Discombobulator Script – Parte II


Parâmetros

sphere_city1Como foi demonstrado na primeira parte deste artigo, este script serve para criar geometrias de maneira aleatória, sobre a superfície de uma determinada malha. Os parâmetros deste script são muito fáceis de entender e estão distribuídos de maneira bem clara na janela de configurações. Aprendendo a configura-los você terá um controle maior sobre a qualidade final de suas geometrias (malhas) obtendo resultados muito satisfatórios.

  • Abaixo, são mostrados os parâmetros de configuração no painel, quando o plugin (script) é executado:
Parâmetros do Discombobulator

Parâmetros do Discombobulator

Como não poderia deixar de ser, uma ferramenta de nome tão complicado só poderia gerar geometrias de nome igualmente complicados. Essas geometrias podem se dividir em dois tipos: Protrusions e Doodads.

  • Protrusions

São saliências ou protuberâncias geradas pelo script Discombobulator, que nada mais são do que simples extrusões em faces de 4 lados (quads). É importante saber que faces triangulares (tris), serão simplesmente ignoradas pelo script, tanto na criação das geometrias, quanto na aplicação dos materiais.

  • Veja abaixo os parâmetros de Protrusions no painel de configuração:
Protrusions

Protrusions

As Protrusions são ativadas (ou desativadas) com o botão Make Protrusions. O botão ao lado, Face%: indica a porcentagem de faces que vão gerar essas geometrias. Você pode determinar também, que só as faces selecionadas vão gerar as Protrusions com o botão Only Selected Faces. Ainda temos o botão Deselect Selected, que determina que as faces utilizadas para gerar as Protrusions serão retiradas da seleção após a criação das mesmas.

Em Protrusion Properties, Height (Min/Max) determina a altura mínima e máxima e Taper (Min/Max) o grau de inclinação das faces laterais dessas geometrias.

  • Veja na imagem abaixo (clique na imagem para ampliar), um exemplo com diferentes valores em Taper:
Diferentes Porcentagens de Taper

Diferentes Porcentagens de Taper

Você pode ainda escolher a quantidade de protuberâncias em cada face,  utilizando os botões em Numbers of Protrusions. Os valores ficam entre 1 e 4. Com todos os números selecionados (default) o script criará a quantidade de protuberâncias de forma randômica, entre esses valores.

  • Veja no exemplo abaixo o número de Protrusions em cada face:
Número de Protrusions em Cada Face Selecionada

Número de Protrusions em Cada Face Selecionada

  • Doodads

São objetos criados sobre as faces do topo das Protrusions, mas podem ser adicionados direto a superfície do objeto original, quando não existirem Protrusions. Os parâmetros de funcionamento de Doodads se assemelham muito aos de Protrusions.

  • Veja abaixo os parâmetros de Doodads no painel de configuração:
parametros_doodads

Doodads

Os primeiros comandos no painel: 1 Box, 2 Box, 3 Box, estão relacionados a quantidade de blocos (ou caixas) que serão criadas.

  • No exemplo abaixo (clique na imagem para ampliar), diferentes números de caixas:
Número de Caixas dos Doodads

Número de Caixas dos Doodads

No painel de configurações, ao lado dos comandos descritos acima, existem três botões: “L“, “T“, “S“, que definem os formatos que os Doodads podem ter.

  • A imagem abaixo mostra um exemplo de cada uma dessas formas (clique na imagem para ampliar):
Formas dos Doodads

Formas dos Doodads

A criação desses objetos pode ser ativada (ou desativada) pelo botão Make Doodads. O botão ao lado, Face%: indica a porcentagem de faces que vão gerar essas geometrias. Com o botão Select Doodads você determina que ao serem criados, os objetos serão selecionados ou com Only Select Tops, se serão selecionadas somente as faces do topo dos objetos criados. Você ainda poderá definir se este tipo de objeto será criado somente em faces previamente selecionadas (Only Selected Faces) ou ainda, se serão criados somente sobre as Protrusions (Only on Protrusions).

Em Doodad Properties você determina quantidade, altura e tamanho mínimo e máximo desses objetos.

  • Materials

Nesta seção do painel de configuração você pode atribuir materiais aos objetos criados, ativando o botão Assign Materials by Part e utilizando os índices para Sides e Tops de Protrusions e Doodads ( botões Assigned Material Indices).

  • Veja na imagem abaixo:
Configuração dos Materiais

Atribuições de Índices de Materiais

Na parte inferior do painel de configurações está o já conhecido botão Discombobulate. Como vimos na primeira parte do artigo, este comando é que gera os Protrusions e Doodads, sobre uma malha já existente.

  • Na imagem abaixo vemos o botão Discombobulate no painel de configurações:
Parte Inferior do Painel de Configurações

Parte Inferior do Painel de Configurações

Os últimos parâmetros são o botão Exit, para sair do plugin e Copy Before Modifying, que mantém uma cópia do objeto original após a modificação. Estude estes parâmetros, afim de compreender bem o seu funcionamento.

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o funcionamento básico deste poderoso script do Blender 3D, que poderá se mostrar muito útil na realização de determinadas tarefas.

“Se você deseja buscar mais informações ou até fazer o download do script, visite esta página do site do próprio desenvolvedor,  Evan Roski (clique aqui). Se você deseja ler um tutorial muito completo (em inglês), visite esta página ( clique aqui ), ou visite a página de discussão sobre o plugin, no fórum Blender Artists (clique aqui).”

Bom Proveito e… Bons Estudos!!!

26 Respostas to “Discombobulator Script – Parte II”

  1. Já indiquei! Apesar de ja saber usar o script achei muito legal! Bastante gente vai gostar de usar.

  2. […] mostra como instalar e criar a forma de uma cidade utilizando as configurações padrão do script. No segundo é explicado o que cada opção faz, assim você poderá configurar para criar formas completamente […]

  3. fernandoreinicke Says:

    Olá Tatasoka,

    Grande indicação… obrigado! Acho muito interessante este script e concordo com você quando diz, que muita gente vai gostar de aprender a usa-lo.

    Sorte e Sucesso!

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  4. Eu sou um dos que não sabia mexer direito nesse script. Eu sempre usava o Discombulator meio que chutando os botões, porque não tinha muita paciência pra testar cada um dos valores xD

    Tenho que te agradecer por esse post. Valeu, Reinicke ^^

  5. thiago kolb Says:

    muito bom o script😀

  6. fernandoreinicke Says:

    Valeu Thiago!!

    Bom proveito =)

  7. fernandoreinicke Says:

    Muito bom então Neutronx…
    Agora já vai dar para utilizar o Script com maior consciência e tenho certeza, com melhores resultados. Estou certo???

    Grande Abraço
    Do Amigo
    Reinicke

  8. Reinicke, só um detalhe. Não sei se eu que não vi mas acredito que você não colocou o endereço do site onde o pessoal pode conseguir o script, nem nessa parte nem a anterior.

    Abraços!

  9. fernandoreinicke Says:

    Tem razão Otávio,… bem lembrado.
    Mas,… a razão é simples… este Script é nativo do Blender e,… se não me engano ele é instalado junto com o programa.
    Por isso não dei importância a isso, de qualquer forma vou colocar, até para divulgar o trabalho do desenvolvedor do plugin.
    Muito obrigado pela dica.

    Abraços
    Reinicke

  10. todas as suas dicas são Otimas e sempre serão bem vidas, como aprendiz, a net tem sido muito util em meus estudos e apesar de ainda naum ter muitos trabalhos eu gostaria de enviar algo pra vc analizar, como faço?

    Parabéns fera e sucesso!!!

  11. Não sabia que era nativo. Agora que eu vi que ele já está aqui no meu Blender.

    Mas pode ser que alguem não tenha…as vezes quem usa o Blender portátil não tem todos os scripts.

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Otavio,

    Coloquei no post as informações sobre o autor (desenvolvedor) e o link de download. Novamente lhe agradeço pela dica. Acho importante!!

    Abraços
    Reinicke

  13. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Silvio

    Fico feliz com isso =)
    Pode enviar um mail para reinickestudio@hotmail.com que terei o maior prazer em lhe responder.

    Abraço

    Reinicke

  14. Adorei…eu usou o Greeble para o max e pouco usei este para o Blender – resolvi sua ausência reinstalando o blender… .
    Mas agora um pedido..faça um tutorial com o Unwrap para personagens do Blender por favor..seria um excelente complemento.

    Obrigado.
    No aguardo!!!

  15. fernandoreinicke Says:

    Olá Tiago,

    Legal que encontrou o script… aprenda a utilizar os parâmetros do Discombobulator, que são bem semelhantes… aproveite que você já possui uma boa base.
    Anotei oo seu pedido =)
    Farei o possível para publicar este artigo em breve.

    Saúde, Sorte e Sucesso!!!
    Abraços

    Reinicke

  16. thiago kolb Says:

    na 1 parte do tutorial do script vi que voce mudou os icones do blender como faço pra altera aqui???

    flw

  17. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,

    Dá uma olhada neste tutorial da Blender Total…

    http://blendertotal.wordpress.com/2008/01/21/tutorial-mudando-de-icones/

  18. Ótimo artigo, sou novato não só em Blender mas também na área 3d, pesquiso e leio muito, tenho facilidade de acompanhar seus trabalhos.
    Além de ser um grande profissional dessa área, ensina muito bem, e o melhor claro, com nosso querido Blender.
    Mas uma vez parabéns pelo artigo/blog e obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

  19. fernandoreinicke Says:

    Fico muito feliz e agradeço seus elogios, Roberto!

    Meu desejo é que você sempre encontre aqui, informações de seu interesse.
    Obrigado por visitar o blog e também pelo seu ótimo comentário.

    Saúde, Sorte e Sucesso!!

    Abraços
    Reinicke

  20. thiago kolb Says:

    ae fernando nao consegui encontra a pasta icons =/

  21. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago

    Se você usa Windows, em C:/Arquivos de programas, procure o diretório
    Blender Foundation/Blender/.blender
    a pasta icons está aí na última pasta (.blender)

    Espero ter ajudado…

    Abraços
    Reinicke

  22. victorphellipe Says:

    Parabéns Reinicke. Muito legal o tutorials! Adorei.

  23. fernandoreinicke Says:

    Valeu aí, Victor

    Grato pelo comentário!! Faça bom proveito.

    Abraço
    Reinicke

  24. […] para um novo tutorial que ele fez. Ele já fez um tutorial sobre o script Discombulate (Parte I, Parte II) e agora ele vem com um sobre o script […]

  25. bigbuckblender Says:

    Muito bom esse tutorial parabéns!

    visitem meu site também, está começando agora: bigbuckblender.blogspot.com/

  26. fernandoreinicke Says:

    Muito obrigado pelo comentário e sucesso com o seu novo blog! =)

    Do Amigo
    Reinicke

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