SOBRE O AUTOR


 

 

jfr

Meu nome é José Fernando Reinicke, natural de Porto Alegre/Rio Grande do Sul, sou ilustrador atuando no mercado publicitário/editorial desenvolvendo trabalhos em mídia digital/impressa e internet, ilustrações editoriais, criação de personagens, modelagem e animação. Este espaço será destinado à publicação de diversos estudos e tutoriais, abordando basicamente modelagem e animação de personagens no Blender 3D, estudo ao qual tenho me dedicado nos últimos anos.

Sou também autor do livro Modelando Personagens com o Blender 3D, publicado em março de 2008 pela Novatec editora. Um de meus projetos aqui no blog, será a utilização de seu conteúdo para a realização de diversos estudos de modelagem e animação, utilizando os modelos criados no livro para estudar todas as etapas intermediárias como iluminação, mapeamento UV, aplicação de texturas, criação de materiais, rigging, skinning e posing.

 

Capa do Livro Modelando Personagens com o Blender 3D

Livro Modelando Personagens com o Blender 3D

102 Respostas to “SOBRE O AUTOR”

  1. thiago kolb Says:

    cara muito bom o seu livro, queria saber se futuramente voce ira publica outro livro sobre modelagem de personagens mas avançados😀

    flw

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago

    Muito obrigado mesmo!!! Luto pelo fortalecimento
    e pela utilização do Blender como ferramenta profissional.

    A resposta à sua pergunta é SIM!!!… e já está em andamento
    um Workshop de personagem com o Blender, do conceito à animação.

    Um grande abraço
    Agradeço novamente seu comentário.
    Sorte e sucesso!!

  3. Olá Fernando! Primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo seu trabalho e didicação em divulgar o Blender. Tenho uma pergunta?
    Sou Designer de Produto e estou desenvolvendo um capacete em outro software, porém eu gostaria de acrescentar grafismos ou uma pintura. Sou iniciante no Blender. Teria como fazer esse processo com mapeamento?

  4. fernandoreinicke Says:

    Muito obrigado Eduardo.

    Fico muito feliz com seu comentário! Quanto à sua pergunta, a resposta é sim, desde que este “outro software” tenha uma extensão (.alguma coisa) compatível com a importação do Blender. Mas o recomendável é que tudo seja feito em um só programa evitando assim surpresas ou incompatibilidades.

    Um grande abraço
    Sucesso em seu trabalho!

    José Fernando Reinicke

  5. Olá Fernando! Fiquei muito contente em ler a sua resposta aqui no blog. Concordo com você. Seria melhor mesmo fazer tudo em um só programa. O problema seria a geração de um arquivo STL pra prototipagem e a exatidão de medidas. Se eu conseguir resolver isso ja darei um grande salto em meus projetos.

    Obrigado pela atenção

    Eduardo F. Rodrigues

  6. fernandoreinicke Says:

    Novamente agradeço Eduardo…

    E fico feliz em poder retribuir o carinho e atenção de todos.
    Trabalho por esta integração!

    Novamente lhe desejo muito sucesso em seu trabalho
    e que encontre o caminho certo na execução de seus projetos,
    tanto os profissionais quanto os de vida.

    Grande abraço

    José Fernando Reinicke

  7. Olá Fernando. Primeiro meus parabéns pelo livro. Será minha próxima compra desse mês. Bom, vou aproveitar este espaço e te fazer uma pergunta: Esse seu livro é baseado em Blender 2.45 e serve para 2.46?

    Gostaria de uma ajuda sua sobre simulação de fluidos. Não sei se aqui é o espaço correto para isso. Por isso não irei fazer essa pergunta e irei esperar por sua resposta.

    Abraços e mais uma vez parabéns!

  8. fernandoreinicke Says:

    Muito Obrigado Alano!!!

    Agradeço muito seu elogio e também sua visita!!
    Deixa eu lhe esclarecer um ponto,… o livro foi escrito utilizando o Blender 2.45, mas posso lhe afirmar que isto de forma alguma irá influenciar na forma de aprendizado ou mesmo na questão de aproveitamento.

    Tive o cuidado de utilizar ferramentas de modelagem nativas do Blender que não sofreram alterações com a troca de versões… praticamente todos os comandos são atalhos de teclado. A menos que a tão esperada e comentada versão 2.50, sofra uma mudança radical, meu livro irá continuar atual por muitos anos… assim espero, pois para isso foi pensado!!

    Quanto à simulação de fluídos,… visite o site de Antonio Gessi na Itália

    http://www.pkblender.it/FluidSim/domain.htm

    *O site é em inglês ou em italiano, mas é um ótimo material de estudos.
    Espero ter lhe ajudado e fique à vontade para comentar sempre que desejar, em qualquer área do blog.

    Muito grato por seus elogios

    []’s
    Reinicke

  9. Günther Luft Cardoso Says:

    oi fernando…
    comprei o teu livro e tal, é de facil entendimento e tudo mais, me tirou varias duvidas e parabens pelo seu trabalho… até já terminei ele e to ansioso por um outro…
    eu queria saber se voce fez cursos e tal, curso superior, eu estou para entrar numa faculdade e to com duvida no que fazer, eu quero algo relacionado a 3d, mas não existe nada muito especifico, arquitetura, design… eu não sei, o que você pessoalmente acha?
    obrigado e abraço

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Günther,

    Muito obrigado por sua visita e também pelos elogios em seu comentário.
    Fico muito feliz que tenha gostado do livro, isto me dá a certeza de que estou no caminho certo. Muito Obrigado!!!

    Quanto as suas dúvidas,… já fiz sim, alguns cursos em computação gráfica de uma forma geral, softwares 3D, tratamento de imagens, vetoriais, que serviram para reforçar meu conhecimento, já que não tenho formação superior. Ao mesmo tempo sou um artista, desde criança sempre tive muito contato com a arte e um software 3D nada mais é, do que um grande “estúdio de arte” onde podemos pintar, desenhar, modelar, animar, esculpir, fotografar, filmar etc.

    Não posso de forma alguma lhe indicar com certeza o caminho a seguir, pois esta decisão é somente sua,… mas a área de Design Digital abrange de certa forma, tudo do que falei anteriormente.

    Desejo a você muita Sorte e Sucesso nesta longa caminhada!!!

    Abraço e obrigado novamente!!

    Reinicke

  11. Günther Luft Cardoso Says:

    obrigado Fernando, vou pesquisar sobre esse curso que você falou, vou ver o que é melhor pra mim e tal mas ta difícil de escolher
    um grande abraço

  12. fernandoreinicke Says:

    Günther

    Não há o que agradecer, para mim é um prazer.
    Além do curso superior, se puder,… faça cursos de softwares gráficos em geral, Photoshop, Gimp etc. Há também cursos de modelagem e animação de personagens para jogos, televisão e cinema em escolas especializadas e acho que irão lhe ajudar até a decidir qual o melhor caminho a seguir.
    Se você precisar, deixe um comentário aqui, e terei o maior prazer em responder.

    []”s

    Reinicke

  13. Günther Luft Cardoso Says:

    Eu tava louco pra fazer um curso mesmo, só que moro em cidade pequena e tal, moro em Ibirubá – RS, e aqui não se disponibiliza nenhum curso dessa area, tudo o que sei de blender foi do seu livro e o do Allan Britto e em tutoriais da internet, tenho muitas duvidas que eu precisaria tirar e um curso me forneceria isso, mas por enquanto, vou brincando no blender… em Porto Alegre é fornecido alguns cursos sobre Computaçao Gráfica? Se tu souber responder obrigado…
    Abraço Fernando

  14. fernandoreinicke Says:

    Olá Günther,
    Mas bah,… gaúcho tchê!…🙂

    Pelo visto já tens uma boa base, pois o livro do Allan Brito é fundamental para quem quer aprender Blender 3D de uma forma bem dirigida (eu mesmo consulto-o quase q diariamente) e até para ler o meu livro, que é um complemento ao estudo do software, pois aborda somente modelagem de personagens.

    Concordo com você quando diz que um curso lhe forneceria informações de que ainda não dispõe,… mas com sua base, também não é qualquer curso que irá lhe esclarecer tudo, tem que escolher bem. De momento não tenho nenhuma informação específica para lhe dar quanto à cursos aqui em Porto Alegre, mas vou pesquisar e se souber lhe envio um e-mail, ok?

    Um grande abraço à você
    Sorte e Sucesso em seus estudos.

    Reinicke

  15. Günther Luft Cardoso Says:

    obrigado Fernando, por sua generosidade em responder as mensagens e tirar as nossas dúvidas…
    por enquanto as minhas duvidas eram essas mesmo, e obrigado denovo…
    Grande abraço

  16. Oi Fernando!
    Achei teus desenhos o máximo
    Fiquei pensando:
    Como será q ele faz isso?Isso tudo sai da mente dele e ai vai desenhando no pc?
    MUITO IMPRESSIONANTE MESMO!
    Quando meu filho crescer quero q ele tenha esse potencial, esse talento e acima de tudo essa força em colocar em praticas seus sonhos…
    Sabes q nao entendo de desenho mas,mesmo sem entender é maravilhoso ver um trabalho caprichado e requintado
    Parabéns pelo trabalho e pela tua garra!
    Boa sorte em todos teus projetos
    Leticia

  17. fernandoreinicke Says:

    Ôi Leticia

    Muito obrigado por todos os elogios em seu comentário, fico feliz que tenha gostado de meu trabalho🙂

    Tenho certeza que o Arthur irá desenvolver esse talento, pela maneira como ele fala de seus desenhos, ele já é um apaixonado por seu trabalho…

    Desejo a você muita sorte e sucesso em todos os seus projetos… de vida.

    Um Abraço do Amigo

    José Fernando Reinicke

  18. Sérgio TX Says:

    Olá José Fernando, Meu Nome é Sérgio Marques Teixeira….(programador em vias de se aposentar), mas estou fascinado com o Blender que acabei de descobrir.
    mas me diz onde posso adquirir o teu livro, quero um exemplar hoje mesmo.

    Sou iniciante nesta ferramenta, mas já fiz algum progresso e estou muito animado. Tenho grandes planos com o Blender, sobre isso eu gostaria de conversar pessoalmente, meu telefone é 8195.3526 ou 3315.6251, em Porto Alegre..
    Obrigado….

  19. fernandoreinicke Says:

    Olá Sérgio,

    Meu conterrâneo… então, somos dois fascinados pelo Blender 3D🙂
    Quanto ao livro, pode comprar pelo site da editora, nesse link

    http://www.novatec.com.br/livros/blender3d/

    ou nas grandes livrarias (ou sites) como: livraria Cultura, Submarino etc.

    Terei o maior prazer em me comunicar com você e desejo que o livro lhe seja muito útil no entendimento de todo o processo que envolve a modelagem de personagens tridimensionais no Blender.

    Abraços!! Muita Sorte e Sucesso!!

    Reinicke

  20. AmaxGuitar Says:

    Olá Fernando Reinicke… Eu chamo-me Amarildo Lucas, sou natural de Angola-África, não conheço aqui nenhuma livraria que tenha seu livro, senão juntaria dinheiro para comprá-lo. Adoro o blender, pena é mesmo q não tenho como aprendé-lo devido as situações q não escrevo por serem muitas, e uma delas é essa, falta de materiais, e o software não é conhecido aqui em Angola, raramente, senão eu o único q mexo mais ou menos com ele, e gostaria de aprofundar meus estudos com este programa… Sei q isso é um absurdo, mas gostaria um especial favor seu em disponibilizá-lo gratuitamente para mim, sei também q esse pedido é revoltante, não só para ti como para todos q compraram seu livro, mas faço isso porque tenho sonhos com esse programa e adorei seu trabalho, ou seu site. Se dizeres q não, será algo triste, mas devo aceitar, são seus direitos e direitos daqueles todos que compraram. Mas se disseres q… não adianta continuar, tenho apenas esperança. Mas é q aqui não tenho muitas oportunidades. Agradecerias se lesses isso e espero a sua resposta, apesar de que com um pouco de pessimismo da minha parte.
    Amarildo-Angola-África.

  21. fernandoreinicke Says:

    Olá Amarildo Lucas,

    Primeiramente, muito obrigado por sua mensagem vinda de tão longe, e por seus elogios quanto ao meu trabalho.
    Nem me passava pela cabeça que alguém na África, poderia estar lendo o meu blog…🙂
    Confesso que fiquei muito surpreso e sensibilizado com seu apelo e vou estudar qual a possibilidade frente a editora,
    de lhe enviar um exemplar do livro,… no momento não tenho como lhe afirmar se será possível ou não, mas prometo
    que vou me empenhar, (na medida do possível) para lhe proporcionar esta oportunidade.
    Acredite!! Assim a esperança vence o pessimismo.

    Agradeço novamente sua visita. Desejo à você muita Sorte e Sucesso!

    Grande Abraço

    Reinicke

  22. Caro Fernando:

    Sou estudante do curso de “Multimídia Digital” pela UNISUL e tenho o objetivo de especializar-me em animação 3D. Com este objetivo começei a estudar o Blender e quero agradecer pelo excelente trabalho que você fez com seu livro. Está me ajudando muito. Estou estudando com muito carinho e hoje mesmo consegui fazer um exercício que muito me alegrou: modelei sozinho a cabeça de um jumento (hehehe). O estado atual do exercício está em:

    Sei que não é muito, mas eu tinha que compartilhar esta alegria com você. E olha que eu ainda estou no capítulo referente a cabeça do personagem completo.

    Sei que vou aprender muito com teu livro e aqui com teu blog. O senhor ganhou mais um “discípulo” Mestre (hehehe).

    Por favor, não esqueça de avisar com oportunidade sobre o lançamento de novos livros seus.

    Um grande abraço, Feliz Natal e que em 2009 e nos anos vindouros todos teus objetivos sejam atingidos.

    Que Deus te abençoe.

  23. fernandoreinicke Says:

    Olá Samuel,

    Eu é que devo lhe agradecer… Fico muito feliz e por que não dizer orgulhoso, em receber seu comentário. São manifestações deste tipo que me levam a crer, que o caminho que estou trilhando é o mais acertado possível. Sua alegria é a minha alegria… saber que meu livro está atingindo (e muito bem) o seu objetivo maior, que é auxiliar os usuários do Blender 3D, a terem um entendimento amplo e claro do processo de modelagem de personagens.
    Vejo com “bons olhos” seus primeiros passos em modelagem orgânica… e desejo que num futuro próximo, alguém lhe diga: “o senhor ganhou mais um discípulo Mestre (hehehe)”

    Samuel!! Muito obrigado mesmo, por sua visita e pelos elogios em seu comentário. Fiquei muito Feliz!!

    Um Feliz Natal a você e a todos seus familiares e amigos.
    Que este Novo Ano seja repleto de realizações e que DEUS abençoe a todos nós.

    Um Grande Abraço do Amigo

    José Fernando Reinicke

  24. Qual o seu e-mail?

  25. fernandoreinicke Says:

    Olá Rodrigo,

    Pode enviar para reinickestudio@hotmail.com

    Abraço
    Reinicke

  26. gostaria de saber se vc conhece algum site com tutoriais pra iniciantes ou se vc poderia fazer um mto bem explicado pra pessoas q estºao começando e tbm gostaria de saber se os livros sobre blender 3d q vcs fazem são vendidos aqui em salvador
    pq estou começando e num sei fazer ainda mta coisa no blender msm assim eu sei q se eu ler tutoriais bem explicados e de preferencia escritos vai ficar bem mais facil de aprender
    obrigado pelo otimo trabalho q vc esta fazendo ajudadando pesosas q fazem o blender
    vlw
    ps: ia mandar uma outra msg melhor escrita so q num me lembroo q tava escrito e nem como era (aqui travo e eu tive q reiniciar o processo do iexplore😦 )

  27. fernandoreinicke Says:

    Olá anonimo. (muito significativo seu nick…)
    Fico muito grato com sua(s) mensagem(s) e seus elogios.
    Leia este artigo e baixe a apostila básica do Cicero Moraes…

    https://fernandoreinicke.wordpress.com/2008/10/08/apostila-de-blender-3d-revista-e-ampliada/

    …Pode também estudar pelo curso completo em vídeo, que o Caleb Souza disponibiliza em seu blog,

    https://fernandoreinicke.wordpress.com/2009/01/12/curso-completo-de-blender-3d-em-video/

    O livro que lhe recomendo para iniciar em seus estudos é o Blender 3D – Guia do Usuário escrito por Allan Brito, pois é uma obra muito completa e mostra todas as funcionalidades do programa. Está a venda nas maiores e melhores livrarias do Brasil.
    Espero que sejam úteis essas dicas
    Um grande abraço
    Sorte e Sucesso em seus estudos

    Do Amigo
    Reinicke

  28. Buenas Reinicke!

    Mas o hombre é gaúcho! Eu sou quase, nasci em Chapecó-SC😛

    Enfim, vim parabenizá-lo pelo livro, baixei o pdf exemplo e aprendi um bocado de coisas. Assim que sobrar uma graninha vou investir em um exemplar.

    Sucesso para os seus dias e inspiração constante para desenvolver obras magníficas como essa.

    Grande abraço!

  29. fernandoreinicke Says:

    Mas bah, Tchê!!… Grande Cícero Moraes, =)

    Fiquei muito feliz com sua visita e também com os elogios em seu comentário. Muito Obrigado!
    Quanto ao livro, espero que este seja para você um ótimo investimento.
    Tenho um carinho muito especial em relação a este livro. Acredito que consegui num conteúdo relativamente curto, criar uma boa base para todos aqueles que desejam desenvolver uma metodologia própria de trabalho, na arte de modelar personagens com o Blender 3D…
    E este é o “Espírito da Obra” =)
    Agradeço novamente e desejo a você muita Sorte e Sucesso!!

    Um grande abraço do Amigo
    Reinicke

  30. Sérgio Marques Teixeira Says:

    comprei o livro, muito bom mesmo, tive um salto de produtividade.

    MAS O ASSUNTO QUE ME TRAZ AQUI, é bem outro.

    Acho que não me apresentei direito da outra vez que estive aqui, O caso é que precisamos falar pessoalmente.
    Faço parte de uma OSCIP (veja o site em: ocabrasilamericadosul.org) ,
    com Sede em Santa Maria-RS e estamos implementando a filial em Porto Alegre com um projeto de inclusão digital para jovens das familias de baixa renda oriundos das escolas públicas estaduais ro RGS. Existe uma Verba que só pode ser gasta no projeto de inclusão digital. É sobre isso que temos que conversar. Vamos acertar uma parceria.
    solicito que entre em contato comigo urgentemene (0xx51) 8195.3526 ou 3315.6251.
    um abraço

  31. Paulo Ezequias Says:

    Alô Fernandão… cara sou teu fã brother… tu manda mto bem. Amo modelagem orgânica e estou ansioso esperando a chegada do seu livro que adquiri recentemente. Atualmente estou iniciando modelagem mecânica onde pretendo modelar carros.. mas tutos na net ta impossível achar. Então… vo tenta na raça mesmo. Gostatia que avaliasse meus trabalhos vendo meu albúm no orkut (http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms ). Parabéns pelo seu trabalho e mto sucesso pra ti meu amigo!

  32. fernandoreinicke Says:

    Olá Paulo Ezequias,

    Fico realmente muito agradecido pela visita e por todos os seus elogios. Fico também muito feliz em saber que meu trabalho esteja servindo cada vez mais, como fonte de inspiração à todos que desejam se aprofundar neste fantástico mundo da computação gráfica… utilizando esta poderosa ferramenta, que é o Blender 3D. Muito Obrigado, mesmo!!!
    Meu desejo é que o livro esclareça todas as suas dúvidas e ao mesmo tempo amplie seus conhecimentos sobre modelagem de personagens😉
    Quanto a modelagem mecânica, visite este endereço onde tem alguns tutoriais que eu acho que vão lhe interessar…
    http://www.blenderguru.com/how-to-make-a-car-wheel/
    … existe inclusive um modelo free (.blend) de um Mazda RX-8 completo, com iluminação e com os materiais aplicados,… acho que será sem dúvida, uma boa fonte de referência para você.

    Agradeço novamente pela mensagem.
    Desejo a você muita Sorte e Sucesso!!
    Bons Estudos!!!

    Do Amigo
    Reinicke

  33. Helmuth SChmitz Says:

    Ola, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho muito bom q vc mostrou por aq. Eh bem a qualidade q busco para o game q estamos desenvolvento. Somos uma equipe pequeníssima, e cheguei a aprender a modelar, tamanha a falta de um modelador por aq em Floripa. Vc teria interesse em se tornar parceiro do projeto de um Game? Trata-se de um game de corrida de naves, estilo STAR FOX do antigo SNES, mas com a mesma diversao de ROCN N ROLL RACING. Sou desenvolvedor da engine do jogo. Vc pode ver um video em baixa resolucao aq http://www.youtube.com/watch?v=IlaCQxFb9Tg . Nao repare na modelagem. kkkk, eu mesmo tive q fazer para poder testar a engine. Vc estaria interessado?

    Atenciosamente, Helmuth schmitz

  34. fernandoreinicke Says:

    Olá Helmuth Schimitz,

    Fico muito feliz com sua visita e agradeço os elogios em seu comentário.
    Gostaria mesmo de fazer parte deste, ou de qualquer outro projeto no qual estivesse envolvida a utilização do Blender 3D como ferramenta,… mas o problema mesmo é minha falta de tempo.

    No momento, tenho uma série de outros projetos em andamento, (entre eles um segundo livro que estou escrevendo)… os quais impossibilitam minha participação em qualquer outra atividade profissional. De qualquer forma, agradeço muito o seu convite e desejo à vocês muita Sorte e Sucesso no andamento do projeto.

    “Uma boa idéia seria criar um Blog com o nome do jogo e reunir todo o material conceitual disponível, até como forma de despertar o interesse de outros artistas e criando também um canal aberto a críticas, sugestões ou qualquer outro tipo de colaboração”.

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  35. Ola Fernando! Comprei o seu livro e adorei.Cheguei a fazer uma modelagem do ciclope alienigena! Espero que lance outros livros,especialmente sobre estilo cartun e animação no blender. Um abraço!

  36. fernandoreinicke Says:

    Olá Luiz Carlos Tavares,

    Fico muito grato e feliz em poder ajudar de alguma forma…
    Você acertou na mosca… o livro que estou escrevendo aborda exatamente estes assuntos.

    Sorte e Sucesso!!
    Abraço do Amigo
    Reinicke

  37. Puxa! Vou ficar aguardando! Tem alguma previsão de lançamento? Quando sair,mande um email ou coloque no site. Um abraço!

  38. Fernando gostaria de saber se teremos algum evento aqui em Porto Alegre sobre o 1º Blender Day.. http://www.blender.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=72:1d-blender-day&catid=8:internas&Itemid=15, com você dando uma palestra, ou duas, ou três… hehe..

    Abs

  39. desafiosblenderbrasil Says:

    Olá Fernando!
    Montei um Blog de desafio belnder e gostaria de pedir um favor imenso ao senhor mestre em blender.
    Teremos dois desafios por mes e gostariamos que o senhor participace do juri que supostamente, estamos entrando em contato, será composto pelo Ciceros Moraes (cogitas), Tio Ilmo, Alan Brito, Caleb e é claro o senhor.
    Podemos oferecer em troca publicações e marquete de seus produtos, isso será feito mesmo que não participe do juri é claro pq o senhor é um mestre em blender aqui no brasil!

    Por favor entre em contato conosco desafiosblenderbrasil@hotmail.com

    O juri sera simplificado apenas na visualizão dos trabahos.

    Obrigado pela Atenção!

  40. fernandoreinicke Says:

    Olá,

    Agradeço muito o convite e todos os seus elogios, desejo desde já muito sucesso neste projeto.
    Já lhe enviei um e-mail de contato e aguardo maiores informações.

    Um grande abraço do Amigo
    Reinicke

  41. fernandoreinicke Says:

    Olá Paulo “Cartuman” Marques,

    Primeiramente, … Gosto muito do seu trabalho e do personagem Cartuman… =)
    Ainda estou um pouco alheio aos acontecimentos do Blender Day, pois ando numa correria entre compromissos e projetos…
    Cheguei a me inscrever no grupo de discussões, mas não consegui acompanhar…
    Gostaria muito que isto fosse possível e sabendo alguma coisa, te envio uma mensagem…

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  42. nero neopaker Says:

    Olá grande e superlativo reinick (hehehe).
    Opa Fernando. Lembro que você disse sobre jájá estar saindo um livro teu sobre animação. Só gostaria de saber se você tambem vai abordar aquela de bones personalizados, como por exemplo aqueles do personagem big buck bunny. No orkut saiu uns vídeos mostrando o coellhão com uns bones bem legais. Seria bom se você abordasse isso tambem.

  43. fernandoreinicke Says:

    Olá neopaker,

    Este é um projeto ainda em andamento… de qualquer forma obrigado pelas dicas =)

    []’s Reinicke

  44. Olá Fernando,
    Primeiro gostaria de lhe dar os parabéns pelo livro, os trabalhos e mais ainda pela iniciativa deste blog.
    E aprovietar pra fazer uma pergunta é claro né…kkkk
    Eu acabei de seguir seu tutorial sobre a árvore e depois que gerei as folhas meu pc ficou extremamente lento…eu uso um not core 2 duo, 2 mb de cache, 2 gb de memoria e 160 de hd.
    Quando digo lento é lento mesmo, pra cada movimento do mouse como vira a camera ou um objeto eu espero quase 1 minuto pra uma resposta do pc.
    Ai minha duvida é a seguinte, como você e dos demais profissionais fazem com grandes prejetos? quantos megas de memoria seria o certo pra rodar legal? como funciona isso, queria muito entender porque pra mim um pc atinge no maximo 8 gb de memoria, não entendo sobre isso…rs

    Mais uma vez parabéns e agradeço desde já.
    Obrigado

  45. fernandoreinicke Says:

    Olá Guilherme,

    Grato por sua visita e também por seu elogios…
    Já recebi algumas mensagens referentes ao mesmo problema mas, não consigo entender?… Este tutorial foi todo feito em um computador mais antigo e o resultado não ficou pesado assim (Pentium 4 de 3GHz com 1.5 Gb de RAM, como você pode perceber é uma configuração bem inferior ao que você descreveu).
    Você pode utilizar até 3Gb de Ram para processadores com dois núcleos (Duo/Dual) e acima disso para quatro núcleos (Quad).

    Abraços
    Reinicke

  46. Fernando, fico muito feliz que tenha respondido e mais ainda pela rapidez…hehehe
    Não entendo muito desse lance de memorias, então não entendi essa parte de núcleos de (Duo/Dual) e núcleos (Quad), como seria isso?
    Desculpe a minha ignorância…rs

    Obrigado mais uma vez
    Abraços
    Guilherme

  47. fernandoreinicke Says:

    Olá novamente Guilherme,

    Nem há o que agradecer… =) Mas só pra ficar claro,… memória é uma coisa e processador é outra.
    Os processadores Dual Core ou Core 2 Duo possuem dois núcleos de processamento, permitindo que o computador tenha uma performance maior ao executar uma ou mais tarefas ao mesmo tempo e os Quads possuem quatro núcleos (ou seja,… têm uma performance muito superior).

    Uma pergunta: Você tem algum dispositivo de vídeo(placa) instalado??? Isto também influi (…e diria que é essencial) para uma boa performance do equipamento na utilização de qualquer software 3D.

    Espero que isto tenha esclarecido ao menos parte das suas dúvidas :p

    Grande abraço do Amigo
    Reinicke

  48. Fala Reinicke!
    Putz comprei seu livro e estou aqui babando nele hehe parabnes!
    Vc tem muito talento não só no requisitoblender mas tbm no requisito lecionador! muito facil aprender com seu livro e com seus tutoriais!

    Bom tenho duas duvidas e gostaria de seu help.

    Sobre o modo sculpt qdo inicio ele no blender meu pc fica mto mais lento, e eu tenho aqui uma exelente maquina! PQ isso ocorre..o porcessador Duo quad core da intel…

    Outra duvida é sobre a pintura dos maps…meu persongem sem a pintura fica bem legal..mas qdo adciono a pintura nos maps ele fica mto artificial..brinlhante de mais…q tipo de configuração eu removo todo aquele efeito porcelana??? ex..modele uma esfera e deixa na cor verde…visualize no modo shade…dae inisira uma textura verde nela…ele muda e fica brilhante no modo shade mesmo…como faço para deixar com a pintura mas da maneira que era apenas com a cor interna antes da textura? entendeu? qro remover o brilho que aparece…o efeito porcelana…pq fica mto artificial….Deu pra entender?

    Abraços e estou aguardando novidade, novos livros!

  49. Olá Fernando, olha eu aqui mais uma vez…rs
    Muito obrigado pelas dicas…assim que vi sua resposta comecei a correr atras de saber se meu not tem uma placa de video e qual seria.
    Descobri que ele tem sim, mas que é uma intel comum (segundo o cara que formata ele pra mim).
    Como não intendo nada, começo a achar que o preblema pode ser esse né…hehehe
    Fernando, depois de ficar mais de 15horas renderizando consegui ter uma imagem da minha arvore…rs
    Vou deixar o link pra se caso você quiser dar uma olhada….fico cou poucas folhas, mas vou fucar e tentar deixar ela com mais folhas depois…hehehe
    Segue o link:

    Abraços

  50. fernandoreinicke Says:

    Olá XN4k3,

    Muito obrigado mesmo!! Espero que o livro esclareça muitos pontos sobre modelagem de personagens. =)
    Quanto às suas dúvidas,… não é propriamente o modo Sculpt que deixa o equipamento mais lento e sim Multires (multiresolução) pois este comando faz múltiplas subdivisões em um modelo, para que seja possível esculpir. Você deverá estabelecer qual o nível de Multires se adapta melhor a capacidade de processamento de seu computador, e nunca usar Subsurf junto com Multires. Quanto aos materiais… você deve estudar os Shaders (Diffuse/Specular) do Blender para poder controlar os valores de difusão e especularidade dos materiais (Painel Shading(F5)/aba Shaders).
    Visite este link e leia este Workshop sobre texturas e materiais:
    http://www.blender.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=10&func=view&id=1489&catid=45

    Espero que se esclareçam todas suas dúvidas =)
    Grande abraço do Amigo
    Reinicke

  51. fernandoreinicke Says:

    Olá Guilherme,

    Ficou muito bom o modelo da árvore. E seu site heim?… tem até sala de espera??? =)
    Como lhe disse anteriormente, fiz este tutorial em um computador pra lá de antigo ,… um Pentium 4 de 3GHz com 1.5 de RAM e uma placa de vídeo de 256 Mb (bem inferior ao que você usa) e ele não “travou” da maneira como você descreve no seu. E mais de 15 horas de render??? Minha árvore renderizou em alguns minutos num pc antigo. Algo está errado!

    Abraços do Amigo
    Reinicke

  52. Olá Fernando, gostei muitissimo da claridade da exposição no seu livro ‘Modelando Personagens con o Blender 3D’.

    Espero salga pronto o seu proximo sobra a animação.

    Alguma previsão sobre a data da saida do livro?

    Um Abraços de Italia

  53. fernandoreinicke Says:

    Olá Antonio,

    Fico muito grato por seu comentário e feliz que tenha gostado do livro =)
    Ainda estou trabalhando no novo livro e infelizmente ainda não há previsão de seu lançamento =/

    De qualquer forma, Muito Obrigado!!
    Um Grande Abraço do Brasil =)
    Sorte e Sucesso!!

    Do Amigo
    Reinicke

  54. Fernando, gostaria de saber se tu já comprou algum dvd ou livro da Fundação Blender e o tempo que demorou para receber, pois comprei o dvd do Pablo Vazquez, vulgo venomfx e faz umas 3 semanas que eles disseram ter enviado (shipping).

    Abs.

  55. fernandoreinicke Says:

    Olá Paulo,

    Nunca comprei direto da Fundação, mas sei que a entrega é bastante demorada,… Quem poderia lhe responder com maior precisão é o Allan Brito,
    que já publicou artigos sobre este assunto várias vezes, inclusive sobre esta demora =)
    Espero que sua encomenda chegue o mais rápido possível… o trabalho do Pablo Vasquez é impecável e o DVD deve ser muito bom =O

    Abraços
    Reinicke

  56. Olá Fernando acabei de adquirir o seu livro, Parabéns um excelente livro.
    Estou iniciando meu Trabalho de conclusão do curso de Sistemas de Informção, vou desenvolver um apresentador Virtual e escolhi a feramenta Blender, gostaria de pedir a vc, se me indica algum material para fazer a parte de animação,vou tentar por movimentos faciais e voz no meu protótipo Humano, sou iniciante em Blender estou aprendendo com seu livro, se puder me ajudar ficarei muito agradecido.

  57. Carlos Rodriguez Says:

    E aí Fernando, tudo bem contigo.
    Sou apaixonado por desenhos 3D, foi quando conheci o BLENDER, achei muito complicado, confuso. Procurei por tutoriais, apostilas más as melhores eram em inglês, até que navegando baixei um tutorial e quando abri era o seu tutorial ensinando a modelar olhos, fiquei enpolgabo, munca havia encontrado um tutorial bem explicado, claro objetivo, completo, muito obrigado.

    Más quando fui por em prática, ao abrir o Blender, as caixas onde aparecem os comandos na parte inferior e superior da tela inicial aparecem vazias. Na parte superior só aparece a caixa ” language: “, e na inferior ” Degr: “.
    Já reinstalei várias vezes, baixei a nova versão, más continua a mesma coisa.

    Se puder me ajudar agradeço.

  58. fernandoreinicke Says:

    Olá Ivan,

    Agradeço sua visita e os elogios em seu comentário. Muito Obrigado!!
    Estou postando alguns links de tutoriais básicos sobre Shape Keys (Formas Chave)
    ____________________________________________________________
    Este é o link de um tutorial muito bom, escrito pelo Brutto AVT.
    http://ube-164.pop.com.br/repositorio/12329/meusite/shape_keys.pdf
    ____________________________________________________________
    Abaixo, um tutorial introdutório escrito por Allan Brito sobre o script Shape Widget Wizards
    que mostra como criar controles manipuláveis para estas formas chave…
    http://www.allanbrito.com/2009/02/12/como-criar-controles-de-animacao-no-blender-3d/
    ____________________________________________________________

    Desejo muito sucesso em seu trabalho de conclusão e espero vê-lo pronto muito em breve.

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  59. fernandoreinicke Says:

    Tudo Bem Carlos,

    Obrigado pelos elogios no comentário. Agradeço também sua visita.
    Somos todos apaixonados por esta maravilhosa tecnologia que nos permite “brincar de Deus”, criando seres e mundos fantásticos =)
    Acho que todos os usuários, de alguma forma já viveram a mesma experiência frustrada de não entender o Blender num primeiro momento, inclusive eu =/
    Quanto ao problema na instalação do Blender… Sinceramente, nem imagino o que possa estar ocorrendo, pois sua instalação é extremamente simples.
    Veja se o arquivo de instalação que você baixou é compatível com o seu Sistema Operacional (Windows, Linux etc)… Recomendo que você faça o download sempre direto do site da fundação http://www.blender.org

    Sorte e Sucesso em seus estudos
    Espero ter ajudado =)

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  60. Christoffe Castro Says:

    Olá Reinicke, tudo bem?
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo blog. É ótimo para pessoas como eu, iniciantes no Blender.
    Gostaria que vc me ajudasse a resolver um problema.
    Não sei como utilizar o mapeamento UV na hora de renderizar no YAFARAY.
    Faço todo o processo de mapeamento uv no blender, porém na hora de renderizar, as texturas não são mostradas.
    Espero que poça me ajudar!!!
    Obrigado!
    E mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
    É óTIMO!

  61. fernandoreinicke Says:

    Olá Chistoffe,

    Grato pelos elogios em sua mensagem. Fico muito feliz em poder ajudar =) Não utilizo o Yafaray,… mas o que recomendo é que você faça alguns testes com os mapas de texturas… se você está utilizando a extensão .Jpg converta-as para .Tga ou .Psd (…ou até .Png) e renderize para testar.

    Espero que isso resolva =/

    Mais uma vez, obrigado!! Sorte e Sucesso!
    Do Amigo
    Reinicke

  62. Olá
    To com um blog..to postando meus trabalhos tem poucos ainda, de uma olhoda.
    Obrigado
    http://zemapereira.blogspot.com/

  63. fernandoreinicke Says:

    Olá Zema,

    Parabéns!! Muito bons os seus trabalhos de modelagem de personagens =) Particularmente, gosto muito do estilo cartoon…
    Pergunta: Já se arriscou na modelagem de personagens com Edge Modeling (Poly by Poly)???
    A técnica é perfeita neste aspecto, pois permite que se “desenhe” os edge loops para a malha.
    Eu recomendo o estudo… é uma técnica mais livre e não exige tanto conhecimento sobre as complexas Subdivisões de Superfície (Box Modeling).

    Parabéns novamente. Sorte e Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  64. Christoffe Castro Says:

    Muito Obrigado Reinicke!!!
    É sempre bom contar com um apoio de um expert no assunto!
    Abraço!

  65. Eu é que lhe agradeço… =)
    É sempre bom receber este tipo de comentário!

    Abraço
    Reinicke

  66. Genivaldo da Silva Costa Says:

    Olá José Fernando! comprei o “Modelando com Blender” há uma semana, e só tenho a dizer que o livro é excelente! Já modelei duas cabeças usando o método do cubo.
    Eu gostaria de postar ou enviar essas cabeças para análise. Como faço? abraços

  67. fernandoreinicke Says:

    Olá Genivaldo,

    Fico extremamente feliz com o seu comentário. =) Muito Obrigado!
    Gostaria muito de ver o resultado de seus estudos, mas no momento não disponho
    de um endereço onde você possa postar, mas pode utilizar o fórum do Blender Brasil o qual
    eu visito bastante… ou pode ainda enviar as imagens para o meu e-mail

    reinickestudio@hotmail.com

    Obrigado novamente e… Bons Estudos!!
    Do Amigo
    Reinicke

  68. Beleza Fernando,
    Parabéns pelo seu trabalho,cara vc é ninja na modelagem 3D,modelei um olho de um tutorial seu…estou iniciando no blender e seu blog ajuda bastante a galera.

    Sucesso,Abrç!

  69. fernandoreinicke Says:

    Olá Luiz Fernando,

    Muito obrigado pelos elogios e pelo ótimo comentário! Fico muito feliz pois este é realmente o grande objetivo do blog.
    Desejo à você muito sucesso em seus estudos com o Blender 3D e novamente, parabéns pelo seu excelente trabalho.

    Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  70. Bendito dia em que um amigo me “apresentou” e instalou o blender em minha máquina, me entusiasmei e comecei a comprar material para “aprender” a trabalhar com o dito programa, adquiri o livro de sua altoria (acima), há umas duas semanas. Desde então não consegui até o momento modelar a boca (que é o primeiro exercício-rs), sou desenhista de cartuns e quero muito aprender a modelar, mas o problema é que nenhum livro ensina como configurar as vistas de plano de trabalho, pois default não está configurado. Estou muito frustrado, sei que não são as explicações dos livros (adquiri dois), por favor me ajude. Obrigado

  71. Nivo Passos Araujo Says:

    Por favor, como configurar as coordenadas do plano de trabalho para que as vistas fiquem realmente como explicados no livro? 7topo, 1frontal, 3lado direito etc… Pois no meu programa (blender) a vista 3DView fica na horizontal com o eixo y apontado para cima. Abrç.

  72. fernandoreinicke Says:

    Olá Nivo, tudo bem…

    Não há nada de errado com as configurações default do Blender instalado em seu computador…
    e também não há qualquer configuração a ser feita neste sentido =? Acho que você está fazendo uma pequena confusão…
    O que você me descreve são vistas diferentes de um mesmo espaço onde os eixos mudam de posição de acordo com cada orientação.
    Antes de aprender a modelar, será necessário que você tenha uma mínima noção de Interface, Navegação e Manipulação de Objetos no Blender 3D.
    Leia este artigo publicado aqui no blog (clique aqui)

    Sucesso em seus estudos!
    Do Amigo
    Reinicke

  73. fernandoreinicke Says:

    Olá novamente Nivo,

    Foi um dia bendito mesmo,… seu amigo estava certo pois o Blender é um poderoso software 3D.
    Junto ao seu entusiasmo você pode adicionar também muita disposição para estudar =). Na realidade,
    você já carrega naturalmente uma grande vantagem para o estudo da modelagem tridimensional que é sua noção de desenho tradicional.
    Unindo todas estas coisas (Entusiasmo, Disposição para Aprender e Noções Básicas de Forma e Volume) temos aí a fórmula para que você se torne um artista 3D de sucesso. Obviamente não são as explicações dos livros que lhe impedem de seguir em frente, mas sim a ausência de um conhecimento prévio sobre as ferramentas básicas do programa.
    Deixo aqui um link (Clique Aqui) onde você poderá baixar um Curso Completo sobre o Blender 3D. São 58 Vídeo Tutoriais em português criados pelo Caleb Fernandes e Souza e espero que lhe ajudem a compreender melhor o funcionamento do Blender.

    Sorte e Sucesso em seus estudos!
    Do Amigo
    Reinicke

  74. Nivo Passos Araujo Says:

    Olá, Fernando. Cara obrigado por me responder prontamente. Realmente fui afoito em desenvolver modelagens no blender sem ao menos antes conhecer os caminhos que levam a “Miami”. Bem, baixei todos os tutoriais (vídeo), que vc indicou e estou estudando as ferramentas (não sei pq, mas algumas vistas ainda continuam não configuradas como no vídeo, por exemplo, ele diz que a vista do Monkey apareceria no topo.. mas no “meu” blender aparece de frente quando add no plano. Mas mexendo aqui e ali (tecla n), rotacionei para o topo. Estou apanhando, mas como desejo realmente aprender e moro em Horizontina onde não há cursos em salas de aula… bem vai por internet mesmo. Abraço e vamos ver se dessa vez eu modelo o alienígena. Abraço e sucesso.

  75. fernandoreinicke Says:

    Olá Nivo,

    Não há o que agradecer, foi um prazer… Entendo e até admiro seu entusiasmo,
    mas realmente fica muito difícil aprender a modelar sem antes conhecer as ferramentas do Blender =)
    O problema que você está enfrentando deve-se ao fato do Blender criar os objetos, baseado na orientação
    do 3D View Top. Há uma configuração no painel de Preferências do Usuário que irá corrigir isso.
    Quando tiver um tempo disponível lhe envio um pequeno tutorial com esta configuração, ok?
    Deixo aqui um novo link com um ótimo conteúdo para estudos (Clique Aqui), acesse o blog do autor Bruno Maia de e faça o download do Guia para Uso do Blender 3D Aplicado a Design em .pdf.

    Novamente, desejo muito sucesso em seus estudos com o Blender 3D.
    Um Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  76. Nivo Passos Araujo Says:

    Boa noite. Olá Fernando ue de novo. Seguindo uns tutoriais aqui, outros acolá.. livros e web, consegui modelar meu primeiro “boneco” ou algo parecido.. fiquei extasiado com a “criação – rs”, porém (porque será que sempre tem um porém?), há alguns aplicativos no meu misterioso blender que simplismente não funciona.. eu clico e clico e clico e… bem, deveras vezes e nada.. um exemplo: o tal do Set Smooth… posso clicar a noite toda que o dito permance “adormecido”. Agora vem uma suspeita (mas sou ifelizmente muito leigo em programas), será que está faltando o tal do PYTHON? É, porque ao iniciar o Blendern naquela janela com fundo preto diz: “No Installed Python Found”.. SE proceder a suspeita, como eu instalo “isso”. Outra pergunta: quando adiciono um objeto no plano de trabalho (seja ela qual for), o Blender “passa” automaticamente esse objeto para o EDIT MODE, adivinha qual blender precisa fazer isso manualmente? O MEU BLENDER, isso é addiciono o cubo, circulo monkey.. ou qualquer outro objeto e ele continua no OBJCT MODE, (a menos que eu clique no Edit Mode), é normal ou uma anormalidade do “meu” programa?.. Desculpe essas questões e se estou incomodando, porém, recorro a quem tem maior experiência em 3D. Grande abraço.

  77. fernandoreinicke Says:

    Olá Nivo,

    Tudo bem? Esse é o caminho… parabéns pelo primeiro modelo =)
    Quanto a sempre existir um “porém”… isto é algo muito positivo, pois é este “porém” que normalmente nos leva a buscar novas informações e aprender cada vez mais. Seu Blender é misterioso mesmo,… o Set Smooth teria que funcionar, mesmo sem o Python instalado… é o básico. Para baixar o Python para instalação acesse este link abaixo, na sidebar à esquerda em Quick Links escolha o seu OS e baixe o arquivo de instalação. A instalação é bem simples,… depois para garantir, reinstale o Blender e verá a mensagem no Console (tela preta) “Compiled with Python 2.6 Checking for installed Python… got it!”

    http://www.python.org

    Acesse este link e leia o tutorial do Ira Krakow sobre o Python básico… (se não souber inglês use o Google Tranlator) =) Há também um vídeo tutorial.

    http://blender3dvideos.blogspot.com/2009/11/blender-python-1-setup.html

    Quanto a outra pergunta é só uma questão de configuração,… conhece o painel de Preferências do Usuário, que fica escondido atrás da barra de Menus no topo???
    Então,… acesse a aba Edit Methods e em Add New Objects marque o botão Switch to Edit Mode, ok? Não esqueça de salvar as preferências (Ctrl + U). Neste painel com várias abas, você encontrará diversas configurações interessantes para o Blender como: Nomear os 3D Views, abrir menus sobre o cursor do mouse, operações diferentes para o scroll do mouse, alteração de cores e temas da interface, etc.

    Espero ter esclarecido ao menos parte de suas dúvidas =/
    Sucesso em seus estudos!!

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  78. Bom dia! Gostaria de ter aulas particulares a respeito da ferramenta blender, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Teria algum contato por aqui? Grato.

  79. fernandoreinicke Says:

    Olá Felipe,

    Obrigado pela visita e pelo seu comentário.
    Lamento não poder lhe ajudar,… mas realmente não tenho conhecimento sobre isso… =/
    Abraço e Boa Sorte!
    Do Amigo
    Reinicke

  80. Prezado Fernando R.,

    Venho por meio deste canal de comunicação, para lhe passar um curso que irá acontecer no CAAPRJ (Centro de aprendizado e aplicação do Rio de Janeiro) na Tijuca com o curso de Blender. E gostaria de pedir seu espaço, na seção Blender 3D para publicar este anuncio e direcionar o público interessado em contato ao CAAPRJ.

    Eis a mensagem:

    “Curso de Blender (Turma ou individual) no CAAPRJ

    Centro de aplicação e aprendizado – Rio de Janeiro

    O curso abrange aspectos da modelagem e da animação 3D com auxilio da linguagem Python utilizando o programa Blender 2.49 com uma didática simples para todos os públicos.

    São 5 módulos que podem ser tratados em turmas ou em aulas particulares para trabalhos universitários, curso de ciência da computação, publicidade e etc.

    Inovação.

    Turmas pequenas
    Atendimento á domicílio ou localmente

    Entre em contato com a CAAPRJ.

    Fones/Fax: (21) 2268 – 2224 / (21) 2208 – 6063
    (21) 4104 – 0631 / (21) 4104 – 0632

    Como chegar:
    http://www.caaprj.com.br/localizacao.html

    Obrigado.

    Att,
    Rafael Junqueira.

  81. fernandoreinicke Says:

    Olá Rafael Junqueira,

    Publiquei aqui as informações sobre o curso. =)
    Me coloco a disposição!! Sempre que precisar publicar algo neste sentido, você pode me contatar, ok?
    Terei muito prazer em ajudar.

    Sucesso com o curso!!
    Grande abraço do Amigo

    José Fernando Reinicke

  82. Olá, sou eu de novo.. o Nivo… Bem, baixei vários tutorias do tio Ilmo, que também são muito bons (32 para ser mais exato), no entanto, “empaquei” em um dos exercícios dele (Tio Ilmo), o exercício nº11 (Modelando uma cabeça), a “coisa” vai bem até a hora em que o já referido instrutor aplica o tal de MESH (aí começa a frustração e eu largo de mão – até rimou – rs), Certo, vou reproduzir a fala dele (Tio Ilmo), no tutorial, eté essa fala, estou de vento em popa, mas aí…vem essa fala: — “Marque todos os vértices, e vá até uma nova opção: Em objeto, barra de espaço (teclo a barra de espaço e não acontece nada a não ser os comandos normais de add…-?), E entre nos modificadores opção subsurf, Com essa marcação 1 n´vel ele deixa a característica já arredondada; Quando faz esse comando ele”cria” ele pede a funçaõ de mesh; então vamos transformar novamente em Mesh, ALT-C, Converter para Mesh – Mantendo original, agora você pode “apertar” X e eliminar o objeto original” — até nesse ponto que eu queria chegar, aqui começam minhas frustrações e eu não avanço.. e desisto, PORQUE? porque assim que teclo X, todas as barras de ferramentas, como: Link and Materials, Mesh, Modifiers e Shapes, simplismente DESAPARECEM; percebi que no tutorial também desaparecem, mas retornam em seguida, e no “MEU” Blender a coisa é diferente, vai e não volta.. desaparece mesmo, daí, ficou eu teclo aqui, teclo alí, volto umas dez vezes o tutorial para ver se não deixei “escapar” algo e nada… foi-se mesmo… desisto e saio. Para todo esse texto, a minha pergunta é simples, há um teclado que faz as barras “reaparecerem” e o tio Ilmo não mensionou, ou meu fantástico blender está com problemas e as barras deveriam “reaparecer por si só? Já entrei no Blog do Tio Ilmo (três Vezes), e fiz essa questão, mas até hoje ele não me respondeu. Por favor, se puder, responda-me. Obrigado, grande abraço. Nivo

  83. Escrevi um Jornal para explicar o meu problema(anterior a esse), e não foi enviado.. . Vou tentar de novo, bem… num tutorial do Tio Ilmo.. (tuto 11 – modelendo uma cabeça), após clicar – ObjtoMode- subsrf (nível1), – Mesh (manter Origina), x… bem, quando clico X todas as barras de ferramentas abaixo desaparecem e não retornam.. como faço para reavê-las?.. Abraço.
    Nivo

  84. fernandoreinicke Says:

    Olá Nivo,

    Algumas das suas dúvidas eu realmente não entendi!!! Por exemplo que comando é este chamado “Mesh”??? É o Mesh Smooth?? As teclas Alt + C (Convert To) convertem objetos como: curvas Bezier e Nurbs, Modifiers etc, em Mesh (malha).
    Acredito que as suas configurações só desaparecem, por que neste momento (… em que você apaga a geometria) nenhum objeto fica selecionado. Se você selecionar o objeto que resultou da operação, as configurações irão reaparecer,… acredito eu =/

    Espero ter ajudado e que você consiga realmente solucionar estes problemas.

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  85. Olá Fernando!

    Eu descobri o seu blog a bem pouco tempo, e ainda não tive tempo de olhar toda a documentação, apenas dei uma espiada rápida, mas achei o material muito interessante (embora eu não entenda praticamente nada de manipulação 3d).

    Eu trabalho (ou melhor, estudo) com o Gimp, que você obviamente conhece, e também tenho um Blog que fala sobre ele, gostaria de saber seu e-mail, pois quem sabe não podemos trocar algumas ideias sobre este assuntos que estão tão longe e ao mesmo tempo tão próximos (3D e bitmap)!

    Robson Godoy.

  86. Olá fernando, eu sei que paciência e boa vontade tem limites, sei que vc está fazendo uma cortesia em nos responder, e sinceramente, agradeço-lhe muito mesmo, (já que o próprio Tio Ilmo por razões que devem ser óbvias, não responde aos meus questionamentos), por isso, se sua resposta for demorar, irei entender. Porém, envio-lhe o “caminho” onde fiz o download dos tutoriais, e nesta gama que são 32, etá o tuto nº 11 (modelagem-cabeça-parte1). Quando você puder disponibilizar de seu tempo, e der uma olhada para analizar a respeito, (não que você não conheça todas as ferramentas, pois sigo seus exercícios sempre que estou praticando, mas eu não consegui me fazer entender sobre esse problema específico), no tempo de: 02:26, está o início da minha questão e finaliza em: 03:12, onde o instrutor tecla X, veja que no tuto após esse ação (“X”), as ferramentas também desaparecem.. mas retornam em seguida, comigo, fica sem aparecer. Abrç.

  87. fernandoreinicke Says:

    Olá Robson,

    Agradeço sua visita e o seu comentário. Espero que você sempre encontre coisas interessantes por aqui =)
    Meu e-mail é reinickestudio@hotmail.com
    Quando possível, farei uma visita ao seu blog para conferir o material sobre o Gimp.
    Agradeço novamente!!

    Abraços
    Reinicke

  88. fernandoreinicke Says:

    Olá Nivo,
    … Mas eu já lhe respondi!! Volte alguns comentários… e veja que inclusive o seu comentário”jornal” também foi publicado.
    Continuo achando que as suas configurações somem somente porque não sobra nenhum objeto selecionado… =/ o que é normal!!! Nenhum objeto selecionado,… nada a configurar!
    Nivo, fica realmente muito difícil tentar solucionar problemas assim tão específicos… ainda mais, tratando-se de tutoriais externos =?

    Abraços
    Reinicke

  89. Nivo Passos Araujo Says:

    Fernando.. Valeu mesmo, obrigado, lendo com mais cuidado sua resposta, e nela estava a solução: “Se você selecionar o objeto que resultou da operação, as configurações irão reaparecer”… Pena que só depois que lhe enviei o E-mail com o link dos tutoriais foi que “caiu a fixa”, óbvio, se não há nada na tela a ser manipulado, não há também a necessidade de ferramentas, assim que deletei o modelo clicando “X”, “tirei” da tela qualquer possibilidade de manipulação. Porém, como sou leigo (totalmente), sobre esse programa, e pior, afobado também, fiquei deseperado, onde estão minhas ferramentas, porém, o autor do tuto não mensionou: “clique com o botão direito do mouse para ativar o modelo”, porque para ele seria óbvio que qualquer ser pensante o faria, no entant, fica uma sugestão para vcs que já são fera no blender (ou em outro software mais), quando forem produzir tutos (escritos ou vídeos), aquele detalhe que vcs acharem muito irrelevantes e que qualquer um acharia ridículo se comentarem…. COMENTEM, pois vcs irão topar com inúmeros NIVOs pelo mundo afora, que se “perderão” num ponto onde: para vcs era deveras irrelevantes, mas que para os NIVOs era de suma importância. Foi que fiz: Cliquei com o botão direito (em base da sua resposta de ativar o modelo)… e LÁ ESTAVAM ELES, TODAS AS FERRAMENTAS. Agora posso dar continuidade aos estudos. Antes de lhe questionar novamente, vou testar as possibilidades, se bem que fiz “quase tudo”… menos clicar com o botão direito em cima do modelo… Obrigado, era exatamente isso que eu procurava pelos Quatro cantos do monitor… ABRAÇO. Nivo

  90. fernandoreinicke Says:

    Fico feliz… Nivo,

    Eu tinha quase certeza de que era algo bem simples =)
    Procuro criar meus tutoriais com informações claras para todos os usuários, não importando o nível de conhecimento…

    Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  91. Preciso entrar em contato com você para um possível curso em Porto Alegre.
    A indicação foi do Luiz(Ark4n).
    Entre em contato comigo por e-mail (jailsonjan at yahoo dot com dot br), para conversarmos, ok.

  92. Gustavo Belo Says:

    Primeiro de tudo, parabéns, sou um grande admirador do seu trabalho.

    Gostaria de saber se está por vir outra versão do seu livro? Pois estou bastante interessado em adquiri-lo?
    Abraço.

  93. fernandoreinicke Says:

    Olá Gustavo,

    Muito obrigado pelos elogios e pelo ótimo comentário.
    Sim, a segunda edição do livro será adaptada ao Blender 2.5x =)
    Agradeço novamente. Sorte e Sucesso!!

    Do Amigo
    Reinicke

  94. Gustavo Belo Says:

    Já existe alguma previsão? Estou ansioso…😀

    Existe mais algum material de estudo que você considere bom para quem quer se especializar em modelagem orgânica?

  95. Oi Fernando
    Parabens pelo trabalho. Gostaria que de fazer um curso de blender no Rio, voce sabe de algum?

  96. Oi fernando, gostaria de pedir um tutorial a voce, se possivel voce não faria um tutorial de como fazer “agua”no blender 2.56, para usar em jogos(BGE).
    Perdão esqueci a palavra “agua”.
    Agradecendo desde já!!!

  97. fernandoreinicke Says:

    Gostaria de ajudar, mas não utilizo a BGE =/

    Grande Abraço
    Reinicke

  98. Prezado Reincke
    Como educador, gostaria de parabeniza-lo pelo excelente livro de sua autoria, que de forma simples e muito didática ajudaram-me a aprender o Blender 3D. Graças a profissionais como você podemos democratizar o conhecimento das pessoas com o uso do software livre.

    Muito bom mesmo!

    Evandro

  99. fernandoreinicke Says:

    Olá Evandro,

    Fico muito feliz e agradeço pelos elogios em seu comentário =) Felicidades, Sorte e Sucesso!!

    Um Grande Abraço,
    Do Amigo
    Reinicke

  100. Ola,

    Me desculpe , mas por acaso voce é irmao do jose carlos reinicke ?
    Lindoia ?

  101. fernandoreinicke Says:

    Olá João,

    Sim,… sou irmão do José Carlos Reinicke
    Abraço ao Amigo (…do meu irmão) =)

  102. Sérgio Marques Teixeira Says:

    Fernando, sou teu fã à tres anos, desde que comecei a me interessar pelo Blender. Para Mim, Blender e Reinick são irmãos gêmeos. Agora que já sei modelar e anaimar, sinto que preciso me especializar e aprimorar meus personagens. Mas PRECISO DE AULAS. Quando posso me matricular contigo? Moro em Porto Alegre e estou com grandes planos para animação, só não encarei ainda por que meus personagens estão ainda meio toscos. Sérgio Marques Teixeira, (51) 3336-1895 ou 8507-6763.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: