Tutorial Gimp – Texturas de Olhos


Pintando Olhos no Gimp

Depois de algum tempo,… estou conseguindo postar aqui novamente. Ando bastante ocupado, escrevendo um novo livro entre muitos outros projetos, mas posso afirmar que em breve teremos algumas boas novidades por aqui =)

“É recomendável que um artista 3D desenvolva a habilidade de pintar seus próprios mapas de texturas, isso pode contribuir e muito na criação de uma identidade visual e um estilo próprio em qualquer trabalho que realizar.”

Escrevo este artigo para indicar um tutorial de Gimp, escrito pela Déborah Ramos sobre pintura de texturas de olhos. Visite o Blog Icedeb (clique aqui) e acompanhe o tutorial, que servirá como um bom complemento para quem já leu o tutorial de modelagem Olhos no Blender 3D aqui no blog, que apesar de disponibilizar texturas e mostrar como aplicá-las, não apresenta informações de como elas foram feitas.

Veja abaixo, a imagem com o resultado final do tutorial da Déborah:

Textura de Olhos

Textura de Olhos

No tutorial, são mostradas as etapas necessárias na criação de uma textura para a íris do olho, utilizando as Layers do Gimp e é muito semelhante à técnica que utilizo para criar as texturas de olhos dos meus modelos. O material foi criado com base em um outro tutorial de Photoshop, escrito pelo renomado artista 3D Krishnamurti Martins Costa.

Baseando-se nesta técnica simples, você poderá criar seus próprios mapas de texturas para os olhos de seus modelos 3D, utilizando as cores de sua preferência e também criando diferentes formatos de pupila, podendo aplicá-los em diversos tipos de personagens.

Bons Estudos!!!

13 Respostas to “Tutorial Gimp – Texturas de Olhos”

  1. ôi Reinicke, =)
    Valeu pelo post, e espero que esse tutorial seja útil ^^
    Que legal você estar escrevendo um novo livro. É sobre Blender também?

    Até mais, e boa sorte com o livro.
    Abraços.
    Déborah

  2. thiago kolb Says:

    ae fernando blz??

    valeu pela dica de tutorial, esse seu novo livro pode fala algo sobre como vai ser??animação no blender😛

    to criando personagem (base) e coloquei algumas fotos la no blog passa la pra ver como ta ficando se tiver alguma dica de como posso melhorar o corpo dele😀

    http://thiagokolb.wordpress.com/

    flw

    (se aparecer duplo post foi mal que tinha dado erro aqui :P)

  3. fernandoreinicke Says:

    Ôi Deb,

    Não há o que agradecer… gostei da adaptação do tutorial para o Gimp e também do resultado.
    Sim o livro é sobre Blender… mas é só o que posso adiantar =)

    Obrigado!! Sorte e Sucesso

    Do Amigo
    Reinicke

  4. fernandoreinicke Says:

    Eae Thiago,

    Espero sim, que a dica seja muito útil, como a própria autora deseja no comentário =D
    Sim o livro irá abordar entre outros assuntos, animação de personagens.
    Já dei uma olhada em seu personagem e gostei do que vi (\°/). Quando tiver tempo, certamente passo lá e deixo um comentário.

    Sucesso em seus estudos
    Abraço do Amigo
    Reinicke

  5. thiago kolb Says:

    fernando pela imagem não teria como você marca ela onde possa fazer mas cortes pra melhorar ??se puder ta la imagens no blog ai voce me avisa la quando tiver com imagem marcada.

    valeu

  6. oioi tio,
    aqui o link…
    é modesto, mas é limpinho!

    http://priscilaphox.carbonmade.com/

    beijo, pri

  7. E aí reinick, notei que estavas muito ocupado mesmo, você deu uma sumida legal. Olha, você não pretende fazer um livro sobre ilustração não, ou tutoriais, não sei… Valeu por mais uma dica legal aí.

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá neopaker,

    Grato por sua visita e pelo comentário.
    Com certeza, mais adiante pretendo publicar um livro sobre desenho ou ilustração… mas, de momento o foco é o Blender 3D mesmo.

    Fico feliz que tenha gostado do Tutorial da Déborah… aproveite e deixe um comentário lá no blog dela.

    Abraço, sorte e sucesso

    Do Amigo
    Reinicke

  9. Erick Patrick - RO Says:

    Ola fernando!!
    Gostaria de dizer que sou um grande fã de seu trabalho, eles sao a prova de que os profissionais de blender podem ser comerciais.
    Sou um aspirante a grande modelador e gostaria de saber como faço para obter seu livro e queria saber se tens outros projetos semelhantes em mente….

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Erick, muito obrigado!

    Fico muito grato por sua visita e muito feliz pelos elogios em seu comentário, pois tenho trabalhado bastante no sentido de fortalecer a comunidade de usuários do Blender no Brasil.

    O livro Modelando Personagens com o Blender 3D pode ser adquirido diretamente pelo site da editora Novatec
    http://www.novatec.com.br/livros/blender3d/
    ou ainda, nas maiores (e menores) livrarias de todo o país =)

    No momento estou escrevendo um novo livro que trata novamente da criação de personagens, mas com uma abordagem bem mais completa.

    Um Grande Abraço, Sorte e Sucesso!!
    Do Amigo
    Reinicke

  11. Erick Patrick Says:

    Valeu Fernando
    abraços…

  12. fernandoreinicke Says:

    Erick
    Seja sempre bem vindo =)

    []’s Reinicke

  13. kkkk… high poly é facil amigo, quero ver lowpoly..

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