Tratando Normal Maps no Gimp


3D Tao – Treating Normal Maps in Gimp / Tratando Normal Maps no Gimp

Foi publicado um ótimo tutorial de suporte aos recentes vídeos “Fatbird Timelapse”  no blog 3D Tao, mostrando uma forma bem simples de tratar no Gimp (ou outro software de tratamento de imagens), os Normal Maps gerados pelo Blender 3D (ou outro software 3D). Esta é uma maneira rápida e fácil de acentuar ainda mais os relevos e texturas criados no modelo pelo Sculpt Mode. É claro que para acompanhar e executar esta tarefa, será necessário além de um conhecimento prévio do funcionamento deste recurso, ter em mãos os Normal Maps para o tratamento.

Visite este link (clique aqui) e confira o tutorial. Como já é de costume, o Ledd disponibiliza o material em duas línguas (Inglês e Português). Veja abaixo, duas imagens comparativas mostrando o resultado do estudo (antes e depois):

exemplo1

Bons Estudos!!!

8 Respostas to “Tratando Normal Maps no Gimp”

  1. thiago kolb Says:

    belo tutorial do 3d tao, agora preciso ter mesmo modelo em low poly pra Normal Maps funciona?????

    Fernando queria saber onde você criou aqueles seus brushes e se você poderia me da uma idéia como crio meus próprios brushes😀

    postei la no blog meu primeiro modelo em sculpt mode😛

    flw

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,

    Enviei por e-mail um alpha brush/.Psd… acho que por aí dá pra ter uma idéia. Gostei dos estudos sobre Sculpt Mode em seu blog… =)

    Sucesso em seus estudos!!

    []”s Reinicke

  3. Boa noite, Reinicke.

    Você parece ler meus pensamentos, estava realmente atrás de um bom material sobre normal maps. Ainda tenho muito a aprender sobre as técnicas de texturas, principalmente aplicadas a personagens de games, e o normal maps mostra ser o processo ideal.

    Muito obrigada!
    Forte abraço.
    Andréia.

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Andreia,

    Seja sempre bem vinda.
    Ainda não estou conseguindo esta façanha de conseguir ler seus pensamentos… =) mas fico muito feliz com seu comentário.
    Espero realmente, que você sempre encontre coisas interessantes por aqui…
    Sobre Normal Maps, recomendo que você faça o download dos videos do Leonardo Davi (3D Tao) intitulados Modelando um Monstro, segue o link…

    http://3dtao.wordpress.com/2008/11/08/video-tutorial-modelando-um-monstro/

    Há um tesouro escondido para você nestes vídeos =)

    Um Grande Abraço
    Sorte e Sucesso!!

    Do Amigo
    Reinicke

  5. oi Reinicke, quando vi o personagem me perguntei: é um chimango ou maragato?🙂 hehe!

    um abraço,

  6. Muito boa esta dica. Para os arquitectos é bom porque já sei fazer a imagem do chao nos projectos.
    Obrigado

  7. fernandoreinicke Says:

    Mas Bah, Tchê!! =)

    Grande abraço
    Do Amigo
    Reinicke

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá Arquitecto,

    Grato por sua visita e por seu comentário.
    Seja sempre bem-vindo!!

    Bons Estudos!!
    Reinicke

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