Reinicke/Alpha Brushes – Parte II


Alpha Brushes Carregamento

Nesta segunda parte do artigo, vamos aprender como utilizar Multires na preparação da malha para esculturas e também vamos ver como carregar os pincéis de transparências diretamente para dentro do Blender. Vamos utilizar como modelo a Suzanne, a cabeça de macaco que é uma geometria primitiva do programa e também uma espécie de mascote do Blender. Acredito que utiliza-la neste exercício, irá beneficiar as pessoas que não possuem nenhum modelo pronto no computador, para que possam também acompanhar este pequeno tutorial.

Exemplo de Modelo no Blender 3D

Exemplo de Modelo Feito no Sculpt Mode do Blender 3D

Recomendo que antes de iniciar o exercício, você salve em seu disco os arquivos dos pincéis que foram publicados na primeira parte deste artigo.

1 – Abra o Blender. Pressione a tecla X e apague o cubo default. Em seguida pressione a Barra de Espaços e escolha Add/Mesh/Monkey para carregar a cabeça da Suzanne. Veja na figura abaixo:

Suzanne

Geometria Primitiva Monkey (Suzanne)

2 – Pressione a tecla Tab para entrar em Object Mode, na aba Link and Materials do painel Editing (F9), pressione o botão Set Smooth para suavizarmos um pouco nossa malha.
Set Smooth

Painel Editing Set Smooth

3 – Para podermos testar nossos pincéis neste modelo, teremos que subdividi-lo muitas vezes. Ainda no painel Editing, vá até a aba Multires (Multiresolução). Clique em Add Multires e nos parâmetros que se abrem, clique no botão Add Level. Quanto maior a quantidade de níveis de Multires, melhor será a qualidade dos relevos pintados na malha, mas recomendo uma certa cautela ao utilizar este recurso, clique a primeira vez e deixe o computador processar, depois vá adicionando um nível de cada vez. Um número muito elevado de níveis poderá travar seu computador, pois o recurso exige muita capacidade de processamento. Vou trabalhar aqui com Level 5, que será suficiente para realização desse exercício.

Aba Multires

Aba Multires

4 – A figura abaixo, mostra a aplicação de Multires no modelo com Levels 5. Note, que o modelo agora tem a superfície bem suavizada e está pronto para a execução de nosso exercício:

Multires Aplicado ao Modelo

Multires Aplicado ao Modelo

5 – Com a malha ainda selecionada, entre em Sculpt Mode. A primeira coisa a fazer será carregar os 6 pincéis para dentro do Blender, para que possamos trabalhar mais livremente (…é claro que normalmente você só irá carregar os pincéis de que necessitar, mas lembre-se que estamos apenas exercitando esta prática).

No painel Shading (F5) clique no botão Material Buttons e na aba Links and Pipeline escolha Add New, para adicionarmos um novo material ao objeto.

Adicionar Novo Material

Adicionar Novo Material

6 – Em Texture Buttons (F6), na aba Preview escolha a última opção Brush, para carregar a textura como um pincel e não como um material. Na aba Texture ao lado, selecione o primeiro slot vazio e clique em Add New.

Brush

Texture Buttons/Brush

7 – Em seguida, nos parâmetros de Texture Type escolha Image. Na aba Image que irá se abrir, clique em Load, procure o diretório onde você salvou os arquivos e carregue o primeiro pincel de seu disco.

Texture Type/Image

Texture Type/Image

Texture Type/Load Image

Texture Type/Load Image

A imagem do pincel irá aparecer no Preview à esquerda. Veja na imagem:

Brush Preview

Brush Preview

8 – Para carregar os demais pincéis, repita o mesmo procedimento para cada um deles, sempre selecionando um slot vazio para cada um. Feito isso, o recomendado é renomear cada um deles em seus devidos slots para que o trabalho fique mais organizado,… veja no exemplo os 6 pincéis carregados cada um em seu slot diferente e já devidamente renomeados:

Pincéis Carregados e Renomeados

Pincéis Carregados e Renomeados

Salve seu arquivo para poder acompanhar a terceira parte deste artigo onde veremos na prática, a aplicação dos Alpha Brushes utilizando a Suzanne como modelo. Mas você não precisa esperar,… o modelo está pronto para receber os pincéis,… pode brincar à vontade. Pressione a tecla N enquanto no Sculpt Mode, para abrir as propriedades e teste os pincéis Draw ou Inflate com valores Add e Sub com pressões diferentes (Strength) e veja também os tres eixos de Symmetry. Teste o pincel Smooth na suavização de superfícies muito enrugadas e aproveite para rever os atalhos de teclados e exercitar sua aplicação (vide artigo Basic Sculpt Mode/Short Cuts).

5 Respostas to “Reinicke/Alpha Brushes – Parte II”

  1. thiago kolb Says:

    nao teria nehum site que possa baixa mas desses pinceis????

    T+

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago

    Não, pois estes pincéis foram criados por mim…
    mas prometo que na medida do possível, vou disponibilizando-os por aqui. Aguarde a terceira parte do artigo Reinicke/Alpha Brushes.

    Mais adiante… vou ensinar como você pode criar seus próprios pincéis de transparências, ok?

    Grande Abraço
    e obrigado pelo comentário

    Abraço

    Reinicke

  3. Giancarlo Leal Says:

    Parabéns pelos tutoriais, são simples e eficientes. É difícil encontrar blogs com essa clareza nas explicações. mais uma vez, Parabéns.

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Giancarlo

    Agradeço por sua visita e também pelos elogios em seu comentário. Obrigado!!
    O espaço do blog, limita mesmo… procuro fazer o melhor que posso!

    Um grande abraço

    Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: