The Guerrilla CG Project


Guerrilla (guerilha), adj: “forças independentes utilizadas para lutar contra um adversário mais forte”

Quero recomendar aqui aos amantes da computação gráfica, uma visita ao endereço http://www.guerrillacg.org, um site sem fins lucrativos e com o propósito de tornar mais fácil o aprendizado de CG. O projeto visa também, criar uma equipe de voluntários no desenvolvimento de vídeos que descrevam de forma fácil e compreensível, os conceitos fundamentais da computação gráfica. É claro, o site é em inglês, mas vale a pena a visita e a leitura ( …se você não possui conhecimentos de inglês, pode utilizar a ferramenta de tradução do Google para ler o conteúdo do projeto).

The Guerrilla CG Project

The Guerrilla CG Project

Os vídeos da seção Fundamental Videos (em inglês) além de muito instrutivos, mostram de forma muito clara e objetiva os conceitos fundamentais da computação gráfica, desvinculados do uso de qualquer software específico, ou seja, são básicas para os usuários de qualquer software 3D.

Vale a pena assistir a todos os vídeos, que abordam os aspectos gerais da computação gráfica 3D, mostrando de uma forma muito inteligente a criação de hierarquias, modelagem poligonal  e rigging.

Abaixo, segue um resumo de alguns dos principais objetivos do projeto:

  • The Guerrilla CG Project, visa desmistificar os conceitos de computação gráfica através dos vídeos na seção “Fundamental Videos”. Esses vídeos não tratam de softwares específicos, tem música e efeitos sonoros e estão animados em estilo documentário, criados pela Equipe Guerrilla. Uma equipe da qual você pode fazer parte.
  • A idéia é construir um recurso onde pessoas de todas as partes do mundo possam aprender a criar suas próprias obras em computação gráfica, ou compartilhar suas idéias e técnicas.
  • Algumas seções adicionais do site, irão permitir a qualquer pessoa ensinar sobre qualquer software, recomendando vídeos pré-gravados e armazenados por exemplo no Youtube ou Vimeo.
  • No inicio o site está focado na modelagem 3D, mas a idéia é expandi-lo.
  • Estamos no processo de criação de uma equipe de pessoas e patrocinadores que gostariam de colaborar com o site. Isto inclui web designers, programadores, estudantes, profissionais em CG ou empresas dispostas a doar tempo ou dinheiro na inspiração de outras pessoas apaixonadas pela computação gráfica.

Espero que tenham gostado da dica e que seja também muito útil, tanto aos usuários mais avançados quanto aos que estão iniciando agora neste fantástico mundo da Computação Gráfica 3D. Fiquei realmente impressionado com a qualidade do material e gostaria muito de poder fazer algo semelhante aqui, em português e focado na utilização do Blender 3D. Que tal?? Não seria uma ótima idéia???

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: