Blender Sculpt Mode – Alpha Brushes


Procuro estudar com freqüência o Sculpt Mode do Blender… sempre vi a utilização de texturas em relevos de superfícies como uma forma muito eficiente e também muito artística de se trabalhar, proporcionando resultados muito satisfatórios e de ótima qualidade, mas nem sempre as texturas que temos disponíveis suprem nossas necessidades. Por esta razão, comecei a desenvolver uma série de pincéis de relevo com texturas transparentes de variados tipos de rugas, cicatrizes, escamas etc. Os pincéis podem ser criados em qualquer editor de imagens como o Gimp ou Photoshop, melhorando de uma forma impressionante a qualidade das superfícies no trabalho de escultura no Blender. Com a sobreposição de várias texturas, podemos criar ranhuras e protuberâncias de uma maneira personalizada e com extrema facilidade.

A imagem a seguir mostra um dos meus modelos, trabalhados com esses pincéis:

Modelo de Exemplo

Criando esses pincéis personalizados, o trabalho de escultura fica mais flexível e você pode decidir quais as melhores texturas para determinados tipos de modelo e tem também a possibilidade de criar texturas para áreas bem específicas e de acordo com suas necessidades. Você poderá utilizar o preto e o branco para criar seus pincéis, bem como toda a gama de cinzas intermediária para definir a profundidade dos relevos num mesmo pincel de uma maneira rápida e fácil. Quanto mais próximo o tom do cinza estiver do preto, mais profundo será o relevo e quanto mais próximo do branco mais raso será o relevo. Com isso poderemos sobrepor diversas texturas em uma mesma superfície adquirindo um controle maior sobre a qualidade dos modelos.

Veja a seguir, alguns tipos de pincéis que utilizo como texturas em minhas esculturas digitais no Blender, com os respectivos resultados na malha:

Escamas

Fios

Frisos

28 Respostas to “Blender Sculpt Mode – Alpha Brushes”

  1. Show de bola o teu blog!!!
    Vou ficar atento, sempre!

  2. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Joe!

    Fico feliz com o comentário…
    e espero estar sempre de acordo com suas
    expectativas, postando estudos cada vez mais
    interessantes sobre modelagem e animação
    no Blender.

    Fique atento, sempre!!
    Sorte e sucesso.

    []’s

  3. Oi Fernando, parabéns pela iniciativa do blog! Já possuo um exemplar do teu livro e o acho excelente! Gosto muito do trabalho que desenvolve com blender e agora com o blog poderei acompanhar com mais frequência… Abraços

  4. fernandoreinicke Says:

    Olá Henrique

    Fico muito grato e também muito feliz com toda esta receptividade.
    Acompanho seu blog também já faz algum tempo e tenho que lhe parabenizar por seu excelente trabalho.
    Já coloquei seu blog como LINK direto aqui. Ok?

    Grande abraço e agradeço novamente
    as palavras de incentivo.
    A admiração é recíproca…

    Sorte e Sucesso!!

  5. Bom dia Fernando. Agora pouco visitava o blog do Allan e lá ele postou um link para teu blog.
    Vim te visitar, e como não podia deixar de ser, deixo aqui meus parabéns pela tu iniciativa ajudando tantos blendeiros que estão començando como eu.
    Sou apaixonado pelo Blender, e é muito difícil encontrar material para ele. Gostaria de saber como adquirir teu livro sobre modelagem.
    Mais uma vez parabéns pela iniciativa . Abraço, Everton Fonseca.

  6. ivan brandao Says:

    Amigo, excelente seu blog já o coloquei como favorito. Conheci este blog via blog Allan Brito. Mas gostario de te dar uma sugestão: a cor preta de fundo com estas letras pequenas tornam a leitura cansativa. Sugiro que você troque a cor de fundo para uma mais clara. Desculpe a minha petulância
    Obrigado
    ivan brandão

  7. fernandoreinicke Says:

    Olá Everton

    Agradeço muito sua mensagem… e tenha certeza que este é realmente
    meu desejo e objetivo,… ajudar as pessoas a conhecerem melhor o Blender que é um software fantástico,… ao menos nos assuntos que mais domino. Partilho com você e com outras milhões de pessoas, esta mesma paixão pelo Blender! Alimente-a sempre!!

    Quanto ao livro, você pode entrar na página Reinicke/Sobre o Autor (o primeiro link no topo do blog à direita) e clicar na imagem da capa
    do livro q remete ao site da editora. Mas o livro está à venda nas maiores (e nas menores também) livrarias do Brasil e seus respectivos sites.

    Novamentwe agradeço seu comentário e elogios.
    Desejo a você muito sucesso!!

    Abraços

    Reinicke

  8. fernandoreinicke Says:

    Caro Ivan

    Fico feliz com o comentário e com a visita, espero q sempre encontre aqui informações de seu interesse… e fico mais feliz ainda com sua “crítica” super construtiva em relação à legibilidade do blog. Vou rever esta questão e procurar mudar isto.

    Um grande abraço, muita sorte e sucesso!!

    Reinicke

  9. Sou mais um que descobriu o blog via allanbrito.com ^^
    Muito bom o blog! Gostei das dicas até agora (principalmente esta sobre os brushes e o post sobre o Shift B e Alt B). Espero que continue postando com frequencia!

    Ah, vou aproveitar este comentário para uma dúvida, espero que não se incomode (=P): Como eu faço para exibir na 3D view o “contorno” (o chamado Onion Skin) do objeto nos frames anteriores, quando estou fazendo uma animação?

  10. fernandoreinicke Says:

    Olá Neutronx

    Muito bom que tenha gostado do blog, agradeço a visita e o comentário.
    Vou procurar postar com freqüência e espero sempre estar de acordo
    com as suas espectativas. Agradeço também o pequeno artigo em seu blog…

    Um grande abraço. Sucesso!!

    Reinicke

  11. tem como add pincéis no blender? e onde encontro esses pincéis😀

    flw

  12. fernandoreinicke Says:

    Olá Thiago.

    Não tem como adicionar esses pincéis ao Blender, na realidade
    eles são utilizados como uma textura para pintar relevos.

    Aguarde q estou publicando hoje, mais um artigo sobre Alpha Brushes e vou disponibilizar alguns de meus pincéis aqui no blog, ok?

    Grande abraço e obrigado pelo comentário.

    Reinicke

  13. Marco Festa Says:

    Grande Lobo!

    Parabéns pelo trabalho, como sempre de grande qualidade!
    Prometo visitar seu blog com frequência!

    Grande abraço e sucesso!

  14. fernandoreinicke Says:

    Grande Marco Festa!!

    Enorme a minha satisfação em receber seu comentário.
    Muito obrigado! A admiração é mútua e a recíproca verdadeira.
    Espero sim, que me visite sempre e que as informações aqui contidas
    lhe sirvam de inspiração, pois talento você tem de sobra.

    Agradeço novamente
    Sorte e sucesso ao Amigo

    []’s Reinicke

  15. Marcel Moreau Says:

    “Nota 11” pro teu blog, Reinicke!!!
    Acompanho teu trabalho faz muito tempo e sempre te achei um EXCELENTE ilustrador. Agora, me surpreendo – positivamente, vendo mais de perto o resultado por ti alcançado, utilizando o Blender. E me agrada saber também que compartilhas com todos o teu amplo conhecimento de forma tão generosa, mesmo com o corre-corre do dia-a-dia. Teu livro é ótimo, muito bem escrito e ilustrado passo à passo. Aplausos pra ti!

    Aquele abraço!

  16. fernandoreinicke Says:

    Grande Marcel Moreau, Grande músico…

    Muito obrigado meu Amigo. Fico extremamente contente com todos os seus elogios e desejo a você tudo em dobro. Muita sorte e sucesso em sua longa caminhada… quem acredita em si mesmo, alcança o sucesso e a concretiza seus próprios sonhos.

    Uma grande abraço
    do Amigo

    Reinicke

  17. Luciano Zagonel Says:

    Parabéns grande amigo, seu trabalho esta primoroso, sem dúvida uma obra de significativa importância para todos que queiram entrar nesse maravilhoso mundo digital, de modelagem e animação. Um grande abraço, e continue fazendo seu sucesso ajudando outras pessoas a alcansarem os seus.

  18. fernandoreinicke Says:

    Meu grande Amigo Zagonel…

    Você não imagina a emoção que sinto, em receber seu comentário
    com tantos elogios e palavras de incentivo. Realmente eu não tinha idéia da dimensão disso tudo e só tenho que agradecer à todos por essa enorme receptividade.
    Quero lhe agradecer pelas palavras e dizer que lhe admiro muito, por seu talento e dedicação em tudo o que faz,… a recíproca é verdadeira!!

    Um grande Abraço do Amigo

    José Fernando Reinicke

  19. Oi Reinicke, é a primeira vez q acesso o seu blog, e confesso q to super entusiasmado com o pouco q vi. Agora eu preciso saber onde encontrar a dica de como usar os brushes e como preparar a malha.

  20. fernandoreinicke Says:

    Olá Silvio

    Seu entusiasmo é também o meu… agradeço muito sua visita e espero que você sempre encontre por aqui assuntos de seu interesse.

    Bom… pra começar, sugiro que leia todos os artigos da categoria Sculpt Mode, a começar por este mesmo no qual você comenta.
    Qualquer dúvida poste um comentário e lhe responderei quando possível.

    Agradeço novamente seu comentário e sua visita.
    Sucesso em seus estudos!!

    []’s Reinicke

  21. Excelente materia !
    Eu usei pouco as texturas procedurais dentro do modo sculpt e ja achei os resultados excelentes (como criacao de poros para a pele), mas esta dica realmente eh bem mais funcional. Quando tiver um tempo livre vou aplicar estes brushes e ver como fica.

    Obrigado por compartilhar !

  22. fernandoreinicke Says:

    Obrigado Mauricio!!

    Com o tempo, vou conseguindo publicar um bom material também sobre o Sculpt Mode… Recomendo à você que leia todos os artigos sobre Sculpt Mode/Alpha Brushes e copie os pincéis de transparência que disponibilizo… São ótimos os resultados!!

    Bons estudos e obrigado por sua visita e seu comentário aqui no blog…
    Volte sempre!

    []’s Reinicke

  23. olá fernando, seu trabalho está ótimo, e vendo esses pincéis, fiquei com vontade de faze-los. temtei fazer no gimp, mas nao consigo. vc poderia ensinar como criar pincéis desta forma???

    obrigado pelos ensinos

  24. fernandoreinicke Says:

    Olá João,

    Agradeço seus elogios e,… fico feliz que tenha gostado das informações aqui do blog!
    Prometo postar em breve um pequeno tutorial para a criação de Alpha Brushs para o Blender, ok??

    Um Grande Abraço e novamente, obrigado!!

    Reinicke

  25. Muito obrigado! Você é uma pessoa muito generosa ao compartilhar todo seu conhecimento! Visite meu canal no youtube! Estou fazendo um trabalho um tanto quanto desafiador, pois sou um noob em blender! Adoraria receber informações sobre atualizações em seu blog.
    Muito grato pelo seu trabalho.

  26. fernandoreinicke Says:

    Olá X,

    Agradeço todos seus elogios!! Muito obrigado!!
    Fico muito feliz que meu trabalho esteja servindo também como um incentivo às pessoas interessadas em aprender o Blender.
    Quando puder visitarei seu canal no Youtube e deixarei lá minhas impressões…

    Grato novamente. Bons estudos!!
    []”s Reinicke

  27. Parabens
    E pouco para expressar, que magnifico tutorial que voce apresenta na questao de sculpir,, cara,, vc e o cara..
    Obrigado por ter pessoas, como voce, para nos conceder conheccimento que necessitamos ao longo da vida.
    Obrigado novamente…

  28. fernandoreinicke Says:

    Olá Ricardo

    Eu é que agradeço pelos elogios em seu comentário. Fico feliz em poder ajudar =)

    Sorte e Sucesso!
    Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: