TreesFromCurves Script – Parte III


Gerando as Folhas

Exemplo de Folhas Criadas Com o TreesFromCurves

Exemplo de Folhas Criadas Com o TreesFromCurves

Esta é a conclusão do estudo sobre o script TreesFromCurves. Na terceira parte deste tutorial vamos aprender a gerar e distribuir as folhas sobre os galhos da nossa árvore a partir de uma geometria primitiva. Basicamente o processo de criação das folhas consiste em se modelar uma folha a partir de um plano simples (Plane), e depois utiliza-la no script como uma espécie de “matriz” que servirá para gerar todas as demais folhas. Veja na imagem acima, o exemplo do exercício que vamos realizar/clique na imagem para ampliar.

Uma Folha Simples

Modelando uma Folha a partir de um plano

Para a confecção das folhas da nossa árvore vamos utilizar um plano, que é uma das geometrias primitivas mais simples existentes no Blender. O objeto criado a partir deste plano irá definir o formato de todas as folhas podendo ser este, um objeto simples (uma única folha) ou um objeto composto (um ramo de folhas). Vamos ao nosso exercício:

1 – Cerifique-se de que o cursor 3D esteja posicionado na base do tronco. Este é o local onde vamos construir um novo objeto que servirá como matriz para a confecção das folhas. Caso o cursor ainda não esteja posicionado, selecione o tronco na primeira camada, pressione Shift + S (Snap)e escolha a opção Cursor – Selection. O objeto que vamos criar a seguir será nomeado como Folhas, e deverá estar na mesma camada onde se encontra o tronco da árvore gerado pelo script na primeira parte do tutorial.

Snap Cursor Selection

Snap Cursor - Selection

2 – Pressione a tecla Z para mudar o tipo de desenho (Draw Type) para Wireframe, e pelo 3D View Top (Tecla 7) vamos criar o novo objeto que dará origem as folhas da nossa árvore. Pressione a barra de espaços e escolha Add/Mesh/Plane, em seguida pressione a tecla N (Transform Properties) e no campo OB: renomeie-o como Folhas. Vamos agora modelar este plano para que ele fique semelhante a uma folha. Veja abaixo o plano já criado e renomeado na vista Top/Clique na imagem para ampliar:

Plano Renomeado como Folhas

Plano Visto do Topo Renomeado como Folhas

*Dica: Muitas vezes quando criamos uma cena utilizando vários objetos,  torna-se um pouco confuso trabalhar cada um deles separadamente. Poderíamos utilizar o recurso das Layers como solução, mas neste caso queremos que o nosso objeto permaneça na mesma camada do tronco, então utilizaremos um outro recurso bastante simples e muito eficiente: Com o Plano selecionado, pressione a Barra (/) do teclado numérico. Este atalho de teclado mantém visível somente o objeto selecionado ocultando todos os demais. Isso permite que se modele cada um dos objetos da cena individualmente, tornando o trabalho muito mais limpo e dinâmico. Para reverter a operação e visualizar os outros objetos, pressione a Barra novamente.

Farei uma descrição de como foi modelada a folha, mas é importante salientar que a modelagem aqui tem um papel secundário pois o objetivo real do tutorial é a compreensão do funcionamento do script TreesFromCurves de uma forma geral.

3 – Para modelar a folha, você deverá subdividir este plano duas vezes. Pressione a tecla W (Menu Specials) e escolha a opção Subdivide, em seguida repita a mesma operação W/Subdivide. Veja na sequência, o plano e suas subdivisões:

Duas Subdivisões em Um Plano

Duas Subdivisões em Um Plano

4 – Pressione a tecla A para limpar a seleção e com um Border Select (tecla B) selecione toda a fileira de vértices do topo, depois pressione a tecla B novamente e mantendo a tecla Shift pressionada, selecione também toda a fileira de vértices da base. Em seguida pressione a tecla X e delete os vértices selecionados. Veja nas imagens abaixo o resultado dessa operação:

Apagando os Vértices

Apagando os Vértices

5 – Selecione os quatro vértices das extremidades e com a tecla S diminua a escala deixando a fileira de vértices do centro (horizontal) com uma forma mais pontiaguda, veja na primeira imagem. Em seguida selecione a fileira de vértices do centro (vertical) e aumente um pouco sua escala (segunda imagem).

Alterando a Escala dos Vértices

Alterando a Escala dos Vértices

6 – Saia do modo Wire (tecla Z) e faça a seguir mais duas subdivisões horizontais, mas desta vez utilizando a ferramenta Loop Subdivide (teclas Ctrl + R). Faça o primeiro corte horizontal (linha majenta) na área superior da folha e em seguida mova este corte (trilho verde) aproximando-o dos vértices da fileira central (veja na primeira imagem). Em seguida repita a operação na a área inferior da folha (segunda imagem).

Corte Horizontais Com o Loop Subdivide

Corte Horizontais Com o Loop Subdivide

7 – Selecione  toda a fileira horizontal de vértices no centro da folha (primeira imagem) e pela vista frontal (tecla 1) faça um pequeno rebaixamento movendo esta seleção levemente pelo eixo Z. Veja na segunda imagem que foi criado um sulco por toda a extensão da folha:

Criando um Sulco na Extensão da Folha

Criando um Sulco na Extensão da Folha

8 – No menu Specials (tecla W) aplique Set Smooth e em seguida adicione o modificador Subsurf com apenas 1 Level. O próximo passo é mover a folha e ajustar o seu centro. Em Objet Mode, mova a folha até que o cursor fique em uma de suas extremidades. Veja na primeira imagem que ao deslocar a folha o centro do objeto acompanha este movimento, mas precisamos fazer com que este centro esteja posicionado sobre o cursor 3D que se encontra em uma de suas extremidades. Então vá ao painel Editing (F9), na aba Mesh e escolha Center Cursor para que o centro do objeto seja movido até o cursor 3d (segunda imagem).

Deslocando o Centro do Objeto Sobre o Cursor 3D

Deslocando o Centro do Objeto Sobre o Cursor 3D

9 – Para finalizar faça mais alguns ajustes na modelagem da folha  e adicione um novo material na cor verde, concluindo assim o modelo. Lembre-se que este objeto será multiplicado pelo script e isso exigirá uma capacidade maior de processamento, então procure mantê-lo o mais simples possivel. Como havia descrito anteriormente, as folhas que serão utilizadas pelo script, podem ser formadas por um objeto simples (uma folha) ou por um objeto composto (um ramo de folhas). Veja nas imagens abaixo estes dois exemplos:

Objeto Simples e Objeto Composto

Objeto Simples e Objeto Composto

Perceba que o ramo de folhas mostrado na segunda imagem, nada mais é do que o mesmo objeto duplicado algumas vezes e depois distribuído ao redor de seu centro em Edit Mode (…da mesma forma que criamos anteriormente os recipientes para gerar os galhos da árvore). Fica aqui então uma boa dica: exercite esta prática e crie diferentes tipos de folhas ou ramos para utilizar em conjunto com o script TreesFromCurves.

Distribuindo as Folhas Pelos Galhos

Usando as Folhas Como Matriz

Vou utilizar o ramo de folhas para realizar o exercício a seguir , mas se você deseja compreender o processo de uma forma um pouco mais simples, poderá usar apenas a folha que modelamos. O importante é mesmo entender como funciona todo este processo,… a evolução virá com a prática”. O que faremos a seguir será inserir o objeto nomeado como Folhas no script, que por sua vez fará a distribuição do mesmo sobre os galhos da árvore de acordo com as configurações.

10 – Para exibir novamente o tronco de nossa árvore que permaneceu oculto enquanto modelávamos, pressione Barra (/NumPad). Perceba na imagem abaixo, que o ramo de folhas se encontra na base do tronco e com um tamanho totalmente desproporcional em relação à árvore. Não se preocupe com isso porque depois de inserido ao script este objeto irá tornar-se invisível ao render. Pelo 3D View Front (1 NumPad) selecione o tronco da árvore e ative novamente o script selecionando Scripts/Wizards/TreesFromCurves.

Folhas na Base do Tronco

Folhas na Base do Tronco

11 – Com o tronco ainda selecionado, vá até a janela de configurações do script e pressione o botão Generate Leaves para abrir seus parâmetros. Mude o valor de Size para 0.0600 e em seguida aumente Density para o máximo (1.0000). No campo OB: digite o nome de seu objeto (Folhas) e clique no botão Generate From Selection para gerar as folhas a partir do modelo criado. Veja os parâmetros na imagem abaixo/Clique para ampliar:

Gerando as Folhas Com o TreesFromCurves

Gerando as Folhas Com o TreesFromCurves

Lembre-se sempre de salvar seus parâmetros no script com o botão Write Prefs from Sel, do contrário você terá que reconfigurar tudo novamente, caso feche o arquivo.

Considerações Finais

Controle de Tamanho

Veja que as folhas ficaram bem pequenas, pois utilizei um valor bem baixo em Size. Fiz isso com o propósito de mostrar que existem duas maneiras distintas de se controlar o tamanho das folhas da árvore: a primeira é aumentando o valor de Size e depois pressionando o botão Generate From Selection no próprio script, e a segunda é selecionando o objeto Folhas na base do tronco e pressionando a tecla S (Scale) para aumentar ou diminuir sua escala, obtendo assim resultados em tempo real. Teste essas Possibilidades!!!

Mais Sobre

* Leia as informações da Blender Wiki e assista a um ótimo vídeo tutorial disponível nesta  página, sobre o script TreesFromCurves (em inglês):

http://wiki.blender.org/index.php/Extensions:Py/Scripts/Manual/Wizards/TreeFromCurves

* Leia este post escrito pelo próprio autor do script contendo informações adicionais (em inglês):

http://www.bigbuckbunny.org/index.php/trees/

E assim está concluído o estudo do TreesFromCurves. Espero que todos tenham gostado e principalmente, que todos tenham compreendido bem o funcionamento deste poderoso script do Blender 3D.

Bons Estudos!!!

42 Respostas to “TreesFromCurves Script – Parte III”

  1. Alex Santos Says:

    Consegui!
    O problema foi ki eu atualizo o blender mas naum excluo a versão anterior antes di instalar as novas versões. Quando vai instalando uma versão ensima da outras naum fika tudo configurado correto. A solução foi desinstalar o blender excluir a pasta Blender Foundation e por final instalar o blender novamente.

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Alex,

    Fico feliz que tenha resolvido o problema,…
    acompanhe então os tutoriais do TreesfromCurves
    que é um script muito eficiente na construção de modelos
    de árvores.
    Bons Estudos, Sorte e Sucesso!!

    Do Amigo
    Reinicke

  3. Ufa! Acabou einh Reinicke?

    Parabéns pelo tutorial, e obrigado por compartilha seus conhecimentos com a comunidade blender!

    Abraços,
    Bruno Alberto

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Bruno Alberto,

    Muito obrigado!!! Ufa! Finalmente consegui concluir o tutorial. =)
    Espero que seja bastante útil e que todos possam compreender
    um pouco mais sobre este poderoso script do Blender 3D.

    Grato novamente pela visita e por seus comentários.

    Abraços Do Amigo
    Reinicke

  5. Bruno, Dalfior Says:

    Cara este tutorial pra mim vai ficar pra historia, valeu mesmo mais uma vez mto obrigado… vc nem imagina como me ajudou… vlw… um abraço…

  6. fernandoreinicke Says:

    Olá Bruno,

    Muito obrigado!! Fico feliz em ter lhe ajudado.

    Bons Estudos!
    Reinicke

  7. Rodrigo Rudenas Says:

    Ola

    Ótimo Tutorial, mas infelizmente na hora de gerar as folhas o meu volta ao tronco inicial, sem os galhos finos e com as folhinhas prontas, rsrs
    ai dou um CRTL + Z, e BUG, da erro.

    A antes que eu me esqueça o livro: Modelando Personagens com o Blender 3D, é sua altoria não é Reinicke? Comprei ele esta semana.
    😉

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá Rodrigo Rudenas,

    Muito Obrigado!
    Isso aconteceu por que você não gravou suas preferências no script (Write Prefs from Sel).
    Sugiro que você refaça o tutorial desde o começo e com bastante atenção, até compreender o seu funcionamento.

    Sim Rodrigo, sou eu o autor do livro… espero que este lhe seja de grande auxílio no estudo de modelagem de personagens.

    Agradeço novamente por sua visita e seu comentário…
    e Bons Estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  9. thiago kolb Says:

    estava aguardando a parte 3😀

    vlw pelo tutorial

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,

    Procure acompanhar o tutorial desde o começo para entender bem todo o processo…

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  11. Alex Santos Says:

    Olá Reinicke!
    Muito bom esse tuto, mas estou com uma grande duvida, ao fim desse processo de criação da arvore ela já está pronta para ser animada e renderizada, mas na Game Engine naum aparece nada. O ki eu devo fazer?

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Alex Santos,

    Obrigado pela visita e por seus elogios =) … Lamentavelmente não vou poder esclarecer a sua dúvida, pois eu não utilizo a GE do Blender.

    Abraços
    Reinicke

  13. Renato Souza Says:

    olá Fernando Reinicke!

    gostei muito do tutorial mais não consigo concluir, o blender diz que executou uma operação ilegal e será fechado quando eu mando o script gerar as folhas a partir do objeto (plano modificado).
    você sabe o porque?

    abraço! e muito obrigado.

  14. fernandoreinicke Says:

    Olá Renato Souza,

    Esta é uma operação que realmente irá exigir de seu equipamento maior capacidade de processamento…. mas não sei lhe responder precisamente o que ocorre.
    Pode ser uma série de fatores… Seu computador é muito antigo? Qual o OS que você utiliza? Windows, Linux?
    Quanto tem de memória RAM? Isso acontece frequentemente com o uso do Blender em seu computador???
    Espero realmente que você resolva este problema e consiga concluir o tutorial, para poder usufruir deste poderoso recurso que é o TreesFromCurves Script.

    Um grande abraço do Amigo
    Reinicke

  15. Game Development Says:

    Olá,

    Estou estudando o Blender a poucos dias mas já estou modelando bem.
    Me impressionel com a facilidade que é aprender a usa-lo segindo alguns tutoriais.
    Antes achava a interface estranha mas depois que se acustuma fica tão fácil de se movimentar no programa.

    Tem algumas coisas simples que nunca acho pesquisando.

    Uma dúvida:
    Tenho um edge reto e rotacionado com 3 vertices. Como movo o do meio para cima e para baixo (diagonalmente) sem deformar a forma reta o edge?

    Seu blog é bem completo e até tem um livro!
    Coisas assim são para se orgulhar muito. ^^

  16. fernandoreinicke Says:

    Olá Christian,

    Fico feliz que esteja gostando de estudar o Blender, pois este é um software extraordinário.
    Agradeço seus elogios em relação ao blog e ao livro, dos quais me orgulho muito sim =) … se tiver oportunidade e/ou condições,
    adquira o livro Modelando Personagens com o Blender 3D.
    Quanto à sua dúvida, confesso que não entendi muito bem =/
    Já experimentou participar dos fóruns de discussões nos sites da Comunidade Blender do Brasil?? Abaixo listo alguns links…

    http://www.blender.com.br/
    http://www.blendermasters.com/cms/pt-br
    http://blendertotal.wordpress.com/
    http://www.procedural.com.br/

    Eu recomendo, pois você poderá postar imagens de pontos nos quais você tem mais dúvidas e discuti-las com os demais participantes.

    Agradeço novamente…
    Um Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  17. Olá,
    Queria parabenizar vc por esse tutorial, q diga se passagem é muito interessante!
    Sou iniciante no blender e uma das coisas q mais me chamavam atenção era como os artistas conseguiam fazer arvores, devido à complexidade do modelo; consegui fazer até terceira parte, mas aconteceu uma coisa q eu achei estranha: depois q eu gerei as folhas na árvore eu fui mover o objeto q gerou as folhas (o plano), da base da arvore para outro layer, assim como os outros, e as folhas desapareceram, aí tentei tentei mover para um dos galhos e as folhas se afastaram da árvore, depois fiz todo o tutorial de novo pra ver se eu não tinha esquecido de nada e não deu certo! aconteceu a mesma coisa!
    como eu poderia fazer pra não ficar com modelo inicial das folhas na base da arvore? o q devo ta fazendo de errado?

    Valeu! um abraço!

  18. fernandoreinicke Says:

    Olá WGLADSON,

    Muito obrigado!! Fico feliz que o tutorial esteja lhe ajudando, mas… você não está fazendo nada errado =)
    O modelo das folhas deve mesmo permanecer na mesma camada do tronco, pois o script se utiliza do centro destes dois objetos para executar a tarefa de distribuir as folhas pelos galhos.
    Só para você entender,… há dois pontos importantes a considerar:
    Primeiro: o modelo inicial Folhas não é “renderizável” ou seja, não irá aparecer no render.
    Segundo: você só poderá mover este objeto em Edit Mode e com todos os vértices selecionados,
    pois desta forma o centro do objeto irá se manter no local de origem.
    Então, partindo-se do princípio de que a cena terá um terreno, você poderá movê-lo para baixo do mesmo.

    Espero ter lhe esclarecido a dúvida….
    Grande abraço e … Bons Estudos

    Do Amigo
    Reinicke

  19. WGLADSON Says:

    Valeu aí mesmo! origado por esclarecer essa dúvida!

  20. Cara esse tutorial foi otimo tirou minhas duvidas sobre como fazer arvores no blender, eagora tudo ficou facil, valeu mesmo. pelo otimo tutorial.

    ha será que vc poderia ensinar a fazer um meteoro em chamas que ao atingir a superficie gere um monte de fragmentos, consegui até criar um mas ao explodir em vez de fragmentos são gerados pedaços de malha sem volume já mexi em varias conf. mas não consegui gerar os fragmentos, se puder me ajudar desde ja agradeço !

  21. thiago kolb Says:

    provavelmente não estou no lugar correto pra posta mas queria que você desse uma olhada la no meu blog por que criei um Pinguin em box modeling queria saber onde posso melhorar o modelo😀

    flw

    (esperando seu próximo livro)

  22. fernandoreinicke Says:

    Muito obrigado Osiris

    Pelo elogio em seu comentário. Fico feliz em poder ajudar =)
    Quanto ao seu pedido… será um tanto difícil publicar um tutorial deste tipo, no espaço (…e com os recursos) que disponho no momento.
    De qualquer forma, agradeço a mensagem.

    Abraços
    Reinicke

  23. Oi Reinicke,

    Como sempre informação da mais alta qualidade em seu blog! Excelente artigo! Ajudou imenso! Quem sabe… Sabe! Abraços

  24. fernandoreinicke Says:

    Olá Henrique,

    Grato pela visita e por seus elogios.
    Fico muito feliz em poder ajudar… =)
    Com o Blender, Quem sabe… Ensina! Bons Estudos!!

    Abração do Amigo
    Reinicke

  25. tatudesigner Says:

    Ótimo tutorial Reinicke.
    Esse blog tá de parabéns e está ajudando muitos que querem aprender mais sobre essa extraordinária ferramenta que é o Blender!!!
    Abraços.

  26. fernandoreinicke Says:

    Olá Heriton,

    Muito obrigado por seus elogios.
    Esta, sempre foi a principal razão para o blog existir.
    Fico feliz em poder ajudar (incentivar) =)

    Abraço e Sucesso.
    Reinicke

  27. uhuuuuu
    consegui xD vlw Reinicke
    me ajudou muito

  28. fernandoreinicke Says:

    Olá Murilo,

    Fico feliz em poder ajudar. =)
    Bons Estudos!!

    []”s Reinicke

  29. em tem como usar esta arvore no GE do blender??
    pois tentei usar e a arvore num aparece é só pra renderizaçao?

  30. fernandoreinicke Says:

    Olha Murilo eu não posso lhe responder com certeza, pois não utilizo a GE do Blender. Mas acredito que seja possível sim, desde que você converta tanto o tronco quanto as folhas para uma malha (Convert to Mesh = Alt + C) e retire o modifier Subsurf. Sugiro que converse com alguém que tenha conhecimento sobre isso =)

    Abraços
    Reinicke

  31. ok vlw

  32. NÃO IMAGINEI QUE FOSSE TÃO SIMPLES. TRI LEGAL!!!!!!!

  33. fernandoreinicke Says:

    Olá CHICO,

    Tratando-se de um objeto tão complexo como uma árvore em 3D, realmente o funcionamento do script é bem simples.
    Fico feliz que tenha gostado, agradeço pela visita e pelo comentário “Tri Legal” =)

    Bons Estudos!!
    Abraço
    Do Amigo
    Reinicke.

  34. Nossa,ótimo tutorial cara,meus parabéns!

    Me ajudou mt!

    Cara,um probleminha,eu ñ to conseguindo faze as folhas ficarem na árvore,da erro.
    😦

    Mais valew ae,ja me ajudo mt!

    Falow!!!!!

  35. fernandoreinicke Says:

    Olá João Pedro,

    Muito Obrigado!! Fico feliz que o tutorial tenha lhe ajudado…
    Quanto ao “probleminha”, provavelmente esteja aqui:

    …”Lembre-se sempre de salvar seus parâmetros no script com o botão Write Prefs from Sel,
    do contrário você terá que reconfigurar tudo novamente, caso feche o arquivo.”

    Sucesso em seus estudos!
    Do Amigo
    Reinicke

  36. […] usando Curva de Bezier e um plano. O plano em formato de folha foi um tutorial 2 parte que segui do blog do Fernando Reinicke (Criando folhas/Gerando) deste parti para um estudo de converter curvas em meshe. Você faz uma […]

  37. Reinicke , não estou conseguindo colocar as folhas na arvore, quando eu aperto GENERATE FROM SELECTION as folhas aparecen do lado da arvore =/ . não entedo fiz de tudo ! espero que me ajude =)

  38. fernandoreinicke Says:

    Olá Maykon,

    Isto ocorreu por que você moveu a folha para o lado e consequentemente o seu centro foi movido também. A base da folha e a base do tronco devem estar alinhados pelo mesmo centro. Alinhe o cursor 3D (Shift + S/Cursor ->Selection) pela base do tronco e em seguida alinhe a base da folha pelo cursor (Shift + S/Selection->Cursor).

    Sucesso em seus estudos
    Do Amigo
    Reinicke

  39. consegui fazer tudo, só que nao consigo colocar texturas nas folhas e troncos ja fiz umas 5 ou 6 vezes o tutorial e mesmo asism nao deu certo, a textura so fica na opcao textured e quando clico en solid nao aparece a textura!

  40. fernandoreinicke Says:

    Olá josué,

    Pelo visto então, você fez tudo certo =)
    No Blender as texturas só ficam visíveis mesmo no modo textured (Draw Type), o solid não mostra texturas.

    Abraços
    Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: