Curso Completo de Blender 3D em Vídeo


58 Vídeo Tutoriais

de6fb64b24Se você está iniciando agora, seus estudos no Blender 3D ou mesmo, se já conhece alguns dos comandos e ferramentas básicas, mas deseja aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre funcionamento deste poderoso software,… vai aí uma ótima dica.

Hoje estou aqui para indicar um curso completo de Blender em vídeo criado por Caleb Fernandes e Souza, que aborda desde os conceitos básicos do programa, como interface, navegação e manipulação de objetos até recursos mais avançados como o sistema de partículas e a aplicação de modificadores.

  • Assista o release da série de 58 vídeo tutoriais sobre o Blender.

Acesse o Blog Caleb Arts (clique aqui) e visite a seção Tutoriais. Lá você irá encontrar um link para download do curso completo, onde o autor aborda de maneira muito clara e objetiva, diversos recursos e ferramentas do programa. Vale a pena o download, os vídeos são ótimos e 100% free!!!

Gostou da dica?? Mas tem mais… se você tem interesse em aprender sobre desenvolvimento de games, na mesma seção Tutoriais, você encontrará também 11 vídeos do mesmo autor, mostrando como criar um pequeno jogo (com personagem) utilizando os poderosos recursos da Blender GE (Game Engine).

  • Leia também este ótimo artigo no blog Blender Total (clique aqui), sobre os vídeos Blender EngineCriando um Jogo.

Quero deixar aqui os meus parabéns ao Caleb Souza por sua iniciativa (…e generosidade) em disponibilizar à todos este material de ótima qualidade.

Parabéns Caleb!!

76 Respostas to “Curso Completo de Blender 3D em Vídeo”

  1. Obrigado pela indicação! Pouca gente conhece esse material, principalmente quem está começando.

    Sucesso pra você Reinicke!

    Abraços.

  2. fernandoreinicke Says:

    Não há o que agradecer Otavio,

    Sempre ví o Blender Total como uma rica fonte de informação para a Comunidade de Usuários do Blender no Brasil e sempre que puder vou indicar o excelente conteúdo do seu blog.

    Parabéns pelo seu trabalho e Sucesso!!
    … acho muito importante esse “espírito de retribuição” entre nós. Todos ganham!!

    Um Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  3. Douglas Pereira da Silva Says:

    como comprar o video aula de blender

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Douglas,
    Acho que você não entendeu… os vídeos são 100% Grátis!!
    Visite o Blog Caleb Arts,… e na seção Tutoriais você vai encontrar um link para baixar o curso completo com 58 vídeo aulas.
    Obrigado por sua visita

    Abraço
    Reinicke

  5. amigo adorei seus videos juro só seu fá , mais queria que vc botasse ums videos encinado como fazer uma animação , como movimentar um personagem , como usar o time line , onde botar tipo assim gramas efeito de vridos….ok mano fica com deus fera ate mais

  6. Olá Fernando, tudo bem?

    O menino Cabeb realmente é uma fera no assunto. Fiquei impressionada!🙂
    Valeu pela dica.

    []s Gelly

  7. fernandoreinicke Says:

    Ôi Gelly, aqui tudo bem =)

    Concordo contigo… também me impressionei.
    Baixe os vídeos e tire bom proveito deles… são ótimos!

    Valeu a visita e o comentário

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  8. ai mano faz esse favor pra mim mano seriu, faz ums videos encinado como botar ossos nos personagems, botar efeitos de vidros,e o principal como fazer uma animação no time line te agradeçerei por o resto da minha vida mano ….flw fica com deus fera……

  9. cara pra mim só tá faltando isso e mais nada vc é o cara legau….deus te abençõe

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Nailsom,

    Quero agradecer por todos os seus comentários e elogios, mas… você leu realmente o artigo??? Não sou eu o autor dos vídeos =)
    O autor é Caleb Fernandes e Souza e no artigo há um link para o seu site.

    Desejo a você Sorte e Sucesso!
    Um grande abraço e fique com Deus

    Reinicke

  11. vlw mano por tudo fica com deus fera até mais….

  12. vc esta de parabens. e um brasileiro especial. obrigado bela ajuda, fica com
    deus tudo de bom pra vc, vc merese…..

  13. fernandoreinicke Says:

    Olá Edson

    Muito obrigado pela visita e pelo ótimo comentário,… mas agradeça também ao Caleb Souza, o autor desta bela ajuda =)

    Abraços
    Reinicke

  14. Olá caro colega! muito obrigado em primeiro lugar!!! … tem sido ótimo pra mim suas video aula, estou sempre revisando cada uma delas e aperfeiçoando cada vez mais, tenho feito trabalhos legais, valeu!!! e boa sorte caleb.

  15. fernandoreinicke Says:

    Olá Rodrigo
    Agradeço seu comentário…=)
    Fico feliz que os vídeo-tutoriais do Caleb Souza estejam lhe ajudando em seus estudos.
    Aproveite e agradeça a ele diretamente… http://calebfs.wordpress.com/

    Grande abraço e sucesso em seus estudos
    José Fernando Reinicke

  16. Olá sou iniciante no blender e estou com uma baita duvida, um dia renderizei algumas cenas no blender pelo yafray, e achei mais realista do que o render interno do blender ,mas quando coloco algum objeto transparente a renderização não acontece , tirando como exemplo a agua, ela fica cinza sem transparencia, será que vc poderia me ajudar a configurar o blender para renderizar a agua. desde já agradeço, e aprendi muito com as dicas do seu site, e muito obrigado por dividir seu conhecimento !!!!

  17. fernandoreinicke Says:

    Olá Zix,

    Fico grato pela visita e pelo comentário… mas como não utilizo o Yaf(a)ray sugiro que acesse o blog do Allan Brito, pois ele já escreveu vários artigos sobre os renderizadores externos.
    Abaixo segue um link para um desses artigos:

    http://www.allanbrito.com/2007/12/14/tutorial-blender-e-yafaray-introducao-e-instalacao/

    Espero ter ajudado =)

    Sorte e sucesso em seus estudos

    Do Amigo Reinicke

  18. amigo eu estava procurando por isso mesmo , muito bom esse post , estava louco procurando um bom editor 3d pois o oedit não funciona no meu vista ¨c bem q eu não entendo muito bem ¨ mas muito obrigado mesmo , agora vou estudar um pouco sobre esse programa q me parece ser ótimo mas pra quem sabe usalo q não é meu caso rsrsr valeu boa sorte e continue assim .

  19. fernandoreinicke Says:

    Olá Wilian,

    Fico grato por sua visita e comentário… Entre e fique à vontade.
    Desejo que você sempre encontre aqui conteúdos de seu interesse. Aprenda a utilizar o Blender 3D que é um poderoso software de modelagem e animação.

    Sucesso em seus estudos
    Do Amigo
    Reinicke

  20. como faço para dar “vida” aos meus modelos??
    Minha net é lenta..pra baixar os videos vai demorar..mas
    se vc me disser q entre estes videos tem minha resposta, eu vou baixar!!
    Vlw Fernando, e parabens pelo trabalho!!

  21. fernandoreinicke Says:

    Olá Andriel,

    Pelo que pude perceber, você já sabe um pouco sobre modelagem orgânica mas não está feliz com os resultados… é isso?
    Os vídeos são ótimos, pois abordam de uma forma geral as diversas funcionalidades do Blender, mas não vão esclarecer suas dúvidas porque tratam muito pouco sobre a modelagem especificamente.
    Recomendo que busque na rede material sobre Edge Loops e técnicas de modelagem poligonal, e (se você tiver condições… é claro!!) adquira o livro Modelando Personagens com o Blender 3D de minha autoria, que trata do assunto de forma clara e dirigida. No mais,… você está no caminho certo pois, modelagem se aprende modelando (muiiito).

    Agradeço sua visita e os elogios em seu comentário.
    Sorte, Sucesso e … Bons Estudos!!

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  22. Obrigado pela idicação, que vc tenha muito sucesso em sua carreira
    o q vc fez vai me ajudar muito..!
    assim que eu aprender vou enviar meu trabalho para vc ver como ficou!!!
    valew.

  23. fernandoreinicke Says:

    Olá Everton,

    Eu é que agradeço, pelas palavras e elogios. =)
    Desejo à você muita Sorte… e Sucesso em seus estudos.

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  24. meus parabens ao caleb e meus parabens a você tambem que indicou os sites…hey você já fez alguma animação ou game?^^

  25. fernandoreinicke Says:

    Olá Douglas,

    Muito obrigado, fico feliz =)
    Você pode dar os parabéns diretamente ao Caleb, no endereço indicado no post.
    Como autor, não me sobra muito tempo para participar de outros projetos =?

    Obrigado novamente
    Sorte e Sucesso!!

    Reinicke

  26. octavio raibolt Says:

    Por favor, pode me enviar este curso por e-mail, num formato que eu possa enviar para o pen drive.
    Obrigado.

  27. fernandoreinicke Says:

    Caro Octavio,

    Lamentavelmente isto não será possível… pois são 58 vídeo tutoriais.
    Faça o download do material no link indicado.

    Obrigado pelo comentário, Sorte e Sucesso!
    Do Amigo
    Reinicke

  28. João Vitor Says:

    Parabens pelo cara que fez os videos. Tem em ajudado muito.

  29. fernandoreinicke Says:

    Olá João Vitor,

    Fico feliz =)
    Pode dar os parabéns diretamente ao autor Caleb Souza,
    deixando um comentário no Blog onde você fez o download dos vídeos.

    Bons Estudos!!
    Do Amigo
    Reinicke

  30. Amigo, não consigo visualizar o video. Só sai o som, como faço?

  31. fernandoreinicke Says:

    Olá Eduardo,

    Faltam codecs de vídeo em seu computador =/ Faça o seguinte,… visite este endereço (Clique Aqui), faça o download e instale o VLC (VideoLAN)

    Abraços
    Reinicke

  32. po vlw, mais eu queria saber qual é a melhor forma de eu me começar a mecher com o blender tenho 14 anos de idade é queria muito saber.ou se ja pode ir começando pelo tutorial q vcs dixaram ai.

  33. fernandoreinicke Says:

    Olá Caio,

    Obrigado pela visita.
    Você pode iniciar consultando o manual do software em português… Visite este endereço (clique aqui).

    Abraços
    Reinicke

  34. Baum saber que existem pessoas com “Espírito de Retribuição”
    Isso nos incentiva muito a entrar nesta maravilha de Mundo 3D.

  35. fernandoreinicke Says:

    Olá Carlos,

    Obrigado pelo ótimo comentário. Agradeça também ao Caleb,… o autor dos vídeos.

    Abraços
    Reinicke

  36. em media uma animaçao com 1:00ho leva quanto tenpo

  37. fernandoreinicke Says:

    Olá Leandro,

    Obrigado por comentar. Você quer saber quanto tempo leva para fazer uma animação com duração de uma hora?
    Este tempo é muito relativo e dependerá da complexidade da cena que você quer animar…

    Abraço e Sucesso em seus estudos
    Do Amigo
    Reinicke

  38. Cara tenho seu livro “Modelando personagem com o blender 3d” muito bom!
    as aulas do caleb muito legal tb,
    Onde eu encontro aulas presencial do blender? existe?
    Sou de BSB

    VALEU

  39. fernandoreinicke Says:

    Olá wil,

    Agradeço o elogio e o ótimo comentário =)
    Sim, existem cursos sobre Blender,… mas aí em Brasília você terá que se informar…
    Obrigado novamente.

    Do Amigo
    Reinicke

  40. valderi jose xavier de santana Says:

    eu gostaria de fazer o curso bender completo,mas não sei como entrar em contato com voces.

  41. fernandoreinicke Says:

    Olá Valderi,

    Na realidade, o Curso Completo com o Blender 3D é grátis. =)
    Leia o artigo com atenção e faça o download dos vídeos na página indicada.

    Bons Estudos!!

    Do Amigo
    Reinicke

  42. concerteza ele merece um parabéns. e que ele tenha muitos sucesso.

  43. fernandoreinicke Says:

    Olá Douglas,

    Muito obrigado por comentar… =)

    Abraço
    Reinicke

  44. everaldo da silva araujo Says:

    gostaria der receber gratis este cursos blender , obrigado

  45. fernandoreinicke Says:

    Olá Everaldo,

    Você gostaria de receber grátis este curso de Blender?? Então leia o post com atenção =)

    Obrigado por comentar.
    Reinicke

  46. Valew ae cara muito abrigado por compartinhar so amarradão nessa area de 3D mas tava precisando de uma ajudinha valew Brother…

  47. fernandoreinicke Says:

    Olá Micael,

    Obrigado pelo comentário. Bons Estudos!! =)

  48. Mosso, ainda to baixando o curso, mais acho interessante o que você está fazendo. vlw

  49. muito bom
    vc ta de parabéns

  50. fernandoreinicke Says:

    Muito Obrigado Arthur… Parabenize o autor dos vídeos Caleb Fernandes e Souza =)

  51. puxa acabei de comentar no blog do caleb eu vo baixar hj mesmo o tuto os comments lá são tudo 100% afavor do tuto.

    parabéns pelo seu blog fernando

  52. fernandoreinicke Says:

    Olá Mateus,

    Muito obrigado por comentar… =)
    Sucesso em seus estudos!

    Do Amigo
    Reinicke

  53. Qual é a versão do blender deste curso?

  54. fernandoreinicke Says:

    Olá Alan,
    Muito provável que seja a 2.48…

  55. Valeu cara.

    dá pra você me enviar seu msn no meu email santarazao@gmail.com ?
    pra gente manter contato. Tenho uns projetos que queria pedir tua opinião pra que caminho seguir.
    abraço.

  56. Primeiramente muito obrigado por disponibilizar tais informações!
    Gostaria que soubesse que atitudes como essa, podem mudar vidas, muitos novatos na area assim como eu, são movidos pelo combustivel de sonhar ser um dia um profissional desta area, e por falta que condições financeiras, este sonho fica ainda muito distante, porem acredito que com força de vontade e com a ajuda de pessoas como você é possivel não é impossivel embarcar neste mercado…
    Aprendi flash, agora vou me empenhar para tentar aprender modelagem!
    Mais uma vez obrigado…

    Gostaria de saber se vc poderia nos dar dicas em relação a como embarcar no mercado de modelagem e games … e por onde começar se é que seu curso ja nao diz sobre o assunto …

  57. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,

    Eu é que agradeço pelos elogios e pelo ótimo comentário.
    Só gostaria de esclarecer um ponto muito importante nesta questão: O autor deste Curso Completo de Blender 3D em Vídeo chama-se Caleb Fernandes e Sousa e se deseja realmente agradecer ao autor, deixe um comentário para ele na página indicada para download, ok??
    De qualquer forma, agradeço sua mensagem e seus elogios =)

    Sorte e Sucesso em seus estudos!!
    Do Amigo
    Reinicke

  58. Parabéns pela dica, para quem ta começando agora como eu encontrar tutoriais assim é muito dificil

    parabéns e seja feliz!!!

  59. fernandoreinicke Says:

    Muito Obrigado Derick,

    Desejo Sorte e Sucesso em seus estudos!!

    Um Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  60. olá mano…
    quero dizer que baixei os vídeos e dar-te meu parabens pelo material e pela intenção do seu coração. Abraços e muito sucesso em sua carrera.

  61. fernandoreinicke Says:

    Olá Roberto.
    Muito Obrigado!!
    Um Grande Abraço e Sucesso em seus estudos.

    Do Amigo
    Reinicke

  62. willams g. silva Says:

    olá estou iniciando com blender e sei pouquissimas coisas. quero saber se é preciso de outro programa para ser ultilizado com o blender e qual ? agradeço a atenção .

  63. fernandoreinicke Says:

    Olá Willams,

    ?? Não é necessária a instalação de nenhum outro software para a utilização do Blender 3D. Você deve sim, instalar o Python que é a linguagem de programação do software, tornando possível a execução dos scripts.
    Visite este endereço http://www.python.org/ para fazer o download… Se você utiliza a versão 2.49 do Blender, instale o Python 2.7, se você utiliza a versão 2.5x do Blender, instale o Python 3.1

    Obrigado por comentar e espero ter ajudado =)

    Sucesso em seus estudos!!
    Abraço do Amigo

    Reinicke

  64. […] Curso Completo de Blender 3D em Vídeo janeiro, 2009 63 comentários 3 […]

  65. Olá cara!!! Dando uma passadinha de novo por aqui… faz tempo que não te visito!!! Olha, fiz vários vídeos tutoriais relacionados ao Blender. Sob autorização do Caleb, postei os vídeos dele no meu blog, mas tenho um monte de vídeos originais, criados por mim mesmo, inicialmente tratando de modelagem e animação de personagens. Visite meu blog e dê uma checada. Se for possível avaliá-lo e divulgá-lo por aqui, ficarei muito grato. O blog está totalmente livre de propagandas, mantenho-o somente com o fim de divulgar informação. O endereço é: http://www.gerarartemix3d.blogspot.com.

  66. fernandoreinicke Says:

    Olá Agair,

    Há tempos você não aparecia =) De qualquer forma fiquei muito feliz e agradeço pela sua visita.
    Ainda não pude assistir a todos os vídeos por se tratar de um material bem extenso, mas já posso lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho e garantir que certamente vou divulgá-lo…
    Fique tranquilo, que hoje mesmo vou escrever um artigo sobre o seu blog e se possível publicá-lo, ok?

    Parabéns novamente e muito Sucesso!!

    Um Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  67. Valeu cara!!! Agradeço o apoio!!! Ah! Gostaria de dizer que tenho uns livros do Tony Mullen e que comecei um trabalho de tradução e, já que você já publicou, gostaria de saber se não gostaria de fazer uma parceria nesse trabalho e ver se conseguirmos autorização para publicar aqui no Brasil a tradução. Tenho 3 livros dele, todos muito bons e que me ajudaram muito (um é sobre simulação de física, outro de criação de personagens e mais um ainda sobre game engenier) penso em atualizar as informações também para o Blender 2.5. O trabalho é duro e precisaria de ajuda…

  68. fernandoreinicke Says:

    Olá Agair,

    Não há o que agradecer. Publiquei o artigo e espero que você tenha gostado =? (escrevi o artigo meio “na corrida” do dia a dia, se faltou algo me avise que eu edito a publicação, ok?). Coloquei também um link para o teu blog na minha página inicial (aliás,… você poderia retribuir colocando em seu blog um link para o Blender Reinicke, eu ficaria muito agradecido =D e pode incluir nas tuas apostilas básicas, o meu tuto sobre Olhos no Blender, ok?). Há também os meus dois vídeos sobre Edge Modeling que você pode publicar em seu site…

    Quanto ao projeto sobre os livros do Tony Mullen, gostaria muito de participar mesmo porque sou fâ do trabalho dele e tb possuo dois dos livros dos quais vc comentou,… mas o meu problema é tempo mesmo, estou neste momento, reformulando o livro Modelando Personagens para a segunda edição e ao mesmo tempo escrevendo outro livro =/ De qualquer forma agradeço o seu convite!!

    Desejo a você muito Sucesso!!
    Um Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  69. cristiano Says:

    ola amigo!!
    não consigo baixar o curso do blender gratuitamente!
    como eu baixo? obrigado

  70. fernandoreinicke Says:

    Olá Cristiano,

    Você poderia ser mais específico?? Qual a sua dúvida??? O procedimento para baixar o curso está descrito no artigo… =)

    Sucesso em seus estudos!!
    Abraço do Amigo
    Reinicke

  71. se eu for ver um por um vou no you tube

  72. Parabéns pelo blog… material bom sobre blender é muito dificil de achar… vc está conseguindo reunir muita coisa boa!!!

    Parabéns

  73. fernandoreinicke Says:

    Muito Obrigado Celio,
    Sucesso em seus estudos!!

    Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

  74. vlw

  75. fernandoreinicke Says:

    =)

  76. Noé dos Santos Says:

    olá pessaol eu tenho 58 versões do Blender, consigo até criar alguns objectos modelando mas criar uma personagem ou fazer uma animação é a coisa mais complicada que já vi, tenho o blender o lightwave, o maya e 3D studio max dentre eles eu recomendo-vos o Blender, é fixe o lightwave é um excelente programa mas não recomendo

Deixe uma resposta

