Discombobulator Script – Parte I


Construindo Cidades Com Apenas Um Clique

sphere_city1

Este primeiro post de 2009 abre também uma nova categoria de artigos aqui no blog: a categoria SCRIPTS, onde pretendo abordar o funcionamento de alguns dos scripts que utilizo com uma certa freqüência. Ainda que o subtítulo pareça absurdo, é exatamente o que este script de nome estranho faz.

Com ele você poderá construir cidades inteiras com apenas um clique do mouse. Podemos ainda utiliza-lo na criação de painéis em cenários futurísticos ou fuselagens e interiores de aeronaves,… e tudo isso com extrema facilidade.

O Discombobulator é um script nativo (plugin) do Blender e para ser acessado, você deve entrar em Edit Mode e ter qualquer objeto Mesh com algumas ou todas as faces selecionadas. No header da 3D View, escolha Mesh/Scripts/Discombobulator.

Nesta primeira parte do artigo faremos um caminho inverso. Daremos início a um pequeno exercício, antes mesmo de descrever os parâmetros de funcionamento do script,… até como forma de provar que o subtítulo não é tão absurdo quanto parece. Vamos criar uma cidade inteira sobre a superfície de uma UV Sphere com apenas um clique do mouse.

Discombobulate

1 – Abra o Blender e apague o cubo default. Pela vista Top, pressione a Barra de Espaços e adicione uma UV Sphere de 24 Segments e 24 Rings.

UV Sphere em Edit Mode

UV Sphere em Edit Mode

2 – No menu do Header da 3D View, escolha Mesh/Scripts/Discombobulator.

A Localização do Menu Mesh

A Localização do Script Discombobulator

3 – Na janela de configuração do script, dê apenas um clique sobre o botão Discombobulate, como mostra a imagem abaixo.

A Janela de Configuração do Script

A Janela de Configuração do Script

4 – Aguarde alguns segundos, e…  a mágica está feita!! Pressione a tecla Tab para voltar ao Object Mode, amplie e gire o modelo, afim de analisar o que foi criado.

  • Veja na imagem abaixo, a cidade construída sobre a UV Sphere a partir de um único clique do mouse.
Cidade Criada Sobre uma UV Sphere

Cidade Criada Sobre Uma UV Sphere

  • Por enquanto é isso pessoal!!! Na segunda parte deste artigo, vou descrever os parâmetros de funcionamento deste poderoso script, que poderá ser muito útil na modelagem de cenários futuristas ou de naves espaciais.

Aguardem… e Bons Estudos!!!

23 Respostas to “Discombobulator Script – Parte I”

  1. Oi Reinicke,
    Que legal você já começar o ano com informações tão interessantes!! Não sabia que existia esse script, e ele parece ser bem útil pra fazer cenários, pequenos planetas, etc, né?
    Testei num plano e ficou bem legal =)
    Até mais, e feliz ano novo (atrasado)!!

  2. fernandoreinicke Says:

    Ôi Déborah,

    Que legal você começar o ano me enviando este ótimo comentário =)
    Na segunda parte do artigo vou me aprofundar um pouco mais nos parâmetros e no funcionamento do script… Aguarde!!

    Feliz Ano Novo à você,… também (atrasado)!!

    Sorte e Sucesso!

    Reinicke

  3. thiago kolb Says:

    muito bom esse script😀 esperando proxima parte do tutorial

    ae fernando precisando de uma ajuda tua como fazer mapeamento correto deu ma cabeça que finalizei ela do seu livro ai coloquei uma textura nela mas nao ficou muito boa , queria saber como faço mapeamento correto da cabeça. La no meu blog coloquei uma imagem pra voce ver
    flw

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,

    Em breve será publicada a segunda parte,,,

    Muito bom o seu modelo Thiago. Parabéns! Vejo que você conseguiu compreender, e muito bem o método por mim utilizado para ensinar a modelagem Poly by Poly. Embora, seja visível a necessidade de ajustes na suavização de alguns detalhes do modelo, você está de parabéns, o modelo aparenta estar muito bem construído.

    Quando puder vou visitar seu blog e deixo um comentário, ok?
    Vejo com bons olhos sua iniciação na modelagem orgânica… sucesso em seus estudos!
    Abraço e novamente parabéns!!

    Reinicke

  5. thiago kolb Says:

    fernando nao teria como voce posta aqui no blog a maneira correta de fazer mapeamento de uma cabeça???

  6. fernandoreinicke Says:

    Sim Thiago,

    Será então, meu próximo assunto após a publicação da segunda parte do Discombobulator, ok?
    Enquanto isso aproveite e exercite muito a modelagem!!…
    Primeiro: modela bem quem segue uma metodologia para modelar e conhece bem as ferramentas
    Segundo: modelagem se aprende modelando… (depois que já se adquiriu um método próprio)
    Grande Abraço

    Reinicke

  7. Eu não tenho este script.A minha versão é a última mas há tempos não há scripts do tipo no Blender.

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,

    Você precisa instalar o Python para que o Blender consiga executar os scripts.
    Visite este link e leia sobre a instalação do Python no Blender…
    http://wiki.blender.org/index.php/Manual.br/Installing_Blender

    Abraços

    Reinicke

  9. […] curioso para testar o Discombobulator? Fernando Reinicke escreveu 2 artigos sobre este script. O primeiro mostra como instalar e criar a forma de uma cidade utilizando as configurações padrão do script. […]

  10. Oi Reinicke,

    legal mesmo, alias, a cada dia que passa fico mais impressionado com o poder desse super programa que é o blender 3d. E pra vc PARABÉNS PELO SEU TRABALHO e por compartilhar suas ideias conosco.

    MA

  11. fernandoreinicke Says:

    Olá Silvio,
    Fico igualmente impressionado com o poderoso Blender 3D!!
    Grato por suas palavras e por seu comentário.

    Saúde, Sorte e Sucesso!!
    Abraços

    Reinicke

  12. como abreo header da 3d View?

  13. fernandoreinicke Says:

    Olá Adilson

    Obrigado por sua visita.
    O HEADER é o cabeçalho que existe em todos os tipos de janelas do Blender, onde se encontram os menus e as ferramentas… e abre clicando-se na ferramenta (ou menu) desejado =/

    Sugiro que estude o básico do Blender, como Interface, Navegação e Manipulação de Objetos. Com esta base, você terá um aproveitamento melhor em seus estudos.

    []’s Reinicke

  14. Comigo não funfou, deu erro no python e mandou eu checar o console.

    File “C:\Documents and Settings\Borges\Application Data\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts\discombobulator.py”, line 1579, in bevent
    discombobulate
    File “C:\Documents and Settings\Borges\Application Data\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts\discombobulator.py”, line 1241, in discombobulate
    copyObjStuff
    File “C:\Documents and Settings\Borges\Application Data\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts\discombobulator.py”, line 254, in copyObjStuff
    endObj.setMaterials<startObj.getMaterials>
    RuntimeError: object must be linked to object data fist
    discombobulate

    sou noob mesmo🙂 ajudem-me por favor?

  15. fernandoreinicke Says:

    Olá Victor,

    O Script Discombobulator é um Plugin interno do Blender e vem junto com as últimas versões do programa.
    Você deve instalar a versão pack (.exe) e não a zipada (pois esta roda sem instalação e consequentemente não roda os scripts).
    Visite esta página sobre a instalação do Blender
    http://wiki.blender.org/index.php/Manual.br/Installing_Blender

    Agradeço a visita e o comentário.
    Sorte e Sucesso em seus estudos

    Reinicke

  16. […] Reinicke para um novo tutorial que ele fez. Ele já fez um tutorial sobre o script Discombulate (Parte I, Parte II) e agora ele vem com um sobre o script […]

  17. desafiosblenderbrasil Says:

    Fala Mestre! Cara sou um dos moderados do BLOG DESAFIOS BLENDER BRASIL e peço para que participe!!!!
    E ajuda na divulgação de nosso blog…

    postaremos o link de seu maravilhoso blog lá tbm!
    vc é mto fera Reinicke!!!!!! mto sucesso!!!!!!

  18. fernandoreinicke Says:

    Olá (…não sei seu nome),
    Muito obrigado por seus elogios!
    Terei o maior prazer em participar.

    Abraços
    Reinicke

  19. desafiosblenderbrasil Says:

    Fala Renicke, about seu livro vai sair alguma novidade tipo 2 edição? ou outro titulo? mto bom cara. Parabens!

  20. fernandoreinicke Says:

    Obrigado!!?

  21. Já começo a escrever agradecendo sua dica sobre a solução do problema de erro de console na utilização do script Discombobulator! Obrigado, José Fernando Reinicke!

    Sucesso!

  22. fernandoreinicke Says:

    Olá Animandré,

    Não há o que agradecer, mas já que o assunto é esse… =) agradeço também a indicação ao meu nome e ao meu blog em seu artigo sobre o Discombobulator.
    Muito obrigado!! Sorte e Sucesso!!

    Do Amigo
    Reinicke

  23. Não há de que, Fernando! Eu que agradeço!

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