Sobre Modelagem Poligonal – Parte II


Técnicas

  • Box Modeling

A técnica mais comum e também a mais utilizada na modelagem poligonal é Box Modeling, também chamada de Subdivision Modeling (modelagem por subdivisão). A técnica consiste em subdividir e modificar uma geometria primitiva, como um cubo ou uma esfera, buscando obter uma forma mais detalhada.

Personagem Modelado em Box Modeling

Personagem Modelado em Box Modeling

“Pessoalmente, gosto muito desta técnica na composição de personagens mais cômicos (Cartoon), por serem mais simples de uma forma geral.” Porém, existem exímios modeladores que se utilizam desta técnica de forma fantástica, produzindo modelos com alto nível de detalhamento e superfícies muito bem construídas.

Veja no exemplo abaixo, a cabeça de um dos personagens criados no livro Modelando Personagens com o Blender 3D, utilizando esta técnica a partir de um simples cubo primitivo do software:

Exemplo da Técnica Box Modeling

Exemplo da Técnica Box Modeling

  • Poly by Poly

Há ainda a técnica Poly by Poly, também conhecida como Edge Modeling (modelagem por segmentos/arestas), com a qual é possível criar malhas muito complexas criando cada polígono (face) individualmente, por meio de extrusões de segmentos. Esta técnica proporciona um controle maior sobre a modelagem de um modo geral, pois permite que se construa modelos muito detalhados a partir de um único polígono.

Personagem Criado em Poly by Poly

Personagem Modelado em Poly by Poly

Veja na imagem abaixo um exemplo também do livro, de uma cabeça mais realista criada com esta técnica, polígono por polígono:

Exemplo de Modelagem Poly by Poly

Exemplo de Modelagem Poly by Poly

Cada uma delas possui características bem distintas, mas em muitos casos essas duas técnicas se misturam. Sendo assim, é recomendável que se conheça ambas, para um melhor aproveitamento no estudo da modelagem poligonal, possibilitando uma integração entres as duas técnicas e abrindo uma série de novas possibilidades.

Modificadores na Modelagem

Os modificadores Mirror e Subsurf, têm uma importância fundamental na modelagem independente da técnica a ser utilizada. O primeiro principalmente, por criar uma instância que permite se modelar somente a metade dos objetos, diminuindo consideravelmente o volume e o tempo de trabalho. E o segundo, por permitir uma percepção maior dos detalhes, garantindo assim uma maior qualidade no trabalho da modelagem.

“Muitos modeladores utilizam o método Low Poly e desenvolvem seus modelos com baixo número de polígonos e com o auxílio de uma grade, tornando assim a modelagem mais geométrica. Eu pessoalmente tenho preferência pelo método High Poly com o modificador Subsurf aplicado, pois já me apresenta o resultado da suavização enquanto modelo,… em tempo real.”

Ferramentas/Funcionamento

  • Extrude (Tecla E) – O Blender permite que se efetue extrusões nos três modos de edição de malha: vértices, segmentos e faces.

Nas imagens abaixo, veremos alguns exemplos de extrusões nesses três modos:

As extrusões em vértices (Only Vertices) possibilitam que literalmente se desenhe partes ou detalhes em uma malha.

Extrusões em Vértices

Exemplo de Extrusões em Vértices

As extrusões de segmentos (Only Edges) permitem a criação de modelos detalhados a partir de uma geometria simples como um plano.

Extrusões em Segmentos

Exemplo de Extrusões em Segmentos

As extrusões de faces (Region ou Individual Faces) são extremamente eficazes na subdivisão de uma geometria existente.

Extrusões em Faces

Exemplo de Extrusões em Faces

Na terceira parte deste artigo vamos ver o funcionamento de outras ferramentas na modelagem poligonal.

9 Respostas to “Sobre Modelagem Poligonal – Parte II”

  1. Maxwell B. Medeiros Says:

    A malha é muito organizada. No livro ensina isso ?

  2. fernandoreinicke Says:

    OLá Maxwell

    Primeiro, agradeço muito sua visita!!
    Quanto à sua pergunta,.. Sim, procuro mostrar no livro, por meio dessas técnicas, como o leitor pode desenvolver um método próprio de modelagem para obter personagens consistentes com malhas muito bem organizadas, visando uma modelagem com mais consciência e menos adivinhação. O livro se divide em três partes e descreve na prática, o desenvolvimento de três personagens em técnicas diferentes.

    Espero ter conseguido esclarecer sua dúvida!!

    Um Grande Abraço
    Sorte e sucesso em seus estudos!

    José Fernando Reinicke

  3. E aí Reinicke, sempre se puxando! Estou acompanhando o Blog! Está D+!

    Ter o livro e acompanhar o blog é quase que inevitável para quem está estudando! Como eu gostaria que tu tivesse começado antes com isso…. mas não posso reclamar pq a gente sempre troca uma idéia :p

    Isso aí, continua o bom trabalho! espero voltar o mais breve possível aos estudos!

  4. fernandoreinicke Says:

    Grande Giuliani!!

    Agradeço muito ao Amigo e fico muito feliz que esteja acompanhando meu trabalho, de tão longe… :p
    Assim como você, eu também gostaria muito de ter iniciado este trabalho muito antes… anos antes!! Mas tudo tem a sua velocidade!

    Muito obrigado por sua visita e também pelas palavras de incentivo.
    Desejo a você muiiiita Sorte e Sucesso!!! E…que volte aos seus estudos de Blender o mais breve possível.

    Um Abração do Amigo

    Reinicke

  5. muito legal seu tutorial, tudo muito bem explicado.

  6. fernandoreinicke Says:

    Olá Wesley

    Grato pelos elogios em seu comentário.
    Um Feliz Ano Novo a você e sua família!!

    Sorte e Sucesso!
    Do Amigo
    Reinicke

  7. vinicius Says:

    po cara gostei muito do blog, estou fazendo um estudo cientifico de modelagem para games, do curso de jogos digitais da fmu , e continue com seu trabalho muito bom, continue que deve estar sendo referncia para muitas pessoas alem de mim, flw bom estudos e trabalho a tds!

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá Vinicius,

    Obrigado pela visita e pelos elogios em seu comentário. Desejo Sorte e muito Sucesso em seus estudos \º/

    Um Grande Abraço do Amigo
    Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: