    Muito Obrigado Rodrigo,

    Sempre é muito bom receber este tipo de comentário! Isto só vem reforçar ainda mais, meu desejo em continuar escrevendo e me traz a certeza de que estou realizando um bom trabalho. Muito obrigado, mesmo!

    Certamente escreverei estes artigos do qual você se refere… já estão em meus planos.

    Quanto ao autógrafo, terei o maior prazer =)

    Um grande abraço a você Rodrigo. Agradeço novamente pelo ótimo comentário e também por seus elogios.
    Desejo a você muita Sorte.
    Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  5. Olá Fernando,

    Não sei se você já falou sobre isso aqui no Blog, mas onde consigo a imagem usada como referência no livro na parte de modelagem da cabeça?

    Abraços.

  6. fernandoreinicke Says:

    Olá Otavio,

    Está gostando do livro??
    Visite este link,…
    http://www.novatec.com.br/livros/blender3d/

    Na seção Downloads, em Exemplos do Livro estão zipados todos os arquivos de suporte ao conteúdo do livro. Baixe os arquivos e bom proveito!

    Grande abraço do Amigo
    Reinicke

  7. tatasoka Says:

    Claro que estou gostando! Vou começar agora mesmo a modelagem da cabeça!

    Abraços.

  8. Olá Fernando,

    Comprei seu livro e estou gostando muito. Ele está complementando os conhecimentos que venho adquirindo lendo tutoriais e lendo video-tutoriais na internet.

    Eu gostaria de saber se vc pretende lançar um livro mais completo sobre criação de personagem e animação.

    Existem verdadeiros manuais para programas do tipo Maya e Max de criação de personagem, abordando tudo, desde modelagem a animação.

    E para o Blender, pelo menos aqui no Brasil, ainda não existe nada do tipo. Existe o livro oficial do Instituto Blender “Introducing Character Animation with Blender” mas não foi, que eu saiba, traduzido para o português.

    Acredito eu que, caso vc não esteja fazendo (o que duvido muito), vc poderia aproveitar o crescimento monstruoso que o Blender está tendo no Brasil (nem precisa falar do crescimento fora do Brasil) e lançar um livro que seja um verdadeiro Manual de criação de personagens no Blender, aprofundando mesmo. Se o livro tivesse 1000 págiinas e fosse 300 reais eu compraria se o conteúdo do mesmo fosse de altíssimo nível, que levasse um novato ao final do livro modelar coisas incríveis.

    Na minha opinião, um livro assim deveria abordar de maneira profunda a modelagem, principalmente o conceito de edge loops, pois é difícil vc encontrar, pelo menos na internet, algo bem claro sobre isto. Com exemplos de como ficaria um determinado local ao ser dobrado (por exemplo um joelho) com edge loops e sem edge loops, mostrando na prática a utilidade dele e os melhores tipos de edge loops a serem colocados nos personagens.

    Assim como técnicas avançadas de animação e rigging, ensinando o leitor a criar animações e rigging de personagens com movimentos suaves, bem realistas (ou exagerados, dependendo do caso), sem aquela sensação de movimentação amadora (floating) quando se está aprendendo.

    Assim como as técnicas de texturização, etc. Enfim, vc sabe Fernando do que eu estou falando, já deve ter lido livros com qualidade 5 estrelas por aí sobre animação. Então eu espero que vc lance um livro para Blender do mesmo nível, profundo e fácil de entender.😀

  9. fernandoreinicke Says:

    Olá Samuel,

    Fico feliz que o livro esteja ajudando a complementar seus estudos. Muito obrigado pela visita e por seu comentário =)
    Vou tentar responder ao menos em parte, as questões aqui colocadas…
    Este que você descreve, é basicamente o livro que estou escrevendo no momento… não tenho certeza se tão completo assim =?
    É realmente muito difícil escrever um conteúdo em que o leitor ao final saia modelando “coisas incríveis”, pois temos que considerar o grau de dedicação e a capacidade de cada um neste aprendizado. A modelagem é uma prática de “Solução de Problemas” e por vezes a teoria se torna bastante vaga. Acredito que 80% do trabalho de modelagem esteja na prática, e os 20% restantes ficam a cargo do conhecimento de técnicas e do funcionamento das ferramentas.
    Agradeço novamente pelo ótimo comentário e vou procurar adicionar ao conteúdo do novo livro, algumas das suas idéias =)

    Sorte e Sucesso em seus estudos!!
    Do Amigo
    Reinicke

  10. De nada Fernando. Só esclarecendo meu comentário anterior lhe dou razão no que diz na parte que falei “modelar coisas incríveis”, na verdade deveria ter dito que ao final do livro ter um boa teoria e prática a medida que se fizer as coisas que se propõe no livro).

    Bem gostei Fernando de ter dito que já escreve um livro sobre o assunto e que vai aproveitar algumas idéias minhas.🙂

    Espero que lance este “manual” que estou lhe falando, com todo o conceito necessário para se criar um personagem do zero até a sua animação, com conteúdo que abrange o nível básico ao avançado (avançado principalmente em animação na minha opinião), claro se puder e o custo benefício do livro permitir.😀

    É isso aí, sucesso Fernando.🙂

  11. oi preciso entrar em contato contigo urgente. Por favor me mande um email

  12. Thiago Kolb Says:

    Fernando o seu novo livro so sera lançado quando a versao 2.6 do blender ja estiver finalizada????

  13. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,

    Provavelmente sim,… fica difícil escrever sobre uma versão ainda em desenvolvimento =)).

    Abraços
    Reinicke

  14. Petronio Dias Says:

    O livro está esgotado na editora. Será publicada uma nova edição (revista e atualizada)?

  15. fernandoreinicke Says:

    Olá Petronio,

    Sim, está sendo elaborada neste momento a segunda edição do livro, que será atualizada para a nova versão do Blender e trará novos conteúdos.
    Obrigado por comentar!

    Abraço do Amigo
    Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: