Blender Posing


POSING
Para animar um ciclo de caminhada (walkcycle) em um personagem 3D, depois de concluída a extensa tarefa de Skinning e Rigging, temos que definir quadros-chave (keyframes) que representem cada fase do passo do personagem, ou seja temos que criar algumas poses específicas para que depois em seqüência, se tenha a impressão do andar.
Esse processo é chamado de Posing. O Blender permite criar uma extensa biblioteca de poses (Pose Library), facilitando muito o processo de animação com poses pré-gravadas.

É recomendada a utilização de quatro poses básicas na construção de um walkcycle. Abaixo faço uma breve descrição dessas poses.

1 – Contact Pose – define a distância entre um pé e outro ou seja, é a distância percorrida pelo personagem a cada passo. Neste caso, a perna esquerda está á frente e a perna direita atrás.

Contact Pose

Contact Pose

2 – Recoil Pose – representa o momento em que a perna direita (de trás) é recolhida. Neste momento a sola do pé esquerdo encosta no chão.

Recoil Pose

Recoil Pose

3 – Passing Pose – é o momento em que a perna direita, ultrapassa a esquerda jogando seu peso para frente. A sola do pé esquerdo segue fixa ao chão, dando sustentação ao passo.

Passing Pose

Passing Pose

4 – High Point Pose – representa o ponto mais alto que o pé direito alcança e o pé esquerdo agora, está com o calcanhar levantado, sustentando o corpo apenas pela ponta do pé. Esta pose é uma preparação para a Contact Pose invertida.

High Point Pose

High Point Pose

Segue abaixo um pequeno GIF com o resultado da animação… são apenas 4 poses em 30 frames:

Walkcycle

Walkcycle

9 Respostas to “Blender Posing”

  1. Oi Fernando🙂

    Tenho visto que você tem escrito bastante sobre sculpting.

    Já viu este patch para pintar normal maps no Blender:

    http://blenderartists.org/forum/showthread.php?t=137830&page=5

    Parece interessante. Não tenho muito como testar porque não uso o sculpting mode, mas achei que você poderia fazer um bom uso disso.

    Abração,
    Dalai

  2. fernandoreinicke Says:

    Olá Dalai

    Primeiramente, quero agradecer sua visita e comentário aqui no blog. Fico muito feliz com isso, pois apesar de não conhecê-lo pessoalmente, tenho uma profunda admiração por seu trabalho e também pelo “peso” que tem seu nome na área de desenvolvimento do Blender 3D,… que diga-se de passagem, é a minha grande paixão como artista.

    Ainda não tive tempo de analisar mais profundamente o link que me enviou, mas pelo que pude observar se trata de um recurso muito interessante e certamente irei testa-lo.

    Como artista e usuário comum do Blender, te confesso que muitas vezes enfrento algumas dificuldades em compreender a linguagem e o próprio funcionamento de algumas das ferramentas, por não possuir nenhuma base técnica (não entendo nada de programação e utilizo o Blender como um grande estúdio de arte).

    Mas acredito que agora, com o auxílio e conhecimento dos próprios desenvolvedores do software (…como o ilustre Amigo), tudo irá ficar mais fácil.

    Agradeço novamente o comentário e o interesse em meu trabalho.
    Desde já, me coloco à disposição!!

    Um Grande abraço do Amigo

    Reinicke

  3. André Bahia Says:

    Oi Fernando, td bem?

    Parabéns pelo ótimo trabalho. Bem profissional.

    Queria aprender a fazer essa movimentação no Blender.
    Onde encontro tutoriais de animação com uso de bones e etc?

    Desde já agradeço sua atenção
    Mais uma vez parabéns

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá André,

    Tudo bem! Obrigado mesmo, pelo comentário.
    A maioria dos tutoriais existentes estão em inglês. Abaixo segue o link BSoD/Introduction to Character Animation… que descreve o processo completo.

    http://wiki.blender.org/index.php/BSoD/Introduction_to_Character_Animation

    Você também pode encontrar vídeo tutoriais no Youtube e no Vimeo, sobre o assunto.

    Espero ter sido útil=)
    Mais uma vez agradeço

    Abraços,
    Reinicke

  5. thiago kolb Says:

    fernando queria saber como faço pra coloca na time line tipo do
    Contact Pose em que frame e depois o Recoil Pose.

  6. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,
    Enviei um tutorial em pdf para o seu e-mail … acho que vai lhe ajudar bastante nesta questão.

    Abraço
    Reinicke

  7. thiago kolb Says:

    valeu pelo material😀

  8. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago,
    Enviei por mail porque não encontrei mais o link deste tutorial na Web…
    Espero que lhe ajude a entender melhor o processo.

    Abraço
    Reinicke

  9. Ola a muito tempo aprecio seu trabalho muito bom e eu a um mes estou neste desafio que e aprender o blender mas nao encontro nada sobre como controlar os bones ja vi tudo mesmo mas os tuto bons estao todos em ingles

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