Caminhos do Blender 3D


Por Onde Seguir??

Por Onde Seguir???
Tenho recebido algumas mensagens de leitores com pequenas dúvidas em relação aos caminhos a serem percorridos no estudo do software Blender 3D e especificamente na modelagem de personagens. A primeira coisa que me vem à mente é: “Não há como aprender a modelar personagens com o Blender, sem antes saber utilizar o Blender!!”
A modelagem de personagens ou modelagem orgânica de uma forma geral, é uma pequena parte do amplo contexto da computação gráfica (CG). É muito importante que se construa uma boa base quanto às funcionalidades do programa, com noções básicas de interface, navegação e manipulação de objetos, para que se possa atingir um grau de aproveitamento razoável no estudo de modelagem orgânica. Existe hoje, uma infinidade de materiais para o estudo do Blender 3D espalhados pela internet, mas em alguns casos isso pode causar uma certa confusão, gerando um estudo incompleto e desencontrado.
Blender 3D - Guia do Usuário de Allan Brito

Blender 3D - Guia do Usuário de Allan Brito

Blender 3D – Guia do Usuário

Gostaria de recomendar, e também deixar aqui algumas de minhas (melhores) impressões sobre este excelente livro, que já está em sua terceira edição: Blender 3D – Guia do Usuário, de autoria de Allan Brito, publicado pela editora Novatec. Recomendo e considero como leitura obrigatória à todos os usuários do Blender 3D, e principalmente para aqueles que estão começando agora seus estudos no software.

“Blender 3d – Guia do Usuário aborda desde os conceitos básicos, como a interface inovadora e a manipulação de objetos, até conceitos avançados, como animação de personagens. O livro é indicado para usuários iniciantes, e também experientes, que pretendem aprimorar seus conhecimentos nessa incrível ferramenta. O autor consegue detalhar as ferramentas de maneira simples e didática, reforçando os conceitos por meio de exemplos práticos e exercícios”.

A obra trata praticamente de todas as funções e recursos do Blender 3D, com uma linguagem clara e de fácil entendimento. Abaixo listo alguns dos principais assuntos abordados no livro:

  • Modelagem de produtos
  • Modelagem de objetos
  • Modelagem de personagens
  • Materiais
  • Texturas
  • Mapeamento UV
  • Iluminação
  • Técnicas de iluminação global
  • Yafray
  • Partículas
  • Simulação de física real
  • Seqüenciador de vídeo
  • Uso de scripts em Python

A Importância Desta Obra em Meu Trabalho

Este livro teve para mim, um papel fundamental pois foi através dele que conheci o Blender e pelo qual consegui entender todo seu funcionamento. Isso permitiu que depois eu pudesse me aprofundar mais em assuntos específicos do software, como por exemplo a modelagem de personagens.

Apesar de possuir o livro há bastante tempo, consulto-o quase que diariamente em meus estudos. Não há nenhum outro material disponível em claro e bom português, que seja tão completo quanto o livro Blender 3D – Guia do Usuário.

O simples fato, da obra apresentar detalhadamente, todo o funcionamento de um software tão complexo como o Blender 3D, já dá a noção da riqueza de seu conteúdo. Portanto, se você está ainda iniciando seus estudos e deseja aprender o Blender de uma forma completa e dirigida, fica aqui a minha recomendação.

Deixo aqui os meus parabéns ao professor Allan Brito, por quem tenho profunda admiração.

* A ilustração no ínicio do artigo pertence ao livro Idéias de Mudar o Mundo, escrito por Luiz Antonio Ryzewski e ilustrado por mim.

11 Respostas to “Caminhos do Blender 3D”

  1. Olha, faz tempo que eu ouço falar do livro do Alan Brito, e eu queria mesmo comprar ele, mas não to achando =\ Pelo menos não em sites de vendas e nas lojas virtuais das livrarias. Só achei em um site (que não vou dizer qual pra não fazer propagandas😉, mas era pré-venda (vai ter edição nova, ne? Eu acho que vi o Alan Brito falar que ia lançar uma nova edição no blog dele outro dia). Bom, espero que lancem logo a edição nova pra eu poder comprar logo ^^ Por que pelo que você falou parece ser bem útil mesmo.

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Icedeb

    Pelas informações que recebi da Novatec, a terceira edição do livro já está chegando. Espero mesmo, que ele seja tão útil para você, quanto foi para mim!!

    Abraço a você e bons estudos!!

    Reinicke

  3. Pessoal, e nova edição já está disponível! Acho que essa é a chance para comprar o livro, pois traz todas as informações atualizadas para as nova versões do Blender.

  4. thiago kolb Says:

    ae fernando blz??

    voce acha que algumas empresas ja estao usando o blender como ferramenta professional???? to querendo trabalhar nessa area se possivel com blender😀
    (quem nao queria )

    MUNDO BOM O LIVRO JA TENHO O MEU MAS NAO A 3 EDIÇÃO =(

    flw

  5. fernandoreinicke Says:

    Tudo bem Thiago?

    Com certeza isto já está acontecendo,… apesar de ser um processo bem lento, todos os dias vemos exemplos, não só de empresas, mas escolas, universidades etc utilizando o Blender, digamos como ferramenta oficial.

    Semana passada mesmo, saiu na Blender Nation um artigo de uma agência de Santa Catarina que utiliza o software na criação de comerciais para a TV. Veja aqui (…e veja tb os links relacionados):

    http://www.blendernation.com/2008/10/30/tv-commercials-by-casa-na-arvore/

    Quanto ao livro, o meu também não é a terceira edição, mas o livro é muito bom mesmo. Aprendi e aprendo muito com ele diariamente.

    Abraço, Sorte e Sucesso

    Reinicke

  6. Gilberto da Rosa Says:

    Ola Allan Brito, eu tenho duvida que gostaria de sana-la que é: por que não há interatividade nas texturas, materiais e iluminação na janela 3D do Blender?
    Não conseguiram desenvolver? É pelo tamanho de arquivo do Blender, para mante-lo pequeno? É um modo de diferenciar de outros programas? Ou será outra coisa?

  7. fernandoreinicke Says:

    Olá Gilberto

    Acho que você errou de blog =)

    Meu nome é José Fernando Reinicke… se deseja se comunicar com o Allan Brito, acesse http://www.allanbrito.com

    De qualquer forma, agradeço a visita.

    Abraços,
    Reinicke

  8. Hei mestre… se puder me dar mais uma dica… tenho dificuldades em organizar as partículas hair em meus personagens, estou criando um gorila, mas não consigo fazer com que os pelos fiquem com a aparência desejada. Qual é o segredo??? Tem algum bom tutorial por aí???

  9. fernandoreinicke Says:

    Olá Agair,

    Dá uma olhada neste vídeo da Blender Cookie (link)
    … ou neste (link)

    Abraço do Amigo
    Reinicke

  10. Ola a todos, eu comprei ontem o meu livro “Blender 3D – Guia do Usuário” é fantastico esse guia, o meu esta na 4ª ed.(blender 2.5), é muito completo.

    recomento a todos os iniciantes assim como eu.

  11. fernandoreinicke Says:

    Parabéns!!
    Excelente aquisição =D Bons estudos

    Do Amigo
    Reinicke

Deixe uma resposta

