Blender 2.5 – Retopologia Parte IV


Retopologia de Personagens no Blender 2.5

A Ferramenta Mágica (Exercício 2)

Na quarta parte do estudo, vamos iniciar o processo de retopologia do modelo aprendendo a utilizar a ferramenta Project Individual Elements on the Surface of Other Objects, que fará com que o plano que criamos se projete sobre a superfície do modelo de referência, tornando o processo bem menos complicado.

Exemplo de Retopologia Parcial do Modelo

*Se você não leu os artigos anteriores, mas mesmo assim deseja acompanhar o tutorial de retopologia deste modelo, clique no link para fazer o download do arquivo Retopo_Start.rar que eu utilizei neste estudo.

1 – O Grande Segredo da Retopologia

O primeiro passo será descobrir a localização deste “Grande Segredo”. Abra o arquivo Retopo_Start.blend e pressione a tecla Z para mudar o modo de visualização para sólido. Entre em Edit Mode com o plano ainda selecionado. Vá ao header da 3DView, ao lado do comando Proportional e clique no ícone com o desenho de um imã chamado Snap During Transform (Veja na imagem).

Botão Snap During Transform

Em seguida, clique no botão ao lado Type of Element to Snap to (veja na primeira imagem) e no menu que se abre Snap Element, escolha a opção Face (segunda imagem).

Type of Element to Snap to

Menu Snap Element com a Opção Face Marcada

Note que ao fazermos isso, abrirá ao lado um novo botão chamado Project Individual Elements on the Surface of Other Objects. Esta é a “ferramenta mágica” que irá nos auxiliar durante todo o trabalho de retopologia. Veja na imagem abaixo.

Project Individual Elements on the Surface of Other Objects

2 – O Truque

Agora veremos como realizar o grande truque. Pressione a tecla S (scale) e veja que com isso, o plano “pula” para a superfície do modelo (primeira imagem). Em seguida reduza o plano até que ele fique com a largura da ponta do nariz (segunda imagem). Clique na imagem para ampliar:

O Plano Projetado e Reduzido na Superfície do Modelo com Scale

Este plano será a base de toda a Retopologia.

3 – “Retopologizando”

O vídeo a seguir, não possui áudio mas mostra em tempo real a retopologia parcial do rosto do personagem, utilizando como base o modelo em estilo cartoon criado no Sculptris/Pixologic. Para uma boa visualização, clique com o botão direito do mouse sobre o vídeo e escolha a opção Watch on Vimeo.

Neste caso, não basta apenas ter o segredo nas mãos ou saber como o truque é feito,… você ainda terá que praticar muito até desenvolver uma maneira própria de executar esta tarefa. A retopologia exigirá do modelador uma boa dose de disciplina e atenção, além de muita habilidade com as ferramentas de modelagem do Blender 3D.

Na quinta e última parte deste estudo, farei uma análise do vídeo e apresentarei dicas importantes na execução da Retopologia com o Blender 2.5. Aguarde!!

Bons Estudos!!

22 Respostas to “Blender 2.5 – Retopologia Parte IV”

  1. Hyuristyle Says:

    Muito Bom cara, muito bom mesmo! Ainda não tinha visto esse botão “mágico” no blender =D
    E ótima dica para retopologia!
    Bom trabalho.
    Valeu mesmo!
    Venho acompanhando seu blog há alguns mêses, mesmo sem comentar ainda =P ótimo material que você posta aqui.
    Continue com a excelência de sempre!

    Até mais!

  2. Thiago Kolb Says:

    valeu!!!
    😀

  3. fernandoreinicke Says:

    Valeu Thiago!!
    Abração.

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Hyuristyle,

    Agradeço pelos elogios em seu comentário.
    Seja sempre Bem Vindo!! Aqui a casa é sua,… entre e sinta-se à vontade =)

    Sucesso em seus estudos!!
    Do Amigo
    Reinicke

  5. Olá, Fernando!
    Suas dicas estão sendo muito valiosas!
    Eu comecei a treinar no sculptris agora e estou trabalhando em um modelo em que vou usar esse recurso. Muito obrigado!

  6. fernandoreinicke Says:

    Olá muffin,

    Muito Obrigado!! Fico realmente muito feliz e satisfeito =)
    Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  7. Excelente tutorial. Me ajudou bastante. Tenho o seu livro e recomendo pra todos que conheço. Esse vídeo do final também foi ótimo…sempre tive dificuldades pra modelar o nariz e vendo você modelar, parece até que é fácil. Parabéns.

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá Marcelo,

    Fico feliz e agradeço pelo ótimo comentário. Também pela recomendação do livro =)
    Sucesso em seus estudos!!

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  9. Alô, Reinicke, Fui dar uma espiada no blenderartists e o fórum ainda continua com problemas. Já está fazendo falta aquele site, mesmo para quem, como eu, só visitava. Entretanto por aqui a coisa continua a todo vapor🙂
    abraço,

  10. fernandoreinicke Says:

    Grande Marcos,

    Pois é… e o problema persiste =/
    Grato pela visita e pelo comentário. Volte sempre =D

    Abração do Amigo
    Reinicke

  11. Em primeiro lugar parabéns pelo blog, ele é otimo graças a sua iniciativa
    e dedicação com os amantes de CG. Esse tutorial esta muito bom contine assim. Um forte abraço e continuo esperando por mais tutoriais.
    Até a proxima..

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Denison,

    Muito Obrigado pelos elogio em seu comentário. Fico muito feliz!! =D

    Sucesso em seus estudos e… Volte sempre!!

    Do Amigo
    Reinicke

  13. Muito obrigado pelo tutorial!
    Material de primeira.
    Eu nem imagina que existia essa ferramenta no Blender.
    Sensacional!

  14. Luiz Fernando Says:

    Tenho uma duvida Xd estou usando blender a 2 semanas e tenho 2 projetos prontos,mas eles sao muito pesados e percebi que quando baixei este trabalho seu estava extremamente leve e uma coisa que nao consigo é vizualizar a imagem de esculpt mode no object mode,mas a sua tem como e nao soh isso percebi que no seu trampo nao aparece nada a mais que a imagem pronto,como modificadores e tals,como vc fez isso?ja postei em outros forum mas ate agora ninguem conseguiu me ajudarXD Muito obrigado e adimiro demais seus trabalhos .parabens

  15. fernandoreinicke Says:

    Olá Luiz Fernando,

    WOW!! Duas semanas de Blender e dois projetos prontos?? Muito Bom, Parabéns!!
    Pelo que você descreve,… talvez o seu computador é que não esteja suportando o número de subdivisões configuradas no modificador MultiResolution, razão pela qual seus modelos estão pesados.
    É necessária uma certa cautela na utilização deste modificador,… mas existem outros fatores como a ausência de uma Placa de Vídeo ou insuficiência de memória RAM… que também poderiam estar afetando esta performance.
    De qualquer maneira, é realmente difícil saber ao certo sem ter em mãos o arquivo original, então se desejar, me envie e vou procurar esclarecer ao menos parte de suas dúvidas, ok?
    Meu E mail: reinickestudio@hotmail.com

    Agradeço pela visita e pelos elogios em seu comentário \º/
    Sorte e Sucesso em seus estudos!!
    Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  16. Luiz Fernando Says:

    Cara desculpe é q nao tinha lido todos os posts do tutorial,vc exportou ele do sculptris por isso tava mais leve em blender,uso o Zbrush e nele tem como exportar pra blender até tem um plugin onde deixa a imagem extremamente leve sem perder detalhe mas nao sei como usar😄 mandei meu trabalhos para seu email espero que gosteXD teh mais amigo

  17. Jhonatan ( Twister Souza) Says:

    Olá Fernando.
    Meu nome é Jhonatan tenho 16 anos e mecho com blender há +- 2 meses já li todo o livro só Allan Brito só falta compra o seu,
    gosto muito de modelagem de qualquer tipo mais prefiro mais a de pessoas tipo pra filme,jogos etc, e já tenho uma noção de Blender Acho e conservista são Fantástico suas modelagens você é uma inspiração pra min Obrigado.
    Queria saber por onde eu começo na modelagem ? ou se tem algumas dicas .
    Muito obrigado ;D

    Até mais companheiro
    By : Twister Souza

  18. fernandoreinicke Says:

    Olá Twister Souza,

    Primeiro, muito obrigado pelo ótimo comentário! Fico muito feliz que meu trabalho sirva também como fonte de inspiração =)
    Foi um ótimo começo ter adquirido (e lido) o livro do Allan Brito – um guia de usuário que aborda praticamente todas as funcionalidades do Blender.
    A modelagem tridimensional é uma prática de solução de problemas e só a prática o levará à perfeição =)
    Uma boa forma de alcançar este objetivo é assistir vídeo tutoriais observando como os outros artistas solucionam estes problemas.
    Acesse este post aqui no Blog sobre os Cursos gratuitos sobre Modelagem e Animação de Personagens do Agair Gil e visite o seu canal no You Tube
    (link)

    Agradeço novamente!!
    Sorte e Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  19. Jhonatan ( Twister Souza) Says:

    Muito Obrigado Reinicke !
    Vou ver todas as videos-aulas obrigado pela força ,é que tenho sede de aprender blender eu me divirto fazendo minha coisa que penso etc é muito bom fazer algo que gostamos..

    Continue com esse trabalho maravilhoso que você desenvolve!
    Mais uma veis muitos Obrigado

    Abraço do amigo Twister Souza

  20. quando sai a parte 5?
    😀

  21. olá fernando reinicke, você poderia colocar meu blog de blender na sua lista??? Vou fazer uma página de links para outros blogs. valeu cara sou seu fã.. abração

    http://www.blog.adrianoponte.com <- blender suco

  22. fernandoreinicke Says:

    Olá Adriano Ponte,

    Pra começar, peço mil desculpas pela demora em responder sua mensagem… estive afastado de minhas atividades por conta de alguns problemas pessoais. Gostei bastante do conteúdo e já adicionei o link para o teu blog (Blender Suco), OK?

    Agradeço pelos elogios e peço desculpas novamente =)
    Desejo a você muita Sorte e Sucesso!!
    Um grande abraço do Amigo

    Reinicke

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