MASCOTE BLENDER PRO


Sobre minha Participação no Contest

blenderpronodes_400Não poderia deixar de comentar aqui, a gratificante experiência que foi minha participação no Contest Mascote Blender Pro realizado no fórum da Conferência Nacional de Blender 3D – Brender Pro. Se você não pôde acompanhar, eu recomendo uma visita ao endereço onde está postado todo o desenvolvimento de meu projeto (aqui) que possui 24 páginas de posts de pura modelagem, mostrando também algumas das etapas intermediárias da construção do modelo do mascote, como: mapeamento UV, criação de materiais e aplicação de texturas, entre outros.

Para quem tem interesse em aprender mais sobre modelagem e animação de personagens, este é um ótimo material de pesquisa e vale a pena dar uma passadinha lá, a página já recebeu até o presente momento, mais de 30 mil visitas.

Veja o desenho conceitual usado no desenvolvimento do modelo:

Desenho Conceitual do Mascote

Concept do Mascote

Estão de parabéns os administradores do site da conferência Luis Retondaro (Yudeen) e Alexandre Cruz (Ganon), pela organização exemplar e pelo suporte à todos os participantes do contest. Essa foi minha primeira participação em uma competição desse tipo e confesso que me surpreendi bastante com a receptividade da comunidade de usuários durante o andamento do trabalho.

Procurei seguir, na medida do possível algumas idéias vindas de comentários em meus WIPs e gostei do exercício, o resultado ficou excelente. Aprendi muito com isso e agradeço à todas as pessoas que me enviaram mensagens de apoio e críticas construtivas, durante o desenvolvimento do trabalho,… foi realmente muito importante este incentivo, que acabou refletindo na qualidade final do trabalho.

Veja abaixo, a imagem do mascote vencedor do Contest Mascote Blender Pro:

Mascote Blender Pro

Mascote Blender Pro

Clique na imagem para ampliar.

Desenvolvimento do Trabalho/Imagens

Veja a seguir, algumas das imagens do desenvolvimento deste trabalho, que foram postadas no decorrer do contest:

O Inicio

O Início da Modelagem

Construção da Cabeça - Poly by Poly

Detalhes na Cabeça do Personagem

Detalhes na Cabeça do Personagem

Conclusão da Modelagem da Cabeça

Conclusão da Modelagem da Cabeça

… Mais algumas imagens.

Modelagem do Tronco

Modelagem do Tronco

Modelagem das Pernas

Modelagem das Pernas

Detalhes do Traje e da Cauda

Detalhes do Traje e da Cauda

O Traje Espacial

Conclusão da Modelagem das Pernas

… Mais imagens.

Construção do Braço e da Mão

Construção do Braço e da Mão

Construçãos dos Dedos

Construção dos Dedos

Mão Concluida

Conclusão da Mão

Conclusão da Modelagem do Personagem

Conclusão da Modelagem do Personagem

  • Clique na imagem para ampliar.

19 Respostas to “MASCOTE BLENDER PRO”

  1. parabens pelo desenvolvimento desse trabalho, ficou muito bem elaborado.
    abraço

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Flavio Santiago

    Fico muito feliz com o seu comentário e agradeço
    muito seus elogios.

    Sorte e sucesso!!

    []’s do Amigo

    Reinicke

  3. Caraca! Você modela tão bem que parece até ser fácil! O mais importante é que você nos faz acreditar que somo capazes de tal proeza e realmente conseguimos! Estou muito feliz em ter conhecido seu trabalho, José Fernando Reinicke!

    Sucesso, amigo!

  4. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Cleiton,
    Fico muito agradecido e isso só vem reforçar a minha certeza de estar trilhando um “Bom Caminho”. Muito Obrigado, mesmo!!

    Sorte e Sucesso!!
    Do Amigo
    Reinicke

  5. Muito legal o mascote! vc mereceu a vitoria!
    LEgal também a liberdade que deu ao pessoal em escolher o nome desse seu trabalho gigante!

    aproveitando vou divulgar meu canal no youtube, visite e critique por favor!
    http://www.youtube.com/user/XoNoobBlender

  6. Silvio Cesar Says:

    Incrivelmente vc organiza os vertices, alias vc é muito organizado e pode ter certeza que suas dicas sempre vão ajudar bastante.

    Sucesso e toma cuidado com as chuvas hein.

    (jornal)

  7. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Silvio,

    Fico feliz em poder ajudar. =)

    Sorte e Sucesso à você e Bons Estudos!!

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  8. […] PDRTJS_settings_215967_post_35 = { "id" : "215967", "unique_id" : "wp-post-35", "title" : "Olhos+no+Blender+3D", "item_id" : "_post_35", "permalink" : "http%3A%2F%2Ffernandoreinicke.wordpress.com%2F2008%2F09%2F20%2Folhos-no-blender-3d%2F" } Este é um ótimo tutorial sobre olhos de personagens que serve tanto para modelos cômicos como para modelos realistas e mostra passo a passo, a modelagem, o mapeamento, a criação de materiais, a aplicação de texturas e a iluminação. O tutorial mostra a construção e configuração de olhos semelhantes aos que utilizei no personagem do Contest Mascote Blender Pro. […]

  9. Renato Medina Says:

    OI
    ainda sou novo no Blender
    e gostaria de saber se você fez algum tutorial ou se sabe onde tem algum tutorial por ai sobre o Poly by Poly ou mesmo box modeling…

    obrigado

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Renato Medina,

    Se você está iniciando seus estudos com o Blender 3D visite o Guia para Uso do Blender em Design e faça o download.
    Visite também esta página do site Blender Brasil e confira os tutoriais sobre modelagem.
    Se tiver condições, adquira o livro Modelando Personagens com o Blender 3D que aborda exclusivamente essas duas técnicas da modelagem tridimensional.

    Grande Abraço e Sucesso em seus estudos!!
    Do Amigo
    Reinicke

  11. Thunderstriker Says:

    Gostei muito do trabalho no mascote, parabens, mas a pagina do forum não está funcionando, existe outro lugar onde eu poderia conseguir acessar o conteúdo. Gosto muito de modelagem poly by poly apesar de ser trabalhosa, e seus modelos tem topologia muito interessante, por isso mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Thunderstriker,

    Muito obrigado pelo ótimo comentário.
    Infelizmente este material foi publicado exclusivamente no fórum da Blender Pro durante a realização do contest. =/
    Agradeço novamente seus elogios =)

    Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  13. Ola grande reinicke, estou indo a Porto Alegre particpar do fisl. Gostaria muito de te conhecer e trocar umas ídeias, ou seja aprender mais ainda sei que tou caminhando mas pretendo cada vez mais crescer e desenvolver nessa ferramenta que me apaixonei Blender.

    Vlw foi um prazer

  14. como eu posso pintar os personagens
    eu so consigo colocar uma unica cor neles

  15. fernandoreinicke Says:

    Olá Professor Eraldo Guerra,

    Seja bemvindo a Porto Alegre. =) Será um grande prazer para mim conhecê-lo e trocar idéias sobre o Blender 3D.

    Um Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  16. fernandoreinicke Says:

    Olá Gabriel,

    Acesse este link (http://wp.me/p7pnZ-r) e acompanhe o ótimo tutorial escrito pelo Pinuja sobre mapeamento UV e aplicação de texturas aos modelos 3D no Blender.

    Sucesso e Bons Estudos!
    Do Amigo
    Reinicke

  17. EXISTE ALGUM CURSO SÓ SOBRE O BLENDER?

  18. Jorge Bosch Says:

    Cara, muito bom mesmo seu trabalho. tipo. ate consigo modelar um personagem ou outro, mas tenho uma certa dificuldade no processo poly by poly, tipo, as minhas faces criadas durante o proceco fikm muito estranhas, tipo, nao ha uma “fluidez”entre elas, tem alguma dica pra conseguir deixar as faces fluidas da mesma maneira q os seus personagens possuem??

  19. cara me manda como modelar um personagem po email por favor

    email:victorgatinhobr@bol.com.br

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