TreesFromCurves Script – Parte I


Criando Árvores com Curvas

Exemplo de Árvore Gerada pelo Script

Exemplo de Árvore Gerada pelo Script Trees From Curves

O script Trees From Curves escrito por Campbell Barton (ideasman42), foi desenvolvido para o Projeto Peach e a partir da versão 2.46 foi introduzido como um plugin nativo, ou seja é instalado junto com o Blender 3D. Com este poderoso script é possível criar árvores muito realistas e detalhadas, partindo-se de geometrias simples como curvas (veja o exemplo acima/clique na imagem e amplie).

Na primeira parte deste tutorial, faremos uma abordagem geral do funcionamento das Curvas Bezier, mostrando algumas dicas e atalhos para utilizá-las de forma mais produtiva na construção dessas árvores. Seguindo com um pequeno exercício, vamos construir o tronco e os principais galhos com estas curvas, e em seguida faremos uma pequena introdução ao script Trees From Curves, convertendo estas curvas em uma malha.

Curvas 3D – Short Cuts

Veja abaixo alguns dos atalhos que utilizaremos, na criação do tronco e dos galhos principais da árvore que vamos construir em seguida:

Teclas Alt + S (Shrink/Fatten Radius) – Aumenta ou diminui a escala (diâmetro) de cada ponto de uma curva 3D.

Tecla W (Specials) – Menu para operações com curvas, onde é possível encontrar as opções de subdividir, suavizar, mudar a direção de uma curva e até inserir parâmetros numéricos de raio (no caso de curvas 3D).

Teclas Shift + D (Duplicate) – Duplica os pontos selecionados em uma curva.

Teclas E (Extrude) – Cria novos prolongamentos para a curva e pontos selecionados. Esta operação também pode ser efetuada com o comando Ctrl + Clique/Botão Esquerdo.

Teclas Shift + H (Auto Handles) – Transforma a curva em uma reta. Estas configurações também podem ser acessadas pelo painel Transform Properties (Tecla N)

Criando o Tronco

Configurando uma Curva 3D

1 – Então vamos praticar. No 3D View Front, pressione a tecla X e apague o Cube default. Em seguida, com a Barra de Espaços adicione uma Bezier Curve à cena (Add/Curve/Bezier Curve). A imagem abaixo mostra que a curva quando criada no espaço 3d, já se apresenta no modo de edição (Edit Mode).

Bezier Curve

Bezier Curve

2 – Com a curva selecionada, pressione as Teclas Shift + H (Auto Handles), para torná-la uma reta. No painel Editing, na aba Curve and Surface habilite o botão 3D e desabilite os botões Back e Front. Em seguida, aumente o valor de Bevel Depth para 0.100, e logo abaixo aumente o valor de Bevel Resol para 2 para suavizar sua forma, deixando-a semelhante a um cilindro. Desabilite também Draw Handles na aba Curve Tools 1, para ocultar os pontos de controle. Veja na imagem abaixo, as configurações básicas (clique na imagem para ampliar):

Configurações Básicas de Uma Curva 3D

Configurações Básicas de Uma Curva 3D

3 – Clique e arraste os pontos, deixando a curva 3D na posição vertical com um distanciamento de pelo menos 10 unidades entre os dois pontos (primeira imagem).  Selecione o ponto de baixo e pressionando as Teclas Alt + S, aumente um pouco a escala da base (segunda imagem). Esta será a base do tronco de nossa árvore.

Aumentando o Diâmetro da Base

Aumentando o Diâmetro da Base

4 – O que faremos a seguir será prolongar esta curva criando novas subdivisões. Selecione o ponto do topo, pressione a Tecla E, faça uma extrusão para cima e em seguida seguindo o mesmo procedimento, faça mais três extrusões.  Com o ponto do topo selecionado, pressione Alt + S e diminua o seu diâmetro. Como estamos criando um modelo orgânico, sugiro que você vá criando esta curva com uma forma irregular. Veja nas imagens abaixo o resultado destas primeiras extrusões do tronco:

Extrusões do Tronco

Extrusões no Tronco/Diminuindo o Raio no Topo

5 – Pressione a Tecla A para selecionar todos os pontos da nossa curva, pressione a Tecla W e no menu Specials escolha Smooth Radius. Este comando irá suavizar toda a curva selecionada de uma forma geral, baseando-se no raio de cada um dos pontos selecionados da curva (veja na imagem abaixo).

Suavizando a Curva 3D

Suavizando a Curva 3D com o Comando Smooth Radius

*Então, se temos o primeiro ponto (base) bem aberto e o último ponto (topo) bem fechado, o Smooth Radius fará uma média entre o raio de cada um dos pontos selecionados, deixando a forma da curva mais homogênea.

Criando os Galhos Principais

Duplicando Pontos para Criar Novas Curvas

6 – Concluída uma base para o tronco, vamos criar agora os galhos principais. Digo principais, pois o que queremos obter aqui é apenas uma forma básica para a nossa árvore, os demais galhos serão gerados depois pelo próprio script e de uma forma bem inusitada. Ainda pela vista frontal, pressione a Tecla A para limpar a seleção e selecione apenas um dos pontos da curva, pressione as teclas Shift + D para duplicar este ponto e mova-o para o lado até a superfície da curva já criada (veja na primeira imagem). Em seguida vamos praticamente repetir o procedimento feito anteriormente, fazendo extrusões neste ponto duplicado e criando uma nova curva 3D. Veja na sequência:

Criando uma Nova Curva 3D para os Galhos

Criando uma Nova Curva 3D para os Galhos

7 – O passo seguinte foi a criação de mais um galho acima, apontando para o outro lado. Praticamente, foram utilizados aqui os mesmos procedimentos seguidos anteriormente, selecionei o ponto e com as Teclas Shift + D, o dupliquei. Em seguida com a Tecla E, fiz mais algumas extrusões, reduzindo a escala do último segmento criado com Alt + S. Depois, com todos os pontos selecionados apliquei Smooth Radius no menu Specials (Tecla W). Veja na imagem o resultado final do novo galho:

Resultado Final do Segundo Galho

Resultado Final do Segundo Galho

Esta será a base para a criação da nossa árvore. Vou deixar esta base o mais simples possível para que o tutorial possa ser acompanhado por todos: de usuários iniciantes (… desde que estejam familiarizados com o funcionamento das Bezier Curves) até os usuários mais avançados (… que poderão por conta própria, definir uma base um pouco mais complexa do que a que eu apresento, criando novos galhos com as curvas em diferentes direções).

Introdução ao Script Trees From Curves

Convertendo Curves em Mesh

8 – Agora com a curva selecionada em Object Mode, vamos abrir o script para podermos, converte-la em uma malha dando início ao processo. O script Trees From Curves pode ser acessado abrindo-se uma nova janela de trabalho (Split Area) do tipo Scripts Window e escolhendo Scripts/Wizards/TreesFromCurves (clique na imagem para ampliar).

Localização do Script TreesFromCurves no Blender

Localização do Script TreesFromCurves no Blender

9 – Com o script aberto, vamos então converter a curva em malha, clicando no botão Generate from Selection. Você poderá utilizar este botão cada vez que alterar qualquer parâmetro no script, ou então habilitar o botão Automatic Update para que as alterações se tornem automáticas.

Aparência do Script TreesFromCurves

Generate From Selection/Automatic Update

10 – Perceba que neste momento, já temos nossa malha criada na 3D View, mas esta se encontra exatamente no mesmo local onde foram criadas as curvas. Precisamos então mover essas curvas para uma nova camada, afim de tornar nosso espaço de trabalho mais limpo. Pressione a Tecla M e envie a curva (…que já está selecionada) para a camada logo abaixo da primeira (camada 11), e o que teremos na primeira camada será somente a malha que foi gerada pelo script.

Movendo a Curva para uma Nova Camada

Movendo a Curva para uma Nova Camada

11 – Selecione esta malha na primeira camada e no painel Editing, na aba Modifiers você perceberá que o script criou a malha já com o modificador Subsurf aplicado. Então nos parâmetros do modificador, aumente Levels para 2. Veja na imagem abaixo o resultado da malha gerada pelo script a partir da curva

Malha Gerada pelo Script TreesFromCurves

Malha Gerada pelo Script TreesFromCurves

Concluímos assim a primeira parte do tutorial e espero que tenham gostado do estudo até aqui. Na segunda parte, vamos aprender como gerar os demais galhos da nossa árvore, utilizando uma geometria primitiva que funcionará como um recipiente. Vamos aprender também como gerar o material do tronco e um mapeamento UV muito eficiente, que ocorrerá de forma quase automática. A terceira parte do tutorial será toda dedicada à construção e distribuição das folhas nos galhos da árvore.

Aguardem e Bons Estudos!!!

35 Respostas to “TreesFromCurves Script – Parte I”

  1. Olá Reinicke, aquela passada pra conferir o blog. Excelente tutorial. Assim tu facilita demais nossas vidas🙂
    Obrigado por compartilhar.
    grande abraço,

  2. Não sabia dessa Reinicke… salvando em PDF o tutorial..

    Abraços

  3. fernandoreinicke Says:

    Olá MMiller,
    Obrigado pela visita e pelos elogios no comentário, esta generosidade já é marca registrada =)
    Seja sempre bem vindo e Bons Estudos. Aguarde em breve a segunda parte!!

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Bruno,
    Pois é,… é o Blender facilitando nossas vidas com soluções cada vez mais inteligentes =)
    Aguarde aí, que em breve publico a segunda parte do tutorial deste script que é genial.

    Abraços do Amigo
    Reinicke

  5. thiago kolb Says:

    opa😀 valeu pelo tutorial.

  6. fernandoreinicke Says:

    E aí Thiago,
    Aguarde que em breve já publico a segunda parte…
    Valeu pela visita😉

  7. Marco Mesquita Says:

    Muito bom e parabens. Sou iniciante nessa area e agradeço pelas dicas.

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá Marco, muito obrigado!!

    Agradeço sua visita. Espero que sempre encontre aqui, informações de seu interesse😉
    Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  9. cara ja faz tempo q tou tentando fazer uma arvore e nao tava concegundo, espero que dessa vez eu conciga. fico a espera das folhas.
    brigadão.

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Ruben,

    Obrigado por sua visita. Certamente conseguirá agora😉
    o TreesFromcurves é específico para esta tarefa.
    Se puder,… eu publico ainda hoje a segunda parte.

    Abraço e Sucesso em seus estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  11. Olha, com esse script fica bem fácil ein! Eu usava o Gen3, conhece? Ele cria as árvores inteiras, com folhas, faltando só o material. Mas parece que com esse fica mais fácil de controlar direitinho o formato que eu quero pra árvore (o Gen3 é tão complicado de usar…….). E da também pra fazer algo mais low poly pra usar em jogos, né?

    Legal esse seu tutorial =)
    Espero anciosa pela continuação ^^ (to tentando imaginar como você fez as folhas ^^ foi com partículas, não foi?)

    Até mais,
    abraços

  12. ah sim!!! Gen3 também é um script do Blender ^^ (caso alguém pense “mas do que ela ta falando afinal??”). Mas esse não vem instalado no Blender igual o Trees from Curves.

  13. fernandoreinicke Says:

    Ôi Déborah,

    Fácil mesmo,… e você vai se surpreender com os resultados, tenho certeza! Conheço o Gen3 mas nunca o utilizei… usava o L-System que é semelhante ao que você descreveu (…completo mas complicado de usar).
    Publico a segunda parte hoje ou amanhã, e a terceira parte será toda sobre como gerar as folhas (…e não é com partículas não, o próprio script gera as folhas a partir de um modelo e as distribui pelos galhos, e também gera um mapeamento UV automaticamente ;))

    Obrigado pela visita e siga acompanhando.
    Sorte e Sucesso!!

    Do Amigo
    Reinicke

  14. adorei… posta por favor a outra parte… to doido pra ver minha arvore com folhas…vlw mesmo

  15. fernandoreinicke Says:

    Olá Bruno,

    Fico feliz que tenha gostado e estou quase terminando de escrever a segunda parte,… mas receio que seu desejo de vê-la
    com folhas terá que ser adiado =)
    A segunda parte irá abordar a criação de novos galhos e o mapeamento UV. Somente na terceira e última parte é que vou descrever a construção e distribuição das folhas nos galhos.

    Bons Estudos!!!

    []’s Reinicke

  16. Letícia Kosanke Says:

    Adorei essa idéia e gostaria de receber essa e outras idéias como essa no meu e-mail.Parabéns ao inventor.Obrigada pela atenção.Letícia Kosanke.

  17. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Letícia,

    Agradeço a visita e o seu comentário…
    😉

  18. […] tutorial foi dividido em três partes, nós temos a parte I e a parte II até agora. Ele explica de forma prática o que cada opção produz, e ao fim da […]

  19. Estou tendo problemas com as curvas, tem como você dar uma ajudinha, Reinicke?😛
    Quando eu extrudo um ponto da curva, a forma dela se torce, sem que eu o tenha feito.
    Uma imagem pra explicar melhor: http://img41.imageshack.us/img41/2100/bugtreefromcurves.png

    Como eu arrumo isso?

  20. fernandoreinicke Says:

    Olá Neutronx,

    Sinceramente não sei qual o problema, tentei simular isto aqui mas não consegui. Ao mesmo tempo lembrei de ter tido um problema semelhante logo que iniciei o estudo deste script, mas como eu não consegui identificar a razão do problema e parou de acontecer, logo atribuí a algum erro que eu mesmo tivesse cometido na construção das curvas =?
    Recomendo que você reinicie o Blender (ou até o sistema) e recomece o trabalho do zero… para saber se o problema irá persistir ou se foi apenas um erro num arquivo específico.

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  21. Este tutorial é o maximo, eu finalmente consegui modelar uma árvore.
    Visitem meu site: Fiume della Vita.

  22. fernandoreinicke Says:

    Olá Irinaldo,

    Grato pela visita!! Fico feliz que o tutorial esteja lhe servindo… =)
    Aguarde em breve a conclusão.
    Abraços
    Reinicke

  23. […] Parte 1: Criando o tronco a partir de curvas; […]

  24. Não sei nem o que dizer… exelente….parabéns.
    Sou iniciante, na verdade naum sei quase nada ainda. Tutoriais como esse não me deixam desistir do Blender. Muito bom mesmo.

  25. fernandoreinicke Says:

    Olá Marcos,

    Muito Obrigado!!
    Nunca desista do Blender =D.

    []’ Reinicke

  26. Silvio Cesar Says:

    Oi Reinicke,

    Cada dia que passa fico mais interessado no blende e vc com certeza é um dos maiores artistas no software. E suas dicas são de facil entendimento e super intuitivas. obrigado por compartilhar. Tenho o seu excelente livro !!!sucesso!!!

  27. fernandoreinicke Says:

    Olá Silvio Cesar,

    Grato por seu comentário e pelos elogios =)
    Espero que você fique cada vez mais interessado pelo Blender e que num futuro próximo venha a se tornar também um bom artista 3D.

    Obrigado novamente.
    Sorte e Sucesso em seus estudos!
    Abraços
    Reinicke

  28. Renan Mombach Says:

    Reinicke, parabéns pelo tutorial. Muito bom mesmo!

  29. fernandoreinicke Says:

    Olá Renan,

    Grato por sua mensagem e pelo elogio.
    Muito obrigado! Bons estudos.

    []’s Reinicke

  30. alvaro da silva Says:

    GOSTARIA DE APRENDER OBLENDER POIS NÃO SEI DE NADA

  31. fernandoreinicke Says:

    Olá Alvaro,

    Para começar, vou lhe indicar algum material para estudos…
    Seguem abaixo os links:

    “CADSL” do Caleb Fernandes e Sousa (58 video tutoriais).
    http://fenix3d.wordpress.com/2008/05/27/cadsl/

    Criando um Jogo Completo (Caleb/Blender Total).
    http://blendertotal.wordpress.com/2009/01/10/tutorial-criando-um-jogo-completo/

    “Speed Blender” Apostila de Blender 3D Revista e Ampliada (Cícero Moraes – Cogitas 3d)
    https://fernandoreinicke.wordpress.com/2008/10/08/apostila-de-blender-3d-revista-e-ampliada/

    Manual Prático de Blender – Rodfox3
    http://www.blender.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=10&func=view&id=4549&catid=10

    Abraço ao Amigo
    e… Bons Estudos!!

    Reinicke

  32. Adorei o seu tutorial, vc é uma pessoa brilhante, pois ensina de forma gratuita a quem quer que seja. Deus te ilumine sempre. Abraços.

  33. fernandoreinicke Says:

    Olá Jeane,

    Adorei seu comentário =)
    Muito obrigado por todos os seu elogios… Que DEUS ilumine nossos caminhos, sempre.

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  34. Gostei do tutorial,
    É o melhor que encontrei sobre arvores.
    Eu quero achar o tutorial sobre carros (modelagem, animação e movimento).

    Brigado pelo tuto amigo continue desenvolvendo ainda mais para o nosso
    estudo.
    AbRaÇo
    ¨:-)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: