Sobre Modelagem Poligonal – Parte IV


Ferramentas/Funcionamento

Nesta última parte do artigo, veremos o funcionamento de mais 3 ferramentas muito úteis na modelagem poligonal: Split, Rip e Loop Cut

  • SplitTecla Y

Este comando nos permite repartir áreas selecionadas de uma superfície. Abaixo um exemplo simples da utilização do comando Split:

Em Edit Mode, selecionando uma face do cubo (4 vértices), pressione a tecla Y e confirme a operação (Ok? Split), depois desloque a face que foi repartida como mostram as imagens abaixo.

Seleção

Seleção da Face

Deslocamento da Face

Deslocamento da Face Repartida com o Comando Split

Você pode repartir qualquer área selecionada de uma malha nos três modos de seleção: vértices, segmentos e faces.

  • RipTecla V

Com este comando podemos rasgar áreas selecionadas de uma superfície. Veja no exemplo uma malha rasgada com o comando Rip:

Selecione alguns vértices da malha, pressione a tecla V e desloque a seleção rasgando a malha.

Vértices Selecionados

Vértices Selecionados

Malha Rasgada com o Comando Rip

Malha Rasgada com o Comando Rip

Você pode rasgar qualquer área selecionada de uma malha, mas lembre-se de utilizar este comando somente em seleções de vértices e segmentos. No modo de seleção faces o comando irá mostrar uma mensagem de erro.

  • Loop CutTeclas Ctrl + R

Com este comando podemos efetuar cortes em torno de uma determinada malha criando novos Edge Loops. Abaixo faço uma descrição de algumas características da ferramenta Loop Cut, pois esta possui um funcionamento que em alguns aspectos, se difere bastante das demais ferramentas de corte:

O comando Loop Cut possui dois estágios diferentes:

1 – No primeiro estágio, ao pressionarmos as teclas Ctrl + R devemos marcar com uma linha na cor Magenta uma área específica onde o corte será efetuado. Feito isso, devemos clicar com o botão esquerdo do mouse para cortar a malha.

Definindo o Local do Corte

Definindo Quais as Faces que Serão Cortadas

2 – No segundo estágio, poderemos mover o corte efetuado por uma linha perpendicular na cor Verde, que funciona como um trilho. Para completar a operação, clique novamente com o botão esquerdo do mouse ou pressione a tecla Enter.

Definindo o Local do Corte

Movendo o Corte pelo Trilho

Existe ainda a possibilidade de criarmos diversos cortes de uma só vez. Quando marcamos com a linha Magenta o local a ser cortado no primeiro estágio da operação, podemos utilizar a tecla + ou o Scroll do mouse, para determinar o número de cortes a serem efetuados. Lembre-se que, com a utilização deste recurso (Cortes Múltiplos), não haverá a possibilidade de mover os cortes pelo trilho (linha Verde). Ao clicar com o botão esquerdo do mouse os cortes serão efetuados e a operação estará concluída.

Cortes Múltiplos

Marcando Cortes Múltiplos

Exercite a utilização destas novas ferramentas muito úteis na modelagem poligonal. Se não dispõe de um modelo para  este estudo, você pode utilizar qualquer uma das geometrias primitivas do programa, apenas como uma forma de poder testar as ferramentas e entender seu funcionamento.

Bons Estudos!!!

3 Respostas to “Sobre Modelagem Poligonal – Parte IV”

  1. Marco Mazzocco Says:

    Grande Fernando, quem te conhece há algum tempo, sabia que ias seguir algum caminho na área das ilustrações, amigo parabéns pelo brilhante trabalho desenvolvido, siga em frente, trabalho, dedicação, muita luta é igual a sucesso.
    Brilhante, parabéns.

  2. fernandoreinicke Says:

    Grande Mazzocco,

    Fico muito feliz com a visita e grato pelos elogios em seu comentário, procuro buscar sempre o melhor em mim!!
    Agradeço novamente!!

    Um Grande Abraço do Amigo

    José Fernando Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: