Blender Sculpt Mode – Obtendo Melhores Resultados


ImageO Sculpt Mode é um recurso indispensável na criação de personagens com o Blender 3D. Este modo de trabalho possibilita entre outras coisas, a criação de superfícies extremamente complexas e com um nível de detalhes que dificilmente poderá ser superado pela modelagem tradicional. Podemos contar também com a utilização de pincéis de transparências (Alpha Brushes), com texturas que irão enriquecer ainda mais a produção destes detalhes. Além disso, com o auxílio de recursos como o Render BakeRetopo, esses modelos em altíssima resolução gerados no Sculpt Mode, poderão servir como uma ferramenta muito eficiente na criação dos mapas de texturas e na confecção dos poderosos mapas de relevo e iluminação ( NormalMap e AOMap respectivamente).

Modelo Criado em Sculpt Mode

Modelo Criado no Sculpt Mode

  • Observe o modelo acima (clique na imagem para ampliar).

A cabeça desta criatura foi criada com o Sculpt Mode, a partir da modelagem de uma forma bem básica sobre um cubo, com 7 níveis de Multires. Neste artigo vou procurar compartilhar com vocês, alguns dos procedimentos que adoto para a obtenção de bons resultados com o Sculpt Mode do Blender, na criação de personagens.

Ferramentas de Esculpir (Sculpting Tools)

“Para alcançar resultados satisfatórios no trabalho com o Modo de Escultura (Sculpt Mode), é essencial que você esteja no mínimo familiarizado com os pincéis disponíveis e com o funcionamento dessas ferramentas de esculpir.” Este é o básico!

Image01a

Se você ainda não possui conhecimentos suficientes para a utilização desses recursos ou deseja complementar os conhecimentos que já possui, acesse esta página do Br/Manual – BlenderWiki (clique aqui), onde você encontrará informações claras que irão lhe ajudar a compreender todas as funções deste modo de trabalho, com uma descrição completa do funcionamento de cada uma das ferramentas de escultura. Depois, é só começar a praticar.

Preparando Blocos para Esculpir (Base Mesh)

Uma das coisas mais importantes a se considerar (…senão a mais importante), é o planejamento e a preparação de uma “boa base” para esculpir, tornando possível atingir um nível razoável de detalhes ao final do processo. Para isto, é necessário modelar previamente um Bloco em baixa resolução chamado de Malha Base (Base Mesh), que possua a forma e os principais detalhes do que se pretende esculpir. Por exemplo: Se você deseja modelar uma criatura feroz, de boca aberta, mostrando os dentes afiados e a língua, construa sua Malha Base preparada para esculpir todos os detalhes que você imaginou para o seu personagem.

Bloco Modelado a partir de um Cubo

  • Nas imagens acima, podemos observar nas vistas frontal e lateral, o Bloco utilizado para esculpir a criatura. Abaixo, vemos a criatura já esculpida nas mesmas vistas.

Image03

É bem verdade que você pode esculpir uma cabeça a partir de um simples Cubo, mas isto tornará o trabalho um tanto limitado resultando num modelo com aquele aspecto “repuxado” e também exigindo a utilização de níveis muito altos de Multires na produção dos detalhes menores. Ao mesmo tempo, o Cubo é a geometria ideal para a construção destes Blocos para Esculpir.

Subníveis de Múltipla Resolução (Multires)

Trabalhar em todos os níveis de Multires também poderá contribuir para que você obtenha uma malha mais organizada no trabalho de escultura digital. Nos níveis mais altos onde realmente serão aplicadas as técnicas de escultura, mas também nos níveis mais baixos que permitirão a manipulação desta geometria tanto no Modo de Escultura (Sculpt Mode) com a utilização do pincel Grab, quanto no Modo de Edição (Edit Mode) por meio dos subobjetos (vertices, edges e faces) utilizando as operações básicas (movimento, escala e rotação).

* Lembre-se que ao utilizarmos um objeto com Multires no Modo de Edição, não haverá a possibilidade de executar operações de subdivisão de malha (comandos como: SubdivideLoop Subdivide, Knife, Merge, etc estarão desabilitados). Mesmo assim, esta é uma solução fácil e rápida na organização da topologia de um modelo.

  • Veja na sequência de imagens abaixo, a malha em cada um dos  níveis de Multires utilizados.
O Modelo em 7 Níveis Diferentes de Multires

O Modelo em 7 Níveis Diferentes de Multires

  • Saiba mais sobre Multires acessando o Br/Manual – BlenderWiki (clique aqui).

Pincéis de Transparências (Alpha Brushes)

Uma técnica recomendável na criação dos detalhes para suas esculturas, é a utilização dos chamados Alpha Brushes. Estes pincéis no Sculpt Mode utilizados como texturas, produzem detalhes muito ricos dando aos seus personagens um aspecto único.

Como a utilização destes pincéis já foi bastante difundida aqui no blog, deixo um link (clique aqui) com todos os artigos listados sobre o assunto. Estou disponibilizando também um arquivo Zipado com os 30 Alpha Brushes que publiquei no blog ao longo do tempo (clique aqui).

Image05

Exemplos de Alpha Brushes

  • A imagem acima mostra alguns dos pincéis disponíveis para download (clique na imagem e amplie).

Criando Texturas (Render Bake)

Outra técnica interessante a ser aplicada com o Sculpt Mode, é a possibilidade de utilizar seus modelos para gerar mapas de texturas digitais. Com o auxílio do Render Bake, podemos praticamente transferir as características e os detalhes de um modelo em alta resolução (uma escultura) para um modelo de resolução mais baixa (uma malha). O resultado disso, são modelos muito consistentes e com uma aparência mais real.

  • A imagem abaixo mostra dois exemplos de mapas criados a partir deste recurso (clique na imagem para ampliar).
Image06

Mapas de Iluminação (AO) e Relevo (Normal)

  • Confira nas imagens a seguir, o resultado da aplicação destes mapas ao modelo de menor resolução (clique nas imagens para ampliar).
Image

Vista Frontal do Modelo com Mapas de Relevo e Iluminação Aplicados

Image07

Vista Lateral do Modelo com Mapas de Relevo e Iluminação Aplicados

  • Saiba mais sobre o Render Bake acessando o “making of” Biomachine – Sculpting (clique aqui), onde faço uma descrição detalhada do processo de produção desses mapas e sua aplicação.

 

 

 

Bons Estudos!!

14 Respostas to “Blender Sculpt Mode – Obtendo Melhores Resultados”

  1. Junio Marcon Says:

    Olá Reinicke… primeiramente gostaria de dizer q seu livro realmente tem um conteúdo espetacular, me ajudou bastante e tbm me mostrou ferramentas valiosas que nem conhecia até o momento…
    E gostaria de agradecer tbm pelas ótimas dicas com o recurso do Sculpt Mode, complementando ainda mais o capitulo abordado no livro.
    Parabéns… fico realmente impressionado com seu talento.

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Junio,

    Obrigado pela visita e pelo ótimo comentário =)
    Fico muito feliz com suas colocações sobre o conteúdo, pois este é realmente o grande objetivo do livro.
    Aproveite as dicas do artigo, estude e pratique a criação de personagens neste poderoso modo de trabalho
    que é o Sculpt Mode do Blender 3D.
    Agradeço novamente e desejo muito sucesso em seus estudos!!!

    Do Amigo
    Reinicke

  3. Thiago Kolb Says:

    valeu Fernando por mais um tutorial😀

    T+

  4. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Thiago, por mais um comentário ;D
    São algumas dicas que considero importantes…

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  5. Grande Fernando, impressionante! Muito bom mesmo… parabéns!

  6. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Marco,

    Fico muito feliz pela visita e pelo ótimo comentário \º/ Sucesso!!

    Grande abraço do Amigo
    Reinicke

  7. Reinicke, uma blz esse post. E como o mapa de AO aberto fica legal.

    7 níveis do multires! uau! é! estou precisando trocar de pc e já faz uns 4 anos:/

    Tens acompanhado o blog do projeto durian? Vai ser massa🙂

    um abraço,

  8. fernandoreinicke Says:

    Obrigado aí MMiller,

    O post possui algumas dicas que considero realmente importantes no trabalho com o Sculpt.
    Estes mapas gerados pelo Bake são mesmo incríveis (e poderosos).
    Tenho acompanhado o projeto, e gostei muito dos concepts
    e do modelo da Sintel. Concordo contigo… e acho que vai ser um show!!😉

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  9. tatudesigner Says:

    Realmente é um ótimo post!
    Esse é, sem dúvida, um poderoso recurso do Blender 3D e no qual preciso aprofundar meus estudos.
    Parabéns Reinicke pelas informações de alto nível que você sempre compartilha com todos.
    Um grande abraço.

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Heriton,

    O Sculpt Mode é realmente um grande “aliado” na criação e no desenvolvimento de personagens com o Blender 3D.
    Muito Obrigado pela visita e pelo ótimo comentário!! \º/

    Um Grande Abraço
    Do Amigo
    Reinicke

  11. parabens…vc sempre nos surpreende…

    vc é o “CARA” !!

  12. fernandoreinicke Says:

    Obrigado novamente =)

  13. Ola Reinicke,

    Um feliz ano novo para vc e família primeiramente… Depois gostaria de te fazer uma pergunta, estou tentando utilizar o sculpt mode do blender para dar mais algum realismo a uma cena que quero criar, até consigo o resultado que pretendido mas o problema é depois na hora de texturizar, não sei porque mas parece que a textura (imagem jpg) nos locais onde uso o sculpt mode ficam esticadas e horríveis! Será porque isso? Abraço

  14. fernandoreinicke Says:

    Grande Henrique Zorzan,

    Muito Obrigado!! Desejo o mesmo ao Amigo e aos seus familiares. Sempre é um grande prazer receber seus comentários =)
    Quanto à pergunta,… normalmente não aplico as texturas na própria escultura mas sim, numa cópia dela em baixa resolução. Neste mesmo artigo em que você comenta, há uma breve descrição do recurso Bake do Blender e do processo utilizado para gerar automaticamente mapas de relevos que simulam os detalhes da escultura em uma malha de menor resolução (Normal Map/AO Map). Esta técnica é muito utilizada na produção de jogos, que em nome da “jogabilidade” exige um controle maior sobre a quantidade de polígonos em uma malha.
    Não tenho certeza de que esta técnica soluciona especificamente o seu problema,… mas de qualquer forma é muito interessante. Visite o link a seguir para entender melhor este processo https://fernandoreinicke.wordpress.com/biomachine-modeling/biomachine-sculpting/

    Espero realmente ter ajudado e agradeço novamente a visita.
    Um Grande Abraço. Sorte e Sucesso!!
    Do Amigo
    Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: