Blender Sculpt Mode – Criaturas em Detalhes I


Imperfeições Orgânicas

Nestes novos artigos sobre o Blender Sculpt Mode – Criaturas em Detalhes, vamos aprender como criar alguns tipos de detalhes bem específicos de superfícies orgânicas, como poros, escamas, cortes, veias, cicatrizes e outras imperfeições. Na prática, vamos utilizar alguns dos pincéis do Sculpt Mode como: Draw, Smooth, Pinch e Flatten e também faremos uso dos Alpha Brushes na criação de escamas, rugas e poros.

Veja na imagem abaixo, o exemplo da pele protuberante de um alienígena, produzido com a utilização de algumas das técnicas e ferramentas que serão abordadas aqui:

Alien Skin

Alien Skin

  • Criando Veias

Criar veias com o Sculpt Mode do Blender é relativamente simples, desde que se tenha uma certa familiaridade com as ferramentas de escultura. Podemos realizar esta tarefa utilizando o pincel Draw com Add, para desenha-las e alternando os parâmetros de Size e Strength para criar diversos tipos de veias, em diferentes tamanhos, fazendo com que se diferenciem em volume para depois suavizar suas extremidades com o pincel Smooth.

Então vamos ao nosso exercício:

1 – Abra o Blender e vamos utilizar o Cubo default do programa. No painel Editing, na aba Multires clique em Add Multires. Em seguida, vá clicando em Add Level até chegar ao nível 9. Na aba Link and Materials, clique em Set Smooth, para que a malha não fique facetada. Veja na imagem abaixo, que o cubo foi severamente subdividido e neste momento mais se parece com uma esfera. Vamos utilizar esta mesma geometria para todos os exercícios.

Cubo com Multiresolução

Cubo com Multiresolução

2 – Pressione as teclas Ctrl + Barra de Espaços e escolha Enable/Disable, para desabilitar o Manipulator, evitando que o objeto seja movido, girado ou mesmo tenha sua escala alterada enquanto esculpimos. Entre no Scult Mode, pressione a tecla N para abrir a janela Sculpt Properties. Aproxime bastante a superfície do objeto e ative o botão Draw com Add, para desenharmos a primeira veia. Veja na imagem:

Veias Pintadas com Draw/Add

Veias Pintadas com Draw/Add

3 – Utilizando o pincel Smooth, vamos suavizar as extremidades desta primeira veia que criamos, fazendo com que parte do volume que obtivemos com o pincel Draw, desapareça. Use e abuse do comando Ctrl + Z (Undo), sempre que algo não sair como o desejado.

Veja o resultado na imagem abaixo:

Suavização das Extremidades

Suavização das Extremidades

4 – Vamos pintar agora, algumas veias entrelaçadas com a que foi pintada primeiro, utilizando diferentes tamanhos de pincel e alternando valores em Strength. Procure fazer com que essas veias tenham tamanhos e volumes diferentes, para que fiquem com um aspecto mais realista e sempre após pintar uma nova veia, suavize as extremidades com o pincel Smooth. A imagem abaixo mostra o resultado do desenho básico das veias na superfície da malha.

Veias Entrelaçadas

Veias Entrelaçadas

5 – O que faremos a seguir, é delinear algumas dessas veias para que algumas áreas fiquem mais definidas que outras. Para realizar esta tarefa, vamos utilizar o pincel Pinch alternando entre Add e Sub. Procure utilizar um tamanho de pincel sempre um pouco maior que a espessura da veia que for pintar e tenha em mente que com esta ferramenta (Pinch) o Add, irá cumprir a função de estreitar e o Sub, de alargar áreas das veias.

Veias

Evidenciando Áreas

6 – Para finalizar, vamos achatar as áreas entre as veias utilizando o pincel Flatten. Procure entender bem o funcionamento de cada um desses pincéis e como se comportam quando alterados seus parâmetros. Aprender o Sculpt Mode é realmente um exercício que requer muita paciência e concentração,… ao mesmo tempo se torna fascinante à medida que as ferramentas vão evoluindo e seus trabalhos vão melhorando de qualidade de acordo com esta evolução.

A imagem abaixo, mostra o resultado final do exercício. Você pode ainda, testar a utilização dos Alpha Brushes na aplicação de texturas nas áreas lisas dessa geometria, dando assim um aspecto mais orgânico à superfície.

Resultado Final

Veias em Detalhes no Sculpt Mode

Bons Estudos!!

Salve este arquivo em seu disco, para que possa acompanhar a continuação do exercício. Na segunda parte deste artigo vamos aprender como criar Cortes, Rugas, Cicatrizes e Outras Imperfeições.

12 Respostas to “Blender Sculpt Mode – Criaturas em Detalhes I”

  1. thiago kolb Says:

    valeu pelo tutorial😀

  2. fernandoreinicke Says:

    Não por isso Thiago,

    Aguarde que em seguida já posto a segunda parte.

    Bons estudos!!

    Reinicke

  3. carlos machado Says:

    muito bacana, com suas orientações as ferramentas do blender parece mesmo muito fácil d manipular. sempre que puder estarei por aqui! valeu Reinicke!!!

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Carlos Machado,

    Faça bom proveito desse conteúdo!! Fique á vontade e me visite sempre que quiser e puder,… espero sempre ter informações de qualidade a oferecer.

    Grande abraço!!

    Reinicke

  5. Quando você vai publicar a segunda parte?

    Resposta, Por favor

  6. fernandoreinicke Says:

    Olá Lucas

    Vou publicar a segunda parte quando tiver tempo de escrevê-la =)

    []’s Reinicke

  7. Ótimo tutorial,

    Queria aprender a criar rugas

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá Lucas,
    Fico feliz que tenha gostado e vou procurar publicar a segunda parte o mais breve possível.
    Muito obrigado por seu comentário e por sua visita.

    Abraços
    Reinicke

  9. Muito massa. Comprei hoje o seu livro, Fernando; mas achei algo em falta: as técnicas de texturização. Tô dando uma olhadinha no teu livro, pelo que já vi é muito bom, mas o ruim é só mesmo que não ensina texturização.

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Leandro,

    Fico feliz que você tenha comprado o livro e desejo que ele lhe ajude muito no entendimento da modelagem de personagens com o Blender.
    O fato do livro não tratar de texturização não é nenhuma falha e sim uma opção,… pois o livro dobraria de tamanho e de preço também. Meu propósito era escrever somente sobre modelagem mesmo por perceber uma grande carência deste tipo de material. Estou escrevendo um novo livro e este sim, irá abordar este assunto entre muitos outros.

    Agradeço sua mensagem e seu comentário,… faça bom proveito do conteúdo do livro.
    Sorte e Sucesso!

    Abraços
    Reinicke

  11. Já estou esperando muito tempo pela segunda parte e você não coloca.
    Eu presciso de aprender rugas o mais breve possível. Se você conhecer outro tutorial favor de indica-lo.

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Lucas,

    Como você deve saber,… meu trabalho aqui no Blog é voluntário, todo o material publicado eu produzo por livre e espontânea vontade e quando disponho de tempo livre, em contra-partida eu não tenho qualquer tipo de remuneração (note que meu blog sequer possui anúncios comerciais).

    Sorte em seus estudos =/
    Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: