Modelagem Orgânica – A Construção


Dividindo a Modelagem

Ogro_Video

Construir modelos orgânicos convincentes, exige muito mais de um modelador do que simplesmente a aplicação de técnicas ou conhecimentos sobre o software 3D que será utilizado. É necessário ir além e ainda imprimir muito esforço e dedicação até que o modelo realmente adquira as formas e os detalhes desejados. Além disso, possuir alguns conhecimentos sobre anatomia e proporção poderão contribuir muito para que se alcance resultados mais satisfatórios. Existem algumas técnicas bem simples com as quais podemos minimizar as dificuldades encontradas neste que é para mim, um dos desafios mais fascinantes no estudo da computação gráfica 3D.

Um método que utilizo mentalmente, consiste na divisão do trabalho de modelagem em três partes:

  1. A Construção.
  2. A Organização.
  3. O Refinamento.

A Construção

A construção de um modelo tridimensional pode ser definida como: até onde o artista consegue chegar aplicando seus conhecimentos e habilidades no uso das ferramentas de modelagem. Nesta fase, mesmo um modelador experiente utilizando recursos como imagens de referência (blueprints), obtém no máximo uma estrutura básica como resultado independente da técnica utilizada, e ainda terá que empregar muito esforço e dedicação até que o modelo esteja preparado para as próximas etapas do trabalho (como o mapeamento, a aplicação das texturas e a composição dos materiais). É também, nesta fase do trabalho que deverão ser planejados e executados os principais Edge Loops, que irão determinar a direção e o fluxo da geometria fazendo com que a estrutura da malha funcione como a “musculatura” do corpo do personagem. Todo este planejamento possibilitará a criação de modelos preparados para suportar todas as deformações e deslocamentos entre polígonos, comuns na animação 3D.

  • O vídeo abaixo mostra um pequeno exercício livre de construção do rosto de um personagem com a técnica Edge Modeling (Poly by Poly), utilizando como base um plano simples de quatro vértices com os modificadores MirrorSubsurf carregados, sem o auxílio de qualquer imagem ou desenho de referência. Esta é uma prática que utilizo e recomendo no estudo da modelagem orgânica.

Se você é cadastrado no Vimeo, poderá fazer o download do vídeo na respectiva página. O vídeo também pode ser assistido neste canal no YouTube http://www.youtube.com/user/fernandoreinicke.

*Agradecimentos especiais à Ciro MoreauMário Carvalho/Open Station.

Na segunda parte do artigo veremos o que chamo de “A Organização” da malha, que nada mais é do que a modelagem propriamente dita.

Bons Estudos!!


19 Respostas to “Modelagem Orgânica – A Construção”

  1. Thiago Kolb Says:

    valeu Fernando pelas Dicas e Ótimo Vídeo😀

  2. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Thiago,

    Ainda tenho que evoluir muito no que diz respeito a edição de vídeos =/
    mas sigo me arriscando =)

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  3. Muito dahora esse vídeo!!
    E os pontos de interrogação no final ficaram mto engraçados também xD

  4. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Déborah, \º/

    Fico muito feliz com seu comentário (incentivo),… me confesso bastante inseguro, pois não tenho muita prática e nem conhecimento de edição de vídeos =?
    Quanto à animação dos pontos de interrogação… essa foi a parte que eu mais gostei =D

    Grande abraço
    Do Amigo
    Reinicke

  5. Muito bom Reinicke parabéns cara !!! Bem legal o vídeo. Vai ter continuação? aguardamos mais ! abraço cara !

  6. Mas a edição do vídeo você fez no Blender mesmo?
    Da para fazer muita coisa legal no próprio editor de vídeo do Blender (faz umas 2 semanas que eu aprendí mesmo a usar ele), né? A única coisa que eu ainda não sei direito é como colocar o audio no vídeo final…
    Mas o seu vídeo ficou legal sim ^^
    Já baixei e está guardado na minha pasta de tutoriais de Blender =)

    Até mais, abração.
    Déborah

  7. fernandoreinicke Says:

    Grande Ledd,

    Muito obrigado!! Fico feliz com essa repercussão =)
    Sim terá continuação!! Aguardem =D

    Grande abraço do Amigo
    Reinicke

  8. fernandoreinicke Says:

    Ôi Deb,
    Sim, a edição foi toda feita no VS Editor do Blender =)
    Concordo com você, o editor é muito bom mesmo… ainda estou aprendendo (engatinhando) =?
    Fico feliz que tenha gostado do vídeo e certamente isso servirá como um grande incentivo para que eu produza “mais do mesmo” =D
    Quanto ao áudio,… visite este link e aprenda com o Mango Jambo:

    http://mangojambo.wordpress.com/2008/11/04/blender-tutorial-como-criar-um-simple-slide-de-fotos-no-video-sequencer-do-blender-portuguese-on-vimeo/

    Agradeço novamente seus comentários recheados de elogios =)
    Sorte e Sucesso!!
    Do Amigo
    Reinicke

  9. Mestre Reinicke,

    Este é um excelente video tutorial sobre modelagem de personagens. Materiais como estes são raros de se encontrar pela internet, principalmente um tão caprichado. Embora as imagens de referência ajudam e muito durante a modelagem, nem sempre podemos tê-las em mãos. Este video ensina que com o domínio da ferramenta, noções de desenho e criatividade, é possível criar verdadeiras obras de arte 3D.

    Agradeço pelo grande material!
    De sua amiga,
    Andréia.

  10. Ôi Andreia,

    Mesmo recebendo o título de “Mestre” =),… eu ainda terei muito o que aprender, sempre!! Fico feliz com suas impressões sobre o trabalho, este tipo de manifestação não deixa de ser em parte o reconhecimento ao trabalho que tenho realizado com o Blender 3D nos últimos anos, e fico muito satisfeito com isso. A propósito, o vídeo foi postado lá na Blender Nation também… \º/\º/\º/
    http://www.blendernation.com/blender-reinicke-edge-modeling-timelapse/

    Agradeço pelo ótimo comentário. Sorte e Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  11. Olá Reinicke,

    Sensacional!!!

    Essa é a palavra para definir seu trabalho. Há pouco mais de 3 meses comprei seu livro “Modelando personagens com o Blender”, e devo afirmar que tem me ajudado bastante no entendimento de uma modelagem perfeita e sem defeitos na malha. No entanto, tenho muito pouco tempo para estudar e por vezes tenho que reiniciar o estudo do princípio. Mas de qualquer forma os poucos momentos que passo na frente do blender tem me deixado cada vez mais satisfeito com os resultados.

    Parabéns pelo brilhante trabalho e espero novos post´s no blog.

    grande abraço

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Waymoot,

    Muito Obrigado pelos elogios em seu comentário. Fico duplamente feliz =)
    Primeiro, por saber da evolução de seus estudos em modelagem, (…mesmo sem dispor de muito tempo para estudar, como você diz) e segundo, pelo fato do livro estar cumprindo o seu principal papel que é o de ensinar modelagem de personagens no Blender 3D.
    São manifestações como a sua que me levam a crer que estou trilhando pelo caminho certo!!

    Agradeço novamente por seu ótimo comentário!
    Sorte, Sucesso e Bons Estudos!!
    Do Amigo
    Reinicke

  13. Olá , parabéns mestre muito bom seu trabalho , comprei seu livro faz um tempinho e ta me ajudando muito , ahh onde eu posso conseguir aquela imegem de referencia do ultimo exercicio?
    abraço!!!!

  14. fernandoreinicke Says:

    Olá Almir,

    Agradeço por sua visita e pelos elogios em seu comentário.
    Estou lhe enviando um e-mail com todas as informações necessárias, ok?

    Grande abraço e Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  15. poxa!!vida…
    cara vc é d+++…
    espero que algum dia eu consiga…
    façanhas como essas!!
    parabéns vc é um verdadeiro PROFISSIONAL..
    CONTINUE COM OS TUTORIAIS NO VIMEO…POR FAVOR…
    TCHAU…TE ADMIRO!!!

  16. fernandoreinicke Says:

    Olá Taciano,

    Obrigado pela visita e pelo ótimo comentário. Desejo também que você consiga realizar suas próprias façanhas e se torne um ótimo profissional =)
    Assim que for possível volto a postar vídeos…

    Sorte e Sucesso
    Do Amigo
    Reinicke

  17. como vc faz esse método livre ai???????

  18. fernandoreinicke Says:

    Olá Marcelo,

    Grato pelo comentário =)
    São necessários conhecimentos básicos sobre modelagem poligonal e o domínio da técnica Edge Modeling…

    Abraços
    Reinicke

  19. Olá Fernando,
    estou querendo a começar a fazer animações ao estilo cartoon e queria saber se você tem algumas sugestões de tutos e videos que eu possa usar para fazer as minhas animações ( mais especificamente sobre a modelagem).

    Obrigado e continue assim com um ótimo trabalho.

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