Sobre Modelagem Poligonal – Parte III


Ferramentas/Funcionamento

Dando seguimento ao nosso artigo, veremos o funcionamento de mais algumas, das ferramentas utilizadas na modelagem poligonal.

  • Make Edge/Face (Tecla F) – Pressionando a tecla F, podemos criar faces em seleções de três ou quatro vértices e também podemos criar um segmento entre dois vértices selecionados. Faço aqui uma breve descrição de como funciona este recurso, utilizando como exemplo uma boca, modelada com o auxílio da técnica Poly by Poly. Veja abaixo:
Modelo de Boca - Poly by Poly

Exemplo de Modelagem Poligonal - Poly by Poly

Veja que o Edge Loop externo ao redor da boca não está completo,… que na parte superior falta uma face e na parte inferior faltam duas faces. Selecionando os quatro vértices da parte superior… e pressionando a tecla F, você terá uma nova face ou polígono. Veja nas figuras abaixo:

Edge Loop Incompleto ao Redor da Boca

Edge Loop Incompleto ao Redor da Boca

Face criada a partir de Quatro Vértices Selecionados

Face Criada a Partir dos Quatro Vértices Selecionados

Veja abaixo, na parte inferior da boca,…estão faltando duas faces. Selecionando o vértice no centro da abertura entre as faces (veja na imagem), vamos criar um segmento para q seja possível criar novas faces…

Seleção de um Único Vértice

Seleção de um Único Vértice

Pressionando a tecla E (Extrude), e fazendo uma extrusão neste vértice criamos um novo segmento entre as faces existentes. Assim teremos vértices suficientes para a criação das faces. Selecionando quatro vértices de cada vez e pressionando a tecla F, vamos obter duas novas faces. Veja nas imagens abaixo, a seqüência de criação das faces:

  • Separate (Tecla P) – Com esta ferramenta podemos separar uma área selecionada da malha, tornando-a um novo objeto, como por exemplo: em um modelo de personagem, podemos separar a cabeça do corpo para facilitar o trabalho, possibilitando modelar cada uma das partes separadamente.
  • Join (Teclas Ctrl + J) – A função deste recurso é exatamente inversa à ferramenta Separate, ela serve para juntar duas ou mais geometrias distintas, em um só objeto.
  • Duplicate (Shift + D) – Esta ferramenta duplica os objetos. Recurso muito útil, não só na modelagem, pois duplica também objetos como lâmpadas, câmeras, bones etc.

No quarto e último artigo, veremos mais algumas ferramentas utilizadas na modelagem poligonal.

Bons estudos!!!

3 Respostas to “Sobre Modelagem Poligonal – Parte III”

  1. Oi Fernando tudo bem?

    Adorei encontrar um blog seu na internet. Tenho o seu livro e gostaria de parabenizá-lo pela obra e a forma como você aborda um tema tão rico em detalhes.
    Estarei sempre por aqui😉

    []s Gelly

  2. fernandoreinicke Says:

    Ôi Gelly

    Adorei que você tenha me encontrado…🙂 e adorei ver também, que em seu blog tem um link ao meu. Agradeço por seus elogios e fico muito feliz que tenha gostado do livro. Muito obrigado!

    Vou gostar de estar sempre em sua companhia🙂

    []’s Fernando Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: