Reinicke/Alpha Brushes – Parte I


O que são os tais Alpha Brushes?

Alpha Brush é um termo usado em softwares de edição de imagens e de escultura digital para definir pincéis de transparência. Uso o termo aqui para me referir aos pincéis de transparência que utilizo no Sculpt Mode do Blender, que servem para pintar relevos na malha em áreas bem específicas e tornam o trabalho no Sculpt Mode muito mais rico e interessante. São arquivos com um fundo preto ou branco, onde coloco uma máscara de transparência com uma forma circular ao centro, fazendo com que as bordas desta forma tenham uma menor influência sobre o relevo. Como os pincéis do Sculpt do Blender possuem a mesma forma circular, esta transparência nas bordas permite que se faça uma composição com as texturas, proporcionando a sobreposição de um relevo sobre o outro. O resultado disso é primoroso e lhe dará um maior controle sobre a qualidade final do trabalho, com a possibilidade de criar uma variedade de texturas em uma só superfície.

Modelo Sculpt Mode

Modelo Sculpt Mode

Mas qual a vantagem? A mesma coisa não poderia ser feita apenas com texturas?

A vantagem acredito ser bem pequena,… mas de grande valor. Ter a possibilidade de decidir qual forma e volume terão os relevos que você irá esculpir em uma malha, não tem preço! A variedade de formas e combinações que se pode criar com esses pincéis é infinita e levando em conta a simplicidade dos desenhos dos pincéis, eles poderão ser produzidos na hora, de acordo com suas necessidades. Resumindo, em cinco minutos se cria um Alpha Brush com uma textura específica. Se você não desenha ou mesmo, não quer exercitar esta técnica, pode tranqüilamente executar o mesmo trabalho com os tradicionais mapas de texturas (imagens) e com resultados bem semelhantes.

Abaixo disponibilizo 6 diferentes pincéis para quem quiser testar este recurso. Clique com o botão direito do mouse sobre qualquer um deles e escolha Salvar Imagem Como…

Aplicação

Os pincéis de transparência  podem ser empregados no detalhamento de superfícies que exijam um aspecto mais orgânico, podendo citar por exemplo: escamas, rugas, cicatrizes etc. Na segunda parte deste artigo vamos exercitar sua utilização, com um pequeno tutorial mostrando como carrega-los no Blender e algumas dicas para se obter ótimos resultados com sua aplicação.

2 Respostas to “Reinicke/Alpha Brushes – Parte I”

  1. Excelente Reinicke!!! O Sculpt Mode é uma parte do blender que não percebo muito e agora com teu livro e teu blog estou preenchendo esta lacuna! Abraços amigo…

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Zorzan

    É muito gratificante para mim toda essa repercussão. Abri o blog na sexta feira passada, mas em nenhum momento imaginei a dimensão que isso iria tomar. Agradeço a você Henrique pelas mensagens de apoio e elogios.

    Saiba que seguirei com este espírito… pois, para mim o Blender é uma paixão. Espero também, sempre atender a todas espectativas que se criaram em torno da idéia.

    Um Grande Abraço ao Amigo
    Muito sucesso!!

    José Fernando Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: