Sculptris – Download de Materiais


Materiais no Sculptris

Os materiais (ou shaders) do Sculptris são mapeados de forma automática e construídos em sua maioria, por imagens de esferas. De um modo geral, esses shaders funcionam como uma base de sombreamento para os modelos. No módulo de escultura a utilização de certos tipos de materiais pode proporcionar uma percepção maior quanto ao nível de detalhes dos modelos. No módulo de pintura os materiais podem ser combinados com cores, texturas, relevos e também com outros materiais, permitindo a criação de modelos muito ricos e com aparência mais natural.

Estou disponibilizando aqui, alguns materiais criados no Blender e no Gimp para serem utilizados no Sculptris. São apenas testes e muitos deles foram gerados a partir de materiais existentes em bibliotecas (libraries) para o Blender e gradientes (presets) do Gimp. Alguns ficaram muito bons,… outros nem tanto =)

Salve em seu disco esses materiais do Sculptris, clicando sobre cada um deles para “salvar imagem como”… no diretório do Sculptris, na pasta Materials.

Criando Materiais para o Sculptris

Os materiais ou shaders para o Sculptris podem ser gerados muito facilmente, utilizando programas como o Blender ou o Gimp. Abaixo, algumas dicas para você aprender como criar seus próprios materiais:

No Blender: Crie uma UV Sphere, marque Shading Smooth (ou Set Smooth) e aplique um modificador Subdivision Surface (Subsurf). Ajuste a saída do render como imagem (.PNG) e com as medidas iguais para altura e largura. Ajuste também a câmera, fazendo com que  a circunferência da esfera se ajuste exatamente ao quadro da câmera. Depois é só aplicar diferentes materiais à esfera e renderizar, salvando os arquivos com nomes de sua preferência.

No Gimp: Crie um gradiente e aplique o filtro Coordenadas Polares. Considere que a base deste gradiente corresponde à borda da esfera e o topo deste gradiente corresponde ao centro da esfera.

Bons Estudos!!

About these ads

6 Respostas para “Sculptris – Download de Materiais”

  1. Thiago Kolb Diz:

    testei aqui o Sculptris e o programa e bem leve, agora so falta praticar
    valeu pelos mat.

  2. fernandoreinicke Diz:

    Olá Thiago,

    Obrigado por comentar=)
    Ao primeiro contato ele parece ser bem leve mesmo,… mas a medida em que você for trabalhando, verá que os modelos podem se tornar muito, muito densos e pesados. Ao mesmo tempo existem nele, ótimas ferramentas para controlar o número de polígonos da malha (tris). Pratique e estude, pois o programa é realmente INCRÍVEL!!!

    Grande abraço do Amigo
    Reinicke

  3. o intruso Diz:

    valeu cara

  4. fernandoreinicke Diz:

    Obrigado!!! =)

  5. Excelente trabalho.
    Gostaria de saber se há condições de importar os trabalhos realizados pelo sculptris para o Blender.

  6. fernandoreinicke Diz:

    Olá Freitas,

    Muito Obrigado!!
    Sim, você exporta o modelo no Sculptris para a extensão .Obj (Wavefront OBJ files) que o Blender suporta a importação deste tipo de arquivo.

    Agradeço novamente.
    Sorte e Sucesso em seus estudos!!
    Do Amigo
    Reinicke

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: